________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma lesão em um dos ligamentos do joelho. Os ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos formando as articulações. O ligamento cruzado anterior (LCA) conecta o fêmur à tíbia. O ligamento cruzado anterior (LCA), junto com outros ligamentos, segura os ossos da perna e o joelho quando você anda ou corre. Quando um ligamento é lesionado, ele pode ser estendido, rompido parcialmente ou completamente. Rompimentos completos tornam a articulação do joelho muito frouxa e instável.
Lesões de ligamentos também são chamadas de distensões.
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) pode ser causada por atividades repentinas que torcem ou rompem um ligamento, tais como:
Os sintomas podem incluir:
Se você rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) meses ou anos atrás e não fez uma cirurgia para corrigir o problema, você pode ter a sensação de que o joelho é fraco e não resiste ao torcê-lo ou girá-lo.
O seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre sintomas, atividades e seu histórico médico, e o examinará. Pode ser necessário fazer exame de raio-X ou outros exames. Por exemplo, pode ser necessário realizar uma MRI, que usa um forte campo magnético e ondas de rádio para mostrar imagens detalhadas da articulação do joelho.
Você terá que mudar ou parar de fazer atividades que causam dor até que o ligamento se recupere.
Se você tiver inchaço em sua articulação, o seu profissional da área de saúde pode precisar remover o fluido do seu joelho com uma agulha e seringa.
Seu profissional da área de saúde pode envolver seu joelho com uma atadura elástica para impedir que o inchaço aumente. Pode ser necessário usar um imobilizador de joelho e usar muletas para proteger o joelho enquanto ele se recupera.
No caso de rupturas completas, você e seu profissional da área de saúde decidirão se você deverá fazer uma terapia de reabilitação intensa ou uma cirurgia seguida de reabilitação. Um ligamento cruzado anterior rompido não pode ser simplesmente costurado novamente. O ligamento precisa ser reconstruído cirurgicamente usando os ligamentos ou tendões de outra parte da perna e conectando-os ao fêmur e tíbia.
Se você romper completamente o ligamento cruzado anterior e ele não for reparado com cirurgia, os efeitos permanecerão ao longo de toda a vida. Você terá a sensação de que seu joelho está frouxo e de que ele poderá não resistir ao correr ou mudar repentinamente de direção. Exercícios de reabilitação e uma cinta especial ajudarão a melhorar esses sintomas. Se você conseguir fazer suas atividades normais sem sentir dores e estiver disposto a abandonar atividades que colocam pressão adicional sobre o joelho, a cirurgia pode não ser necessária.
Você pode considerar a possibilidade de fazer uma cirurgia reconstrutiva no ligamento cruzado anterior (LCA) se:
Para reduzir o inchaço e ajudar a aliviar a dor nos primeiros dias após a lesão:
Siga as orientações do seu profissional da área de saúde, incluindo quaisquer exercícios recomendados. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up.
Exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades podem ajudar a evitar lesões. Por exemplo, faça exercícios que desenvolvam os músculos do tendão e da coxa e alonguem os músculos da perna.
Siga orientações de segurança e use os equipamentos de proteção adequados para seu trabalho ou esporte. Por exemplo, se você pratica esqui, certifique-se de que os fixadores das botas estão ajustados corretamente por um profissional treinado para que eles sejam soltos caso você caia.