________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
Os métodos contraceptivos são maneiras de evitar a gravidez quando se tem relações sexuais. Há diversas maneiras de tentar evitar a gravidez. Alguns métodos funcionam melhor que outros.
Você pode escolher um tipo de contraceptivo que evite que você pegue infecções ou doenças sexualmente transmissíveis (STD). Em alguns casos, você pode precisar usar mais de um método, para evitar a gravidez e uma infecção. Você pode usar preservativos de poliuretano ou de látex para se proteger contra infecções. Os preservativos são o único método contraceptivo que também reduz o risco de infecção por HIV, o vírus que causa AIDS. Hormônios, planejamento familiar natural e coito interrompido não oferecem qualquer proteção contra infecções.
Medicamentos de hormônios
Os medicamentos de hormônios são anticoncepcionais para mulheres. São usados compostos fabricados dos hormônios femininos estrogênio e/ou progesterona. Os hormônios impedem que os ovários da mulher liberem um óvulo a cada mês. Eles também dificultam para que o esperma entre no útero e para que um óvulo fertilizado permaneça no útero.
É preciso consultar um profissional da área de saúde para adquirir um desses métodos contraceptivos hormonais.
Dispositivos Contraceptivos
A maioria dos dispositivos contraceptivos oferece barreiras que impedem que o esperma entre no útero. A barreira pode ser física ou química.
Você pode comprar preservativos, espermicidas e esponjas em uma farmácia sem uma receita médica. Os diafragmas e capuzes cervicais precisam ser colocados por um profissional da área de saúde. Os DIUs precisam ser inseridos no útero por um profissional da área de saúde.
Esterilização
A esterilização é um procedimento feito para fechar as tubas que levam o esperma ou o óvulo. Pode ser feita com uma cirurgia na barriga ou com dispositivos especiais inseridos na vagina e nas tubas uterinas. Uma mulher ou um homem esterilizado não poderá mais ter filhos. Normalmente, o procedimento é um método contraceptivo permanente. É muito raro fazer este procedimento se a pessoa tiver menos de 21 anos ou se ela não tiver filhos.
A cirurgia para remover o útero da mulher (histerectomia) também causa a esterilidade.
Planejamento Familiar Natural e Coito Interrompido
Os métodos contraceptivos de planejamento familiar natural não usam dispositivos, remédios nem cirurgia. Para evitar gravidez, a pessoa evita ter relações sexuais em certos dias do ciclo menstrual da mulher. Alguns dos outros métodos contraceptivos normalmente são mais confiáveis.
No método do coito interrompido, o homem retira o pênis da vagina da mulher antes que o esperma comece a sair. É frequente que o esperma entre na vagina antes ou durante a retirada. O coito interrompido NÃO é uma maneira confiável de evitar gravidez.
Contracepção de Emergência
Há pílulas que podem ser tomadas para uma contracepção de emergência. Essas pílulas contêm um hormônio que evitará a gravidez se a mulher tomá-la pouco tempo depois de ter tido a relação sexual sem proteção. Uma mulher pode tomar essa pílula se o preservativo estourar ou se ela teve uma relação sexual sem nenhum método contraceptivo. Dependendo do tipo de remédio na pílula, ela precisará ser tomada em no máximo 72 até 120 horas (de 3 a 5 dias) após a relação sexual. Você pode comprar alguns tipos de pílulas de contracepção de emergência sem receita médica. Siga atentamente as orientações na embalagem ou do profissional da área de saúde para tomar os comprimidos.
O DIU é outra maneira de evitar gravidez após a relação sexual sem proteção ter ocorrido. O DIU deve ser inserido no útero por um profissional da área de saúde em até cinco dias após a relação sexual ter ocorrido.
A esterilização, o DIU e os medicamentos de hormônios, como pílulas anticoncepcionais, são os métodos contraceptivos mais eficazes. No entanto, o diafragma e o preservativo podem ser quase tão confiáveis se forem usados corretamente.