________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- Um transtorno de ansiedade é uma condição que provoca medo, pânico ou até mesmo terror muitas vezes durante uma semana. Os medos frequentemente impedem a realização das atividades cotidianas.
- O tratamento pode incluir medicamentos, terapia e aprendizagem de formas de controlar o estresse. O tratamento ideal depende do tipo de transtorno de ansiedade.
________________________________________________________________________
O que são os transtornos de ansiedade?
Um transtorno de ansiedade é uma condição que provoca medo, pânico ou até mesmo terror muitas vezes durante uma semana. Os medos frequentemente impedem a realização das atividades cotidianas. Um transtorno de ansiedade é muito mais do que apenas se sentir nervoso ou preocupado.
Quais são os diferentes tipos?
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade. Algumas pessoas têm mais do que um tipo. Alguns transtornos de ansiedade têm curta duração. Outros podem ocorrer repetidamente durante toda a vida. Os tipos mais comuns são:
- Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral. Problemas de ansiedade e nervosismo podem ser causados por problemas físicos. Condições médicas como desequilíbrio hormonal, problemas respiratórios e problemas cardíacos podem causar ansiedade.
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD). Pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) preocupam-se excessivamente com os problemas cotidianos. Elas se sentem tensas e nervosas durante a maior parte do tempo. Com frequência elas acreditam que algo de ruim está prestes a acontecer, mesmo quando existem poucas razões para preocupação. Elas não conseguem deixar de se preocupar, mesmo sabendo que se preocupam mais do que as outras pessoas. As preocupações frequentemente causam problemas físicos, como dores de cabeça, dores nas costas e desarranjos intestinais ou estomacais.
- Transtorno do Pânico. Quando ocorrem ataques de pânico sem aviso ou a pessoa sofre ataques inesperados e repetidos, isso é chamado de transtorno do pânico. Estes ataques podem ocorrer muitas vezes durante o dia. A pessoa tende a se preocupar constantemente com a possibilidade de sofrer um desses ataques. Isso pode interferir com suas atividades diárias.
- Fobias. Ter uma fobia significa que sentir medo ou pânico ao enfrentar uma determinada atividade, evento ou objeto. Algumas pessoas têm medo de cachorros, de altura ou de cobras. Algumas pessoas podem evitar ir a lugares ou fazer coisas porque temem não ter uma maneira de escapar ou entrar em pânico sem ter ajuda.
- Transtorno de Ansiedade Social. O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, é o medo de ser constrangido ou julgado por outras pessoas. O medo é tão forte que impede a pessoa de ir a lugares ou fazer coisas quando está próxima de outras pessoas. Elas tendem a se preocupar com essas coisas com semanas de antecedência.
- Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância. Drogas como álcool, cocaína e anfetaminas podem fazer tornar uma pessoa nervosa, preocupada ou agitada. Interromper o uso dessas drogas por algumas semanas geralmente ajuda.
Qual é a causa?
A causa exata da ansiedade não é conhecida.
- O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com ansiedade podem ter excesso ou falta dessas substâncias.
- Os problemas de ansiedade costumam ocorrer dentro da mesma família. Eventos e situações estressantes da vida também desempenham um papel importante. A ansiedade pode ser provocada pelo álcool ou por algumas drogas. Condições médicas também podem provocar ansiedade. Problemas cardíacos, problemas respiratórios, falta de vitaminas ou problemas de tireoide podem provocar sintomas de ansiedade.
- A ansiedade é mais comum em pessoas que têm poucos amigos, poucos familiares e poucas atividades. A dieta deficiente e a falta de exercícios diários também podem aumentar a probabilidade dos transtornos de ansiedade.
Muitos dos transtornos de ansiedade começam no final da infância e persistem durante os primeiros anos da vida adulta. Os transtornos de ansiedade causados por problemas de abuso de medicamentos ou substâncias podem começar em qualquer idade. Alguns problemas manifestam-se lentamente durante semanas ou meses. A ansiedade também pode começar subitamente.
Quais são os sintomas?
Os sinais e sintomas de ansiedade podem ser tanto mentais quanto físicos. Os sintomas podem ser brandos ou intensos a ponto de levar a pessoa a entrar em pânico. Os sintomas podem ser diferentes, dependendo do tipo de transtorno de ansiedade. Os sintomas podem incluir:
- Sensação de que seu coração está acelerado
- Sensação de falta de ar
- Problemas para dormir
- Sensação de cansaço ou de agitação
- Dores ou tensões musculares
- Náusea
- Tremores ou contrações
- Preocupação
- Tendência a evitar situações que possam causar ansiedade
- Medo
- Pânico
Como são diagnosticados?
Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas.
Como são tratados?
A ansiedade pode ser tratada com terapia, medicamentos ou ambos. O tratamento ideal depende do tipo de transtorno de ansiedade.
Para mais informações, entre em contato com:
Procure atendimento de emergência se você ou algum familiar estiver pensando seriamente em suicídio ou automutilação, violência ou em ferir outras pessoas. Da mesma forma, procure ajuda imediatamente se sentir dores no peito ou dificuldade para respirar.
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.