Page header image

Transtorno Bipolar

(Bipolar Disorder)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • O transtorno bipolar causa alterações extremas de humor, pensamento e comportamento, como sentir-se com muita energia e muito ativo e, em seguida, sentir-se triste, sem esperança, e para baixo.
  • O tratamento pode incluir medicamentos, terapia e aprendizagem de formas de controlar o estresse. Em casos graves, talvez você tenha que ser tratado no hospital.
  • Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas. Também procure atendimento de emergência se um comportamento maníaco se tornar tão descontrolado que coloque você ou outras pessoas em risco.

________________________________________________________________________

O que é o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é uma doença que causa alterações extremas de humor, raciocínio e comportamento. Geralmente existem duas “fases de humor”: uma fase maníaca e uma fase de depressão. Na fase maníaca, você se sente altamente energizado e muito ativo. Na fase de depressão, você fica muito triste, desesperado e simplesmente não se importa com nada.

O transtorno bipolar pode durar a vida toda. Os sintomas tendem a piorar se não forem tratados. O transtorno bipolar pode ser administrado mesmo se não for curado.

Qual é a causa?

A causa exata do transtorno é desconhecida.

  • O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com esse distúrbio podem ter excesso ou falta dessas substâncias. A causa da alteração entre os estados de humor não é conhecida.
  • O transtorno bipolar costuma ocorrer dentro da mesma família. O estresse também tem parte nisso.
  • Pessoas com esse distúrbio podem ter alterações físicas no cérebro. Essas alterações podem significar que algumas partes do cérebro são mais ativas ou menos ativas do que em outras pessoas.
  • Alguns medicamentos podem causar depressão ou sintomas maníacos. Isso inclui alguns medicamentos para pressão arterial, medicamentos para perda de peso e esteroides como a prednisona.
  • Usar álcool e drogas pode acionar os sintomas.

O transtorno bipolar não é muito comum. Normalmente, ele começa durante os primeiros anos da vida adulta. Nas mulheres, é mais provável que os episódios ocorram um pouco antes do período menstrual ou logo depois do parto.

Quais são os sintomas?

Durante um episódio maníaco, você pode:

  • Acreditar de forma irrealista que você é invulgarmente inteligente, criativo e pode fazer coisas incríveis
  • Ficar muito falante e falar tão rápidos que as outras pessoas têm dificuldade em acompanhar o que você está dizendo
  • Ter pensamentos acelerados
  • Ter dificuldade de concentração e saltar entre ideias diferentes
  • Começar inúmeros projetos novos, muitas vezes sem terminar nenhum deles
  • Ter mais sensações de ansiedade e pânico
  • Passar dias dormindo pouco ou nada sem se sentir cansado
  • Ficar muito irritável
  • Se envolver em brigas com outras pessoas
  • Ter mais desejo sexual
  • Ser extremamente ativo e agir de maneira descuidada – por exemplo, gastando sem medida ou mantendo relações sexuais não seguras

Quando estiver apresentando um episódio maníaco, você pode pensar que você está bem e que são as outras pessoas ao seu redor que estão causando problemas.

Se você tiver um episódio muito intenso, talvez também tenha sintomas como confusão; ouvir, ver, ou sentir coisas que os outros não sentem; ou acreditar em coisas que não são verdadeiras.

Um episódio maníaco pode ser seguido por um período de humor e comportamento normais ou um período de depressão. Durante um período de depressão, você pode:

  • Sentir-se triste e desinteressado de coisas que normalmente aprecia
  • Ficar irritável
  • Ter dificuldade para dormir, acordar muito cedo ou dormir demais
  • Perceber alterações em seu apetite e peso, tanto para mais como para menos
  • Sentir-se muito cansado ou com pouca energia
  • Perder o desejo sexual
  • Sentir-se inútil e culpado
  • Ser incapaz de se concentrar ou lembrar coisas
  • Sentir-se desesperado ou simplesmente não se importar com nada
  • Ter sintomas físicos, como dores de cabeça e dores nas juntas
  • Pensar com frequência em morte ou suicídio

Você também pode ter o que é chamado de episódio misto. Um episódio misto é um episódio maníaco com sintomas de depressão. Em um episódio misto, você pode ser excessivamente ativo, ter pensamentos de fuga, evitar contato com outras pessoas, sentir-se inútil ou muito irritado e chorar com frequência.

Os sintomas podem durar dias ou semanas. Algumas pessoas têm padrões cíclicos rápidos e podem apresentar quatro ou mais alterações extremas de humor em um ano.

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas.

Qual é o tratamento?

Se não for tratado, o transtorno bipolar tende a piorar. A mania e a depressão podem se tornar mais graves e os episódios podem ocorrer com mais frequência. Na maioria das vezes, a pessoa se sente melhor depois de algumas semanas de tratamento. O transtorno bipolar pode ser tratado com eficácia mesmo se não for curado.

Os medicamentos são o tratamento mais eficaz para o transtorno bipolar. Se um episódio for grave, talvez seja necessário passar algum tempo em um hospital.

Medicamentos

Diversos tipos de medicamentos podem ajudar a tratar o transtorno bipolar. Seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento ideal. Talvez você precise tomar mais de um tipo de medicamento.

Terapia

Combinar medicamentos com terapia é muitas vezes a melhor abordagem. A terapia cognitivo-comportamental (CBT) é uma forma de terapia que o ajuda a identificar e mudar a sua forma de pensar. A substituição de pensamentos negativos por pensamentos mais positivos pode ajudá-lo a aprender a lidar com os seus sintomas.

A terapia familiar geralmente é muito útil. A terapia familiar trata a família como um todo em vez de se concentrar somente em você.

A terapia interpessoal pode ajudá-lo a lidar com uma ou duas áreas problemáticas, como os relacionamentos com amigos e familiares. Aprender sobre a doença e a como lidar com os sintomas também ajuda.

Outros tratamentos

Aprender maneiras de relaxar pode ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e terapia.

Há quem afirme que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas da depressão Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir os sintomas da depressão. Nenhum medicamento à base de ervas ou natural é eficaz no tratamento do transtorno bipolar. Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar quanto à intensidade e aos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usar qualquer um desses produtos.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

  • Tome seus medicamentos todos os dias, mesmo que se sinta bem. O transtorno bipolar é uma doença permanente. A interrupção da medicação quando você se sente bem pode ocasionar episódios.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
  • Evite o álcool e as drogas.
  • Verifique seus medicamentos. Consulte o profissional da área de saúde que trata de seu transtorno bipolar antes de tomar outros medicamentos, para se certificar de que não existe conflito com seus medicamentos para o transtorno.
  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Observe a si mesmo para detectar os sinais iniciais de um episódio maníaco ou depressivo. Também peça aos outros que o observem atentamente.

Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas. Também procure atendimento de emergência se um comportamento maníaco se tornar tão descontrolado que coloque você ou outras pessoas em risco.

Para mais informações, entre em contato com:

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2015-11-09
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image