________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- A asma é uma doença pulmonar crônica que provoca tosse, chiado e falta de ar.
- A asma é tratada com vários tipos de medicamentos.
- Saiba o que pode desencadear seus sintomas e como administrá-los. Converse com o profissional de saúde para desenvolver um plano de ação por escrito contra a asma para ajudar a reconhecer e resolver os problemas e saber quando você deve procurar um profissional de saúde.
________________________________________________________________________
O que é asma?
A asma é uma doença pulmonar de longa duração (crônica). Ela provoca tosse, respiração difícil e falta de ar.
A asma pode ser branda, moderada ou grave. Um ataque de asma pode durar alguns minutos ou alguns dias. Os ataques podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Os ataques de asma grave podem ameaçar a vida. É muito importante obter tratamento imediato para ataques de asma e aprender como administrar sua asma de forma a ter uma vida saudável e ativa.
A asma é uma condição duradoura, mesmo que você não apresente nenhum sintoma todos os dias ou mesmo todos os anos. É muito mais comum em crianças do que em adultos. As pessoas que têm asma na infância com frequência não apresentam sintomas quando se tornam adultas. Entretanto, os sintomas podem retornar mais tarde na vida. A asma que se desenvolve pela primeira vez na metade da vida ou na terceira idade geralmente continua sendo um problema para o resto da vida.
Você pode achar que há coisas que costumava fazer e que não faz mais porque tem mais dificuldade para respirar.
Muitos americanos têm asma, e o número de pessoas com asma está aumentando no mundo todo.
Qual é a causa?
Os sintomas da asma são causados por dois problemas diferentes nas vias respiratórias.
- Um problema é que os músculos nas vias respiratórias se estreitam, o que causa aperto no peito e respiração difícil.
- O outro problema é a presença de inchaço, irritação e excesso de muco nas vias respiratórias.
Os sintomas geralmente se manifestam depois que a pessoa com asma é exposta a um gatilho. Os gatilhos da asma incluem:
- Exercícios físicos
- Alergias, como alergias a poeira, pólen, mofo ou pelo de animais
- Algo que irrita os pulmões, como ar frio, fumaça ou cheiros fortes como os de tintas ou perfumes
- Medicamentos como aspirinas ou NSAID
- Infecções como gripes, resfriados ou sinusite
- Estresse ou emoções fortes
- Indigestão, também chamada de doença do refluxo gastroesofágico ou GERD. Se você tem problemas frequentes de indigestão ácida, você pode apresentar mais sintomas de asma, especialmente durante o sono.
Alguns dos fatores que podem aumentar o risco da asma são:
- Baixo peso no nascimento
- Ter um ou mais membros próximos da família que têm asma
- Ser fumante passivo ou estar exposto a vários poluentes ambientais (por exemplo, neblina com fumaça em cidades grandes)
- Exposição a produtos químicos no trabalho, como aqueles usados nas indústrias, na agricultura e em cabeleireiros
- Obesidade (Obesity)
Quais são os sintomas?
Os sintomas, que podem ser ocasionais, diários ou ocorrer somente durante o sono, incluem:
- Respiração difícil (um som sibilante estridente quando você inspira ou expira)
- Tosse
- Falta de ar ou sensação de que você não consegue inspirar ar suficiente
- Aperto no peito
Um único ataque de respiração difícil não significa que você tem asma. Algumas infecções e produtos químicos pode provocar uma respiração difícil que dura um tempo curto ou alguns dias e depois desaparece.
Como é feito o diagnóstico?
Seu profissional da área de saúde perguntará sobre seu histórico de problemas respiratórios. Você passará por um exame físico. Talvez você seja submetido a exames respiratórios chamados de exames de função pulmonar ou espirometria. Talvez o exame seja feito antes e depois de tomar o medicamento para saber como seus sintomas respondem à medicação.
Qual é o tratamento?
O objetivo do tratamento é permitir que você tenha uma vida normal e ativa. Com o tratamento apropriado, sua asma devera ser o menor dos seus problemas do dia a dia. Da mesma forma, será menos provável que você tenha um ataque grave de asma ou mais problemas no futuro. O tratamento provavelmente incluirá a prescrição de medicamentos. Talvez você também tenha que evitar substâncias ou fatores de irritação que provoquem alergias.
Medicamentos
Você pode precisar de um ou mais dos seguintes medicamentos para controlar a asma:
- Medicamentos de alívio rápido, também chamados de aliviadores, ou medicamentos de resgate, são broncodilatadores de curta duração. Estes medicamentos são usados conforme necessário para tratar os ataques de asma. Não são usados de maneira regular e diária para evitar os sintomas da asma. Medicamentos de resgate agem rapidamente para relaxar os músculos das vias respiratórias e evitar que eles fiquem muito rígidos. Você deve aprender a reconhecer os sintomas de um ataque de asma e tomar estes medicamentos assim que os sintomas surgirem. Para evitar os ataques de asma, você pode precisar de um tipo diferente de medicamento chamado de controlador.
- O uso de medicamentos controladores ajuda a evitar ataques de asma e controlar os sintomas. Você deve tomar esses medicamentos todos os dias, mesmo se não apresentar sintomas. Eles não oferecem alívio rápido para a respiração difícil em ataques agudos de asma. Há diversos tipos de medicamentos de controle para a asma:
- Broncodilatadores de longa duração relaxam os músculos das vias respiratórias e evitam que eles fiquem muito rígidos. Quando os músculos das vias respiratórias estão mais relaxados e menos rígidos, os sintomas diminuem e você consegue respirar melhor.
- Esteroides inalados são semelhantes aos hormônios fabricados pelo seu corpo. Eles bloqueiam alguns dos produtos químicos que provocam irritação e inchaço em seu corpo. Diminuindo o inchaço, você consegue respirar melhor. Esteroides inalados afetam principalmente os pulmões.
- Esteroides orais podem ser tomados em forma de pílulas, pastilhas de mastigar ou xarope. Eles podem ser tomados por vários dias para tratar os sintomas da asma. Os esteroides orais reduzem a inflamação em todo o corpo. Por isso, se você tomá-los por muito tempo, poderá ter efeitos colaterais. Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar.
- Os modificadores de leucotrieno são outro tipo de medicamento de controle de longo prazo na forma de pílulas e tomado todos os dias. Eles são frequentemente tomados junto com outros medicamentos de controle de longo prazo para a asma.
- Terapia biológica, por medicamentos intravenosos ou injeções a cada duas semanas ou uma vez por mês, pode ajudar os pacientes que sofrem de asma alérgica refratária.
Você precisa interagir com seu profissional da área de saúde para encontrar o tratamento ideal. Compreenda perfeitamente como usar cada um dos medicamentos. Alguns inalantes têm ação rápida e são destinados ao uso durante um ataque de asma. Outros inalantes têm ação lenta e ajudam a evitar ataques, mas não ajudam durante um ataque.
Além dos medicamentos, seu profissional da área de saúde pode prescrever um medidor de pico de fluxo para medir como o ar está se movimentando para fora dos seus pulmões. Um medidor de pico de fluxo é um dispositivo pequeno e portátil que mostra se o ar está saindo bem dos seus pulmões. Você sopra no dispositivo e ele fornece uma pontuação ou número de fluxo de pico. Sua pontuação mostra se seus pulmões estão funcionando bem no momento do teste. Seu profissional da área de saúde mostrará como e quando usar o medidor de pico de fluxo. Ele também ensinará como você pode tomar seus medicamentos com base na pontuação.
Se você estiver grávida, converse com seu profissional da área de saúde sobre as alterações que talvez seja necessário fazer.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
Saiba mais sobre a asma e seu tratamento.
- Aprenda a reconhecer os sinais e sintomas de um ataque de asma. Muitas pessoas com asma não reconhecem seus sintomas ou não percebem como esses sintomas podem se agravar rapidamente. Preste atenção aos seus sintomas e, caso recomendado pelo seu profissional da área de saúde, verifique sua respiração com um medidor de pico de fluxo. Pergunte em qual leitura do pico de fluxo você deve entrar em contato com seu profissional da área de saúde.
- Trabalhe com seu profissional da área de saúde para desenvolver um plano de ação contra a asma por escrito. Seguir o plano o ajudará na administração cotidiana de sua asma. Ele o ajudará a reconhecer e lidar com os problemas de asma e a saber quando você precisa visitar seu profissional da área de saúde.
- Certifique-se de que sabe como usar corretamente os seus inaladores. Tome os medicamentos exatamente como prescrito. Sempre tenha seu medicamento de alívio rápido à mão e disponível. Se estiver tomando um medicamento de controle de longo prazo, tome-o todos os dias, exatamente como seu profissional da área de saúde prescrever. Isso evita ataques de asma. Se você tiver dificuldade respiratória mesmo usando o medicamento controlador, informe seu profissional da área de saúde. Não pare simplesmente de utilizar o medicamento. Se estiver usando inalantes de alívio rápido e de controle de longo prazo ao mesmo tempo, use primeiro o medicamento de alívio rápido. Em seguida, aguarde alguns minutos antes de usar o inalante de controle.
- Saiba o que pode desencadear seus sintomas e como administrá-los. Por exemplo, talvez seja necessário revestir seu colchão, as molas e os travesseiros com coberturas plásticas fechadas com zíper. Talvez ajude permanecer em um ambiente fechado quando o teor da umidade ou pólen está alto. Evite fumaça de cigarro.
Você também deve:
- Visitar seu profissional da área de saúde para check-ups regulares na frequência recomendada.
- Perguntar ao seu profissional da área de saúde se você pode tomar aspirina. Algumas pessoas com asma são alérgicas à aspirina, que pode lhes provocar dificuldade respiratória. A aspirina apresenta maior probabilidade de causar problemas do que outros medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou naproxeno, mas às vezes esses medicamentos também podem provocar dificuldade respiratória. O acetaminofeno não provoca dificuldade respiratória.
- Tome a vacina contra a gripe todos os anos em outubro ou novembro, no início da temporada de gripe.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve tomar a vacina pneumocócica caso sua asma seja grave e você precisa usar medicamentos controladores.
A asma pode ser uma condição potencialmente fatal.
- Se você não estiver respirando confortavelmente com seus medicamentos, entre em contato com seu profissional da área de saúde.
- Se você apresentar efeitos colaterais causados pelos medicamentos contra a asma, informe seu profissional da área de saúde.
- Se você tiver um ataque de asma e continuar tendo os sintomas depois de usar seu inalador de alívio rápido, procure ajuda médica imediatamente. Isso significa ir até um pronto-socorro ou ligar para 911.
Na maioria dos casos, a asma é uma doença controlável que lhe permite ter uma vida ativa. Mas é necessário que você conheça seus medicamentos, use-os conforme orientado e interaja com seu profissional da área de saúde para descobrir o melhor plano de tratamento. Esse plano pode ser modificado conforme você ficar mais velho, mudar para um local diferente ou começar a ter outros problemas de saúde.
Você pode obter mais informações em:
- Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (American College of Allergy, Asthma and Immunology)
847-427-1200
http://acaai.org/
- Associação Americana de Pneumologia (American Lung Association)
800-586-4872
http://www.lung.org/
- Fundação Americana de Asma e Alergia (Asthma and Allergy Foundation of America (AAFA))
800-727-8462
http://www.aafa.org
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.