Page header image

Pólipos Colorretais

(Polyps in the Colon or Rectum)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Pólipos são crescimentos na parede interna do cólon ou reto.
  • Os pólipos são removidos quando encontrados, normalmente durante uma colonoscopia. Se o pólipo não puder ser removido com a colonoscopia, talvez seja preciso fazer uma cirurgia para tirá-lo.
  • Se não removidos precocemente, alguns pólipos podem se transformar em câncer. Siga as orientações do seu profissional da área da saúde quanto a exames e tratamentos.

________________________________________________________________________

O que são pólipos colorretais?

Pólipos são crescimentos na parede interna do cólon ou reto. O cólon e o reto são seções do intestino grosso. O cólon são os últimos 5 pés do intestino grosso. O reto são as últimas polegadas do intestino grosso dentro do ânus, onde ocorre a evacuação.

Pólipos não são prejudiciais a menos que se transformem em câncer. Quando os pólipos são encontrados precocemente, eles podem ser removidos para evitar o câncer.

Qual é a causa?

A causa dos pólipos não é conhecida. Qualquer pessoa pode ter pólipos, porém algumas têm mais chances do que outras. Você tem maior probabilidade de ter pólipos se:

  • Tem mais de 50 anos.
  • Já teve pólipos antes.
  • Alguém na sua família já teve pólipos.
  • Alguém na sua família já teve câncer colorretal.

Quais são os sintomas?

Os pólipos normalmente não causam nenhum sintoma. Em certos casos eles podem causar:

  • Sangramento no reto ou sangue nas fezes
  • Constipação ou diarreia
  • Dores no abdômen

Como são diagnosticados?

Você deve fazer um exame para verificar se tem pólipos quando chegar aos 50 anos. Caso sua família tenha um histórico de pólipos ou câncer colorretal, pode ser necessário fazer exames antes dos 50 anos. Um ou mais dos seguintes exames podem ser realizados para detecção dos pólipos:

  • O FOBT (exame de sangue oculto nas fezes) ou FIT (teste imunoquímico fecal) são exames laboratoriais que procuram sangue oculto na evacuação intestinal (fezes), o que pode ser um sinal de câncer. Um profissional da área de saúde lhe dará os kits de exame que você pode usar em casa.
  • A sigmoidoscopia flexível usa um tubo fino, flexível e iluminado que é inserido no reto e na parte inferior do cólon para procurar câncer e pólipos. Um profissional da área de saúde poderá usar a sonda para remover pólipos ou outros tecidos.
  • A colonoscopia usa uma sonda mais comprida e pode ver o reto e a maioria ou todo o cólon. Um profissional da área de saúde poderá usar a sonda para remover pólipos ou outros tecidos.
  • O enema de bário de duplo contraste usa bário, que é um líquido esbranquiçado que aparece em raios X, para ver o reto e o cólon. Um tubo é inserido no reto. O fluido que contém bário é passado pelo tubo, chegando até o reto e o cólon. O bário gruda nas paredes e as realça para mostrar qualquer área anormal. Outros nomes deste exame são "enema de bário de contraste aéreo", "exame gastrointestinal inferior (GI)" e "GI inferior".

Como são tratados?

Os pólipos são removidos quando encontrados, normalmente durante uma colonoscopia. Se o pólipo não puder ser removido com a colonoscopia, pode ser preciso realizar uma laparoscopia ou laparotomia.

  • A laparoscopia usa um pequeno tubo iluminado, introduzido através de um pequeno corte no abdômen, para visualizar o cólon e o reto. A sonda pode ser usada para guiar outras ferramentas usadas para remover o pólipo.
  • A laparotomia é uma cirurgia realizada através de um corte maior no abdômen para remover a parte do cólon que contém os pólipos.

Se não removidos precocemente, alguns pólipos podem se transformar em câncer. Você pode adquirir mais pólipos. Seu profissional da área de saúde pode solicitar que você faça uma colonoscopia 1 a 5 anos após a remoção dos pólipos.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

  • Siga as orientações do seu profissional da área da saúde quanto a exames e tratamentos.
  • Faça exercícios físicos suficientes, de acordo com as recomendações do seu profissional da área de saúde.
  • Coma alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura.
  • Seu profissional da área de saúde pode recomendar que você tome suplementos de cálcio ou doses regulares de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (NSAID). Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como aspirina ou ibuprofeno, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade. Leia o rótulo e siga as indicações de uso. A menos que isso seja recomendado por seu profissional da área de saúde, não tome esses medicamentos por mais de 10 dias por qualquer motivo.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2015-03-24
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image