Page header image

Exame de Detecção de Câncer Colorretal

(Colorectal Cancer Screening)

_______________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A triagem para câncer colorretal inclui exames que detectam câncer no reto e no cólon (intestino grosso).
  • Os exames podem incluir exames de laboratório para detectar sangue oculto nas suas evacuações intestinais, exames com um tubo fino, flexível e iluminado colocado no reto e nos intestinos ou um líquido parecido com giz, chamado bário, que é passado por um tubo no reto para verificar os intestinos.
  • Pergunte a um profissional da área de saúde quando e com que frequência você deve fazer exames de detecção de câncer colorretal.

________________________________________________________________________

O que é o exame de detecção de câncer colorretal?

O exame de detecção de câncer colorretal é um tipo de exame em que se verifica se há câncer no reto e no cólon (intestino grosso), mesmo que a pessoa não tenha nenhum sintoma. Há vários exames que podem ser usados para procurar câncer colorretal.

Por que ele é importante?

O câncer colorretal é a segunda causa principal das mortes por câncer nos EUA, muito embora seja um dos tipos de câncer que podem ser evitados.

O exame de detecção de câncer colorretal verifica se há pólipos além de câncer. Os pólipos são tumores no interior do intestino que às vezes acabam virando câncer. Quando os pólipos são encontrados precocemente, eles podem ser removidos para evitar o câncer.

O exame de detecção de câncer colorretal pode descobrir o câncer logo no início, antes que os sintomas apareçam. Se o câncer é descoberto precocemente, normalmente ele pode ser curado com cirurgia. Infelizmente, sem o exame de detecção, o câncer colorretal normalmente é descoberto quando já é tarde demais para a cura.

Quais são os exames de detecção?

Há vários exames que podem ser usados para procurar câncer colorretal e pólipos.

  • O FOBT (exame de sangue oculto nas fezes) ou FIT (teste imunoquímico fecal) são exames laboratoriais que procuram sangue oculto na evacuação intestinal (fezes), o que pode ser um sinal de câncer. Um profissional da área de saúde lhe dará os kits de exame que você pode usar em casa. Siga as instruções fornecidas com o kit para coletar amostras de fezes e devolver as placas ao laboratório. Leia todas as instruções fornecidas com o kit de exame antes de começar. Para o exame FOBT, você pode precisar evitar alguns medicamentos ou alimentos vários dias antes de coletar a amostra de fezes. Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.

    Se um dos exames FOBT ou FIT encontrar sangue, serão necessários mais exames para verificar a causa. Algumas condições além do câncer, como úlcera, podem levar a um exame de fezes positivo para presença de sangue.

  • A sigmoidoscopia flexível usa um tubo fino, flexível e iluminado que é inserido no reto e na parte inferior do cólon para procurar câncer e pólipos. Um profissional da área de saúde poderá usar a sonda para remover pólipos ou outros tecidos. O tecido será verificado quanto à presença de câncer no laboratório. O reto e o cólon inferior precisam ser esvaziados antes do exame. Siga as instruções do profissional da área de saúde quanto à dieta, líquidos, laxantes e enemas antes do exame. Este exame normalmente leva cerca de 20 minutos e, embora possa ser um pouco desconfortável, dificilmente você precisará de medicamentos para relaxar durante o exame.
  • A colonoscopia usa uma sonda mais comprida e pode ver o reto e a maioria ou todo o cólon. Um profissional da área de saúde poderá usar a sonda para remover pólipos ou outros tecidos. O tecido será verificado quanto à presença de câncer no laboratório. O cólon precisa ser esvaziado antes do exame. Siga as instruções do profissional da área de saúde quanto à dieta, líquidos, laxantes e enemas antes do exame. Durante o exame, o profissional da área de saúde dará ao paciente um medicamento para ajudá-lo a relaxar.
  • A colonoscopia virtual é uma maneira de ver o cólon sem precisar inserir uma sonda no reto. São tiradas fotos do cólon usando-se raios X e um computador (tomografia computadorizada, ou CT). Este exame ainda não está disponível em todos os lugares, e mostrou-se não ser tão preciso quanto uma colonoscopia normal. Se um tecido anormal for observado neste exame, será necessário fazer uma colonoscopia normal para removê-lo. Você precisará ingerir somente líquidos e um laxante ou fazer um enema para limpar o intestino antes do teste. Isso permite que o profissional da área de saúde veja todo o tecido que envolve o cólon.
  • O enema de bário de duplo contraste usa bário, que é um líquido esbranquiçado que aparece em raios X, para ver o reto e o cólon. Um tubo é inserido no reto. O fluido que contém bário é passado pelo tubo, chegando até o reto e o cólon. O fluxo do bário no cólon pode ser visto com um fluoroscópio, que é uma máquina de raios X especial. O bário gruda nas paredes e as realça para mostrar qualquer área anormal. Outros nomes deste exame são "enema de bário de contraste aéreo", "exame gastrointestinal inferior (GI)" e "GI inferior". Você precisará ingerir somente líquidos e um laxante ou fazer um enema para limpar o intestino antes do exame. Isso permite que o profissional da área de saúde veja todo o tecido que envolve o cólon.

Quando devo fazer um exame de detecção de câncer colorretal?

Se você tiver entre 50 e 75 anos de idade e tiver um risco médio de câncer de cólon, deverá fazer o exame por um destes três métodos:

  • Faça um exame FOBT ou FIT para verificar se há sangue no intestino uma vez ao ano.
  • Faça um exame de sigmoidoscopia a cada cinco anos com um FOBT ou FIT pelo menos a cada três anos entre esse intervalo.
  • Faça uma colonoscopia a cada 10 anos. Se você não tiver feito uma colonoscopia recentemente, e os resultados de outros exames mostraram que há sangue ou tecidos anormais, você precisará fazer uma colonoscopia para procurar câncer.

O enema de bário poderá ser feito a cada cinco anos, em vez da colonoscopia ou sigmoidoscopia. Este teste pode ser feito, em vez da colonoscopia, se você tiver determinadas condições, como um cólon muito torcido. (Os torções dificultam a passagem da sonda pelo cólon.)

Se seus pais ou irmãos tiveram pólipos ou câncer no cólon, especialmente antes dos 50 anos de idade, você poderá ter um risco maior de ter também. Neste caso, o profissional da área de saúde pode querer começar a fazer os exames antes que você complete 50 anos. Você também pode precisar fazê-los com mais frequência que o normal recomendado.

Pergunte a um profissional da área de saúde quando e com que frequência você deve fazer exames de detecção de câncer colorretal.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2016-02-10
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image