Medicamentos Antipsicóticos
________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- Os medicamentos antipsicóticos ajudam a controlar sintomas como ver e ouvir coisas que não existem, mudanças bruscas de humor e outros sintomas de saúde mental.
- Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se você sentir esses efeitos colaterais.
________________________________________________________________________
Para que os medicamentos antipsicóticos são usados?
Os medicamentos antipsicóticos não curam a doença mental, mas ajudam a controlar sintomas como:
- Ver ou ouvir coisas que não estão ali (alucinações)
- Crenças falsas
- Mudanças de humor
- Pensar que as pessoas estão lhe perseguindo
- Ficar excessivamente animado, ansioso ou irritado sem motivo
- Depressão aguda
- Transtorno obsessivo compulsivo grave
Se estiver tomando medicamentos para psicose ou outros problemas, você pode se sentir melhor se também procurar aconselhamento ou terapia.
Como elas funcionam?
O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com psicose podem ter excesso ou falta dessas substâncias. Os medicamentos antipsicóticos ajudam a tratar o desequilíbrio de substâncias químicas.
Nem todos os medicamentos antipsicóticos afetam a química do cérebro da mesma forma. O seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento correto.
O que mais preciso saber sobre este medicamento?
- Informe seu profissional da área de saúde se você tiver diabetes ou outros problemas de saúde.
- Siga as instruções que acompanham o seu medicamento, incluindo informações sobre alimentação ou ingestão de bebidas alcoólicas. Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar.
- Tente obter todas suas prescrições no mesmo lugar. O farmacêutico pode ajudar a verificar se todos os seus medicamentos podem ser tomados juntos com segurança.
- Leve sempre uma lista dos seus medicamentos com você. Liste todos os medicamentos vendidos com receita médica, os medicamentos vendidos sem receita médica, suplementos, remédios naturais e vitaminas que você toma. Avise todos os profissionais da área de saúde com os quais você se tratar sobre todos os produtos que você estiver tomando.
- Muitos medicamentos têm efeitos colaterais. Um efeito colateral é um sintoma ou um problema causado pelo medicamento. Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se você sentir esses efeitos colaterais.
Se você tiver alguma dúvida, peça mais informações ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico. Vá a todas as consulta de rotina ou para a realização de exames com o profissional.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por
RelayHealth.Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2015-04-16
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.