________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- O distúrbio relacionado ao uso de álcool causa graves problemas pessoais, familiares e de saúde.
- O distúrbio relacionado ao uso de álcool pode ser tratado. Para que qualquer tratamento seja bem sucedido, você deve querer parar de beber. Seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos que o ajudarão a parar de beber. Pode ser que você precise de um tratamento conhecido como desintoxicação, também chamado de "detox" ou "drying out" (secagem). Grupos de autoajuda como Alcoólicos Anônimos, grupos de apoio e terapia podem ser úteis.
- A melhor maneira de ajudar a si mesmo é visitar seu profissional da área de saúde e fazer planos para parar de beber.
________________________________________________________________________
O que é o distúrbio relacionado ao uso de álcool?
O distúrbio relacionado ao uso de álcool causa graves problemas pessoais, familiares e de saúde. Quanto mais afirmações se relacionarem a você, mais grave é o seu distúrbio relacionado ao uso de substâncias.
- Você ingere mais álcool ou consume álcool por mais tempo do que o esperado.
- Você tenta diminuir ou parar, mas não consegue.
- Você gasta muito tempo e energia para obter, usar e se recuperar dos efeitos do álcool.
- Você deseja tanto beber álcool que não consegue pensar em outra coisa.
- Você tem problemas no trabalho ou escola ou parou de cuidar das pessoas que dependem de você.
- Você tem problemas de relacionamento porque não cumpre suas promessas, briga ou se torna violento com outras pessoas.
- Você para de fazer coisas que eram importantes para você, como esporte, lazer ou passar tempo com amigos ou família devido ao uso de álcool.
- Você consome álcool até mesmo quando é perigoso, como ao dirigir ou ao operar máquinas.
- Você continua ingerindo álcool mesmo sabendo que isso está prejudicando a sua saúde física e mental.
- Você precisa usar cada vez mais álcool ou usá-lo com mais frequência para obter os mesmos efeitos. Isso é chamado de tolerância.
- Você tem sintomas de abstinência quando para de beber.
Distúrbio relacionado ao uso de álcool também pode ser chamado de abuso de substância, dependência, vício ou alcoolismo.
O distúrbio relacionado ao uso de álcool pode ter várias formas, como, por exemplo:
- Beber o tempo todo
- Beber escondido
- Compulsão pela bebida, isto é, beber pelo menos 4 a 5 bebidas durante um período de cerca de 2 horas
O abuso de álcool é a causa de muitos problemas de saúde. Muitos crimes violentos, como abuso sexual, assalto e assassinatos, estão relacionados ao abuso de álcool. Motoristas bêbados causam grande parte das mortes por acidentes de carro nos EUA.
Qual é a causa?
O álcool altera o modo como o seu corpo e o seu cérebro funcionam. Quando você bebe muito e com frequência, há alterações nas células nervosas e no fluxo sanguíneo em seu cérebro. Como resultado, você passa a pensar o tempo todo em álcool e não se sente bem a menos que você beba mais álcool. Quando você para de beber de repente, há alterações em seu cérebro que causam os sintomas da abstinência de álcool.
Se você é homem e tem menos de 65 anos, é possível que você esteja em risco de abuso de álcool caso consuma mais do que 14 drinques por semana ou mais de 4 drinques por dia.
Se você tem mais de 65 anos ou é mulher, é possível que você esteja em risco de abuso de álcool caso consuma mais do que 7 drinques por semana ou mais de 3 drinques por dia. Exemplos de um 1 drinque incluem:
- 12 onças (354 ml) de cerveja
- 5 onças (147 ml) de vinho
- 1,5 onças (29 ml) de bebidas destiladas de 46 graus GL (“80-proof”) como uísque ou vodka.
Você tem uma probabilidade maior de se tornar dependente de álcool se:
- Começa a beber a uma idade precoce
- Tem um histórico familiar de abuso de drogas ou álcool
- Já abusou de drogas ou álcool
- Fica facilmente frustrado, tem problemas para lidar com o estresse ou não tem autoconfiança suficiente
- Convive regularmente com pessoas que bebem ou usam drogas
- Tem um problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade
- Tem dores constantes
Quais são os sintomas?
Os sintomas do distúrbio relacionado ao uso de álcool dependem de quanto e com que frequência você bebe. Os sintomas podem variar de leves a graves, tais como:
- Dificuldade de andar ou se atrapalhar
- Visão dupla
- Náuseas e vômitos
- Fala enrolada ou alta
- Olhos vermelhos e rosto corado
- Perda de apetite, dores de estômago ou diarreia
- Confusão
- Mudanças de humor, como ficar zangado ou irritado
- Desmaiar
- Dificuldade respiratória, coma ou morte
Você também pode ter sintomas de problemas de saúde novos ou piores causados pelo consumo de álcool a longo prazo. Problemas de saúde causados pelo álcool incluem má nutrição, câncer e problemas cardíacos, renais e estomacais.
Os sintomas da abstinência de álcool podem variar de leves a graves. Você pode apresentar alguns dos seguintes sintomas ao parar de beber:
- Tremores, suor, inquietação ou batimento cardíaco acelerado
- Náuseas e vômitos
- Problemas para dormir ou prestar atenção
- Ver, ouvir ou sentir algo que não está lá
- Desejo pelo álcool
- Convulsões
Algumas pessoas dependentes de álcool têm sintomas com risco de vida chamados de delirium tremens (DTs) quando param de beber álcool. Os sintomas são semelhantes aos sintomas da abstinência, porém mais fortes. Esses sintomas constituem um caso de emergência médica.
Como é feito o diagnóstico?
O seu profissional da área de saúde perguntará quanto e com que frequência você bebe. Seja honesto a respeito do seu hábito de beber. O seu profissional da área de saúde precisa dessas informações para lhe fornecer o tratamento correto. Ele também fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico, bem como o examinará. Pode ser necessário realizar exames de urina e sangue.
Qual é o tratamento?
O distúrbio relacionado ao uso de álcool pode ser tratado. Para que qualquer tratamento seja bem sucedido, você deve querer parar de beber.
Seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos que o ajudarão a parar de beber. Um tipo de medicamento causa náuseas e vômitos intensos se você beber álcool. Outros medicamentos bloqueiam as sensações de prazer provenientes de quando você bebe álcool e ajuda a diminuir os desejos. Esses medicamentos frequentemente funcionam melhor quando você está fazendo terapia ou participa de um grupo de suporte. Não tente usar outros medicamentos com prescrição ou drogas ilegais para ajudá-lo a parar de beber álcool.
Pode ser que você precise de um tratamento conhecido como desintoxicação, também chamado de "detox" ou "drying out" (secagem). A desintoxicação pode ser feita em um hospital ou centro de tratamento de drogas ou ficando em casa e indo a uma clínica ou hospital várias vezes por semana para o tratamento. A escolha certa para você depende de quanto e por quanto tempo você tem bebido. Ela também depende de outros problemas médicos que você possa ter. Você precisará parar de usar álcool completamente durante o tratamento. O tratamento dos sintomas de abstinência podem incluir medicamentos, vitaminas e fluidos intravenosos. A desintoxicação pode levar de 3 a 4 dias.
Se você quer parar de ingerir álcool, peça ajuda.
Grupos de autoajuda como Alcoólicos Anônimos, grupos de apoio e terapia podem ser úteis. Os tipos de terapia podem incluir:
- Terapia cognitiva comportamental (TCC, CBT). A TCC ajuda você a refletir sobre os seus pensamentos, crenças e ações e a compreender quais deles estão causando problemas a você. Em seguida, você aprende a mudar modos não saudáveis de agir e pensar.
- Terapia familiar. Geralmente, as pessoas que possuem distúrbio relacionado ao uso de substâncias não percebem que têm um problema ou não estão prontas para aceitar um tratamento. Isso deixa os entes queridos frustrados ou confusos. A terapia familiar trata de todos os membros da família em conjunto em vez de lidar somente com uma pessoa. Ela ajuda toda a família a compreender melhor uns aos outros e a fazer mudanças.
- Programas de tratamento para distúrbio relacionado ao uso de substâncias. Seus orientadores e profissionais da área de saúde trabalharão com você para desenvolver um programa de tratamento. Você pode ser capaz de fazer terapia algumas vezes por semana. Ou pode precisar de tratamento em um hospital ou em um centro de reabilitação. Você pode precisar permanecer no local por várias semanas ou pode fazer visitas diárias a uma clínica ou hospital.
A recuperação é um processo de longo prazo. Muitas pessoas com distúrbio relacionado ao uso de substâncias tentam parar mais de uma vez antes de finalmente conseguirem. Não desista. Você pode parar definitivamente. Busque ajuda e tente novamente. A continuação do tratamento é muito importante para que você não volte a beber.
Se você tiver uma overdose ou estiver tendo sintomas graves de abstinência, você terá que ser tratado em um hospital. Outros problemas de saúde, como ataques cardíacos, derrames cerebrais ou outros problemas que ameaçam a vida serão tratados.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
A melhor maneira de ajudar a si mesmo é visitar seu profissional da área de saúde e fazer planos para parar de beber. Se você já está visitando um profissional da área de saúde, é importante fazer todo o tratamento prescrito.
- Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos.Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.
- Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar. Por exemplo: tenha um passatempo, ouça música, assista a filmes ou faça caminhadas.Tente fazer ioga, meditação ou exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
- Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Não use álcool ou drogas.Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
- Evite situações em que as pessoas tendem a usar álcool ou drogas.
- Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que esteja usando.
- Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.
Pessoas e recursos em sua comunidade que podem ajudá-lo incluem seus profissionais da área de saúde, terapeutas, grupos de apoio, centros de saúde mental e programas de tratamento de abuso de álcool ou substâncias. Recomendamos que você entre em contato com:
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.