________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
Amniocentese é um exame que pode ser feito durante a gravidez para ver como está a saúde do bebê. Uma agulha bem fina é usada para remover uma quantia pequena de fluido do saco amniótico. O saco amniótico é como uma bolsa que envolve o bebê. Conforme o bebê cresce, o fluido ao redor dele pode ser examinado no laboratório para ver como está a sua saúde.
Se o resultado do exame mostrar que o bebê tem algum problema, o profissional da área de saúde conversará com você sobre as opções de tratamento. As informações podem ajudá-los a decidir como lidar com uma gestação com um bebê afetado pelo problema.
Este exame pode:
Esse exame pode ser feito para verificar se há problemas com os genes do bebê quando você estiver entre 15 a 18 semanas de gravidez. Se o bebê precisar nascer prematuro, o exame poderá ser feito mais tarde durante a gravidez para ver se os pulmões do bebê estão fortes o suficiente.
Normalmente, não é preciso fazer nada para se preparar para esse exame. No entanto, se o exame for realizado próximo da data do parto, o profissional da área da saúde poderá pedir que a gestante evite comer ou beber qualquer coisa no dia do exame.
Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.
Você fará um ultrassom durante o teste, que usa ondas sonoras para mostrar fotos (imagens) do útero e do bebê. A barriga da mãe é limpa com uma solução antisséptica. O profissional da área da saúde usará imagens de ultrassom para guiar na introdução de uma agulha fina na barriga de modo seguro, passando pelo útero até o local onde está a maior parte do fluido amniótico. Do mesmo modo quando tiramos sangue, a paciente pode sentir um breve e pequeno desconforto com a agulha. O profissional usará a agulha para pegar uma pequena quantia do fluido para fazer os exames de laboratório.
Se for uma gravidez com mais de um bebê, será preciso tirar uma amostra do fluido do saco amniótico de cada bebê com agulhas diferentes.
O pulso e a pressão sanguínea da paciente e os movimentos do bebê serão monitorados por um breve período de tempo após o exame. Depois disso, normalmente ela pode ir embora. E deve descansar por 24 horas após o exame.
Os resultados da maioria dos exames genéticos são disponibilizados em uma ou duas semanas. A maturidade do pulmão pode ser determinada mais rapidamente, normalmente dentro de 6 horas até um dia. O resultado de um exame para ver infecções pode demorar alguns dias.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Todo procedimento ou tratamento apresenta riscos. O risco de complicações desse exame é muito baixo. Alguns possíveis riscos incluem:
Se o resultado do exame for normal, não quer dizer com certeza que o bebê será normal. Além disso, em alguns casos muito raros, um resultado anormal pode não ser preciso.
É preciso perguntar ao profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam à paciente. Certifique-se de discutir quaisquer outras dúvidas ou preocupações que você tenha.