________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
O transtorno bipolar é uma doença que causa alterações extremas de humor, raciocínio e comportamento. Geralmente existem duas “fases de humor”: uma fase maníaca e uma fase de depressão. Na fase maníaca, você se sente altamente energizado e muito ativo. Na fase de depressão, você fica muito triste, desesperado e simplesmente não se importa com nada.
O transtorno bipolar pode durar a vida toda. Os sintomas tendem a piorar se não forem tratados. O transtorno bipolar pode ser administrado mesmo se não for curado.
A causa exata do transtorno é desconhecida.
O transtorno bipolar não é muito comum. Normalmente, ele começa durante os primeiros anos da vida adulta. Nas mulheres, é mais provável que os episódios ocorram um pouco antes do período menstrual ou logo depois do parto.
Durante um episódio maníaco, você pode:
Quando estiver apresentando um episódio maníaco, você pode pensar que você está bem e que são as outras pessoas ao seu redor que estão causando problemas.
Se você tiver um episódio muito intenso, talvez também tenha sintomas como confusão; ouvir, ver, ou sentir coisas que os outros não sentem; ou acreditar em coisas que não são verdadeiras.
Um episódio maníaco pode ser seguido por um período de humor e comportamento normais ou um período de depressão. Durante um período de depressão, você pode:
Você também pode ter o que é chamado de episódio misto. Um episódio misto é um episódio maníaco com sintomas de depressão. Em um episódio misto, você pode ser excessivamente ativo, ter pensamentos de fuga, evitar contato com outras pessoas, sentir-se inútil ou muito irritado e chorar com frequência.
Os sintomas podem durar dias ou semanas. Algumas pessoas têm padrões cíclicos rápidos e podem apresentar quatro ou mais alterações extremas de humor em um ano.
Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas.
Se não for tratado, o transtorno bipolar tende a piorar. A mania e a depressão podem se tornar mais graves e os episódios podem ocorrer com mais frequência. Na maioria das vezes, a pessoa se sente melhor depois de algumas semanas de tratamento. O transtorno bipolar pode ser tratado com eficácia mesmo se não for curado.
Os medicamentos são o tratamento mais eficaz para o transtorno bipolar. Se um episódio for grave, talvez seja necessário passar algum tempo em um hospital.
Medicamentos
Diversos tipos de medicamentos podem ajudar a tratar o transtorno bipolar. Seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento ideal. Talvez você precise tomar mais de um tipo de medicamento.
Terapia
Combinar medicamentos com terapia é muitas vezes a melhor abordagem. A terapia cognitivo-comportamental (CBT) é uma forma de terapia que o ajuda a identificar e mudar a sua forma de pensar. A substituição de pensamentos negativos por pensamentos mais positivos pode ajudá-lo a aprender a lidar com os seus sintomas.
A terapia familiar geralmente é muito útil. A terapia familiar trata a família como um todo em vez de se concentrar somente em você.
A terapia interpessoal pode ajudá-lo a lidar com uma ou duas áreas problemáticas, como os relacionamentos com amigos e familiares. Aprender sobre a doença e a como lidar com os sintomas também ajuda.
Outros tratamentos
Aprender maneiras de relaxar pode ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e terapia.
Há quem afirme que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas da depressão Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir os sintomas da depressão. Nenhum medicamento à base de ervas ou natural é eficaz no tratamento do transtorno bipolar. Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar quanto à intensidade e aos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usar qualquer um desses produtos.
Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas. Também procure atendimento de emergência se um comportamento maníaco se tornar tão descontrolado que coloque você ou outras pessoas em risco.
Para mais informações, entre em contato com: