________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma condição que causa problemas de atenção, problemas para ficar quieto e faz com que a pessoa tome atitudes sem pensar.
- O tratamento pode incluir aprendizado de habilidades de enfrentamento, treinamento comportamental e medicamentos.
- Exercícios, relaxamento, ioga e meditação também podem ser úteis quando realizados junto com medicamentos e terapia.
________________________________________________________________________
O que é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição que causa problemas de atenção (desatenção), problemas para ficar quieto (hiperatividade) e faz com que a pessoa tome atitudes sem pensar (impulsividade). O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é normalmente diagnosticado durante a infância, porém pode continuar durante a idade adulta.
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) era anteriormente chamado de distúrbio do déficit de atenção (ADD).
Qual é a causa?
A causa exata desse distúrbio é desconhecida. O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) tende a ocorrer dentro da mesma família. Pessoas com esse distúrbio podem ter alterações físicas no cérebro. Essas alterações podem significar que algumas partes do cérebro são mais ativas ou menos ativas do que em outras pessoas.
Pode haver muitos outros fatores envolvidos, como o tabagismo durante a gravidez e baixo peso ao nascer. Não há evidências de que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) seja causado por açúcar ou substâncias adicionadas a alimentos como agentes conservantes ou corantes. Alergias também não são um fator comum nas causas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Quais são os sintomas?
Existem três tipos principais de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH):
- Problemas para prestar atenção (desatenção). Os sintomas podem incluir:
- Ficar distraído com o que está acontecendo ao seu redor
- Começar muitos projetos mas não terminar nenhum deles
- Problemas para aprender novas tarefas ou seguir instruções
- Esquecer ou perder coisas
- “Sonhar acordado” e ficar confuso facilmente
- Problemas para ficar quieto e tomar atitudes sem pensar (hiperatividade e impulsividade). Os sintomas podem incluir:
- Inquietação e ficar entediado muito rapidamente
- Agir e reagir a coisas rapidamente e sem pensar nas consequências
- Falar sem parar, interrompendo os outros, ou falar sem pensar
- Ser impaciente ou incapaz de esperar a sua vez
- Ser muito inquieto ou incapaz de ficar parado
- Sintomas do tipo combinado do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) podem incluir uma combinação de desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Os sintomas podem mudar da infância para a idade adulta. As mudanças mais comuns durante a adolescência são uma queda na hiperatividade e mais autocontrole. A inquietação e facilidade de distração são as características mais comuns do transtorno durante a idade adulta. Adultos que tiveram problemas comportamentais durante a infância podem continuar a ter problemas de agressão. Alguns adultos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) que tiveram problemas de aprendizado durante a infância continuam tendo problemas de leitura, escrita ou matemática.
As pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) também podem ter problemas com:
- Depressão ou pensamentos suicidas
- Ansiedade
- Abuso de substâncias
- Distúrbios de controle impulsivo como vício em jogos de apostas ou compulsão alimentar
Como é feito o diagnóstico?
O TDAH é muitas vezes, mas nem sempre, diagnosticado pela primeira vez na infância.
Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas, histórico médico e familiar e medicamentos que você está tomando no momento. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas. Pode ser necessário fazer exames para ajudar no diagnóstico.
Pode ser solicitado que você e outras pessoas próximas a você respondam a perguntas sobre sintomas de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Você pode ter que consultar um profissional da área de saúde mental para realizar exames para verificar se existem problemas além do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Qual é o tratamento?
O tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pode envolver:
- Aprendizado de habilidades de enfrentamento: você aprenderá a lidar com situações que o distraem ou superexcitam facilmente. Você pode precisar de mais estrutura e rotinas diárias do que outras pessoas. Recomenda-se usar uma agenda ou um Tablet para organizar sua vida.
- Treinamento comportamental: A terapia comportamental pode ajudá-lo a aprender a prestar atenção por períodos de tempo mais longos e estabelecer rotinas para ajudar.
- Medicamentos: os mesmos medicamentos usados em crianças funcionam em adultos. Medicamentos estimulantes aparentam aumentar a atividade em certas áreas do cérebro de modo que você possa ter mais atenção e foco nas atividades. Se tais medicamentos não funcionarem ou causarem efeitos colaterais indesejados, há outros medicamentos que podem ajudá-lo com o TDAH.
Existem afirmações de que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Não está provado que o uso de suplementos à base de ervas ou dietéticos proporcionem um alívio consistente ou eliminem completamente os sintomas de TDAH. No entanto, ácidos graxos ômega 3 e certas vitaminas e minerais podem ajudar a reduzir alguns sintomas do TDAH. Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar quanto à intensidade e aos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Antes de tomar qualquer suplemento, converse com seu profissional da área de saúde.
Fazer exercícios físicos e aprender maneiras de relaxar podem ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e terapia.
Em algumas pessoas, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) aparenta “desparecer com o crescimento” no começo dos 20 anos. No entanto, você pode continuar a ter problemas de relacionamento ou problemas para cumprir obrigações em casa e no trabalho. Entretanto, as pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) podem se sair bem em trabalhos que recompensam alta energia e capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
Há diversas maneiras para ajudar no controle do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH):
- Quando precisar ler ou se concentrar, tente ficar longe da televisão, do rádio e de outras pessoas que estejam conversando. Você pode tentar escutar sons de fundo em volume baixo como ruído branco ou música instrumental.
- Realize tarefas em curtos blocos de tempo com pausas entre eles. Use cronômetros ou alarmes para ajudá-lo na tarefa.
- Siga uma rotina diária estruturada em casa e no trabalho. Obtenha ajuda para organizar seu trabalho, tarefas e outras atividades.
- Se você tiver problemas para se acalmar na hora de dormir, um momento planejado de sossego antes da hora e dormir e música de fundo durante o adormecer frequentemente podem ajudar.
- Tenha consigo um objeto como uma bola antiestresse, colar de contas, pedra para acalmar ou prancheta para rabiscos, que você possa manusear e assim manter o foco.
- Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.
- Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
- Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Evite álcool e drogas, pois eles podem agravar os seus sintomas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
- Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que esteja usando. Tome todos os seus medicamentos de acordo com as orientações de seu profissional da área de saúde ou terapeuta. É muito importante tomar o medicamento mesmo quando você estiver se sentindo bem e raciocinando com clareza. Sem o medicamento, os sintomas podem não melhorar ou mesmo piorar. Converse com seu profissional da área de saúde se você tiver problemas para tomar o medicamento ou se os medicamentos aparentemente não estiverem funcionando.
- Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.
Para mais informações, entre em contato com:
- Crianças e Adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (Children and Adults with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder, CHADD)
800-233-4050
http://www.chadd.org
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.