Page header image

Amniocentese

(Amniocentesis)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Amniocentese é um exame que pode ser feito durante a gravidez para ver como está a saúde do bebê.
  • Seu profissional da área de saúde colocará uma agulha fina em sua barriga para retirar uma pequena quantidade do líquido que envolve o bebê dentro da bolsa.
  • O exame fornece informações sobre seu bebê e também ajuda a encontrar problemas que podem precisar de tratamento.

________________________________________________________________________

O que amniocentese?

Amniocentese é um exame que pode ser feito durante a gravidez para ver como está a saúde do bebê. Uma agulha bem fina é usada para remover uma quantia pequena de fluido do saco amniótico. O saco amniótico é como uma bolsa que envolve o bebê. Conforme o bebê cresce, o fluido ao redor dele pode ser examinado no laboratório para ver como está a sua saúde.

Se o resultado do exame mostrar que o bebê tem algum problema, o profissional da área de saúde conversará com você sobre as opções de tratamento. As informações podem ajudá-los a decidir como lidar com uma gestação com um bebê afetado pelo problema.

Quando ela é usada?

Este exame pode:

  • Detectar doenças congênitas causadas por alguns problemas genéticos, como síndrome de Down ou anemia falciforme. Os genes estão dentro de cada célula do seu corpo e são passados de pais para filhos. Eles contêm as informações que dizem ao corpo como se desenvolver e funcionar.
  • Descobrir problemas no cérebro ou na medula espinhal, como espinha bífida (a espinha não se fechou normalmente) e anencefalia (uma parte ou todo o cérebro não foi formado).
  • Verifique o tipo sanguíneo do bebê. Isso é importante se a mãe tiver sangue do tipo Rh negativo e o pai, sangue do tipo Rh positivo.
  • Observar o crescimento dos pulmões do bebê para ver se ele poderá respirar corretamente caso o parto ocorra antes da data prevista.
  • Ver se há infecções no útero.

Esse exame pode ser feito para verificar se há problemas com os genes do bebê quando você estiver entre 15 a 18 semanas de gravidez. Se o bebê precisar nascer prematuro, o exame poderá ser feito mais tarde durante a gravidez para ver se os pulmões do bebê estão fortes o suficiente.

Como se preparar para o exame?

Normalmente, não é preciso fazer nada para se preparar para esse exame. No entanto, se o exame for realizado próximo da data do parto, o profissional da área da saúde poderá pedir que a gestante evite comer ou beber qualquer coisa no dia do exame.

Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.

O que acontece durante o exame?

Você fará um ultrassom durante o teste, que usa ondas sonoras para mostrar fotos (imagens) do útero e do bebê. A barriga da mãe é limpa com uma solução antisséptica. O profissional da área da saúde usará imagens de ultrassom para guiar na introdução de uma agulha fina na barriga de modo seguro, passando pelo útero até o local onde está a maior parte do fluido amniótico. Do mesmo modo quando tiramos sangue, a paciente pode sentir um breve e pequeno desconforto com a agulha. O profissional usará a agulha para pegar uma pequena quantia do fluido para fazer os exames de laboratório.

Se for uma gravidez com mais de um bebê, será preciso tirar uma amostra do fluido do saco amniótico de cada bebê com agulhas diferentes.

O que acontece após o exame?

O pulso e a pressão sanguínea da paciente e os movimentos do bebê serão monitorados por um breve período de tempo após o exame. Depois disso, normalmente ela pode ir embora. E deve descansar por 24 horas após o exame.

Os resultados da maioria dos exames genéticos são disponibilizados em uma ou duas semanas. A maturidade do pulmão pode ser determinada mais rapidamente, normalmente dentro de 6 horas até um dia. O resultado de um exame para ver infecções pode demorar alguns dias.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Se há atividades que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais, incluindo voltar a fazer exercícios e a ter atividade sexual
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem, incluindo hemorragia, vazamentos e cólicas

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.

Quais são os riscos desse exame?

Todo procedimento ou tratamento apresenta riscos. O risco de complicações desse exame é muito baixo. Alguns possíveis riscos incluem:

  • Você pode desenvolver uma infecção ou ter hemorragia.
  • A agulha pode causar danos ao bebê, à placenta ou ao cordão umbilical.
  • Você pode ter um rompimento prematuro do saco amniótico.
  • Você pode ter contrações ou parto prematuro.
  • Você pode ter um risco maior de aborto espontâneo.

Se o resultado do exame for normal, não quer dizer com certeza que o bebê será normal. Além disso, em alguns casos muito raros, um resultado anormal pode não ser preciso.

É preciso perguntar ao profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam à paciente. Certifique-se de discutir quaisquer outras dúvidas ou preocupações que você tenha.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2015-07-17
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image