________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- A doença arterial coronariana acontece quando acúmulos de placas no interior dos vasos sanguíneos levam sangue e oxigênio para o músculo cardíaco. A placa também aumenta o risco de formação de coágulos e bloqueia um vaso, e isso pode causar um ataque cardíaco.
- O tratamento pode incluir uma combinação de mudanças na dieta, exercícios, medicamentos e cirurgia.
- Siga os conselhos do seu profissional da área de saúde sobre exercícios, dieta saudável, cuidados com o peso, cigarros e verifique sua pressão arterial.
________________________________________________________________________
O que é a doença arterial coronariana?
A doença arterial coronariana (CAD) é um tipo de doença cardíaca causada por um problema com os vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio ao músculo cardíaco. Essas artérias são chamadas de artérias coronárias. Essa doença aumenta o risco de ataque cardíaco e morte súbita.
Qual é a causa?
Depósitos de gordura chamados de placa podem se formar nos vasos sanguíneos e estreitá-los. O estreitamento diminui a quantidade do fluxo sanguíneo para o coração. A placa também aumenta o risco de formação de coágulos e bloqueio de um vaso — e isso pode causar um ataque cardíaco ou derrame cerebral.
O risco de doença arterial coronariana (DAC) pode ser maior se você:
- Tiver um histórico familiar de doença arterial coronariana em pessoas jovens
- Fumar
- For hipertenso
- For diabético
- Estiver muito acima do peso
- Não se exercitar o suficiente
- Apresentar altos níveis de gordura no sangue – por exemplo, colesterol alto
Quais são os sintomas?
A doença arterial coronariana pode não causar nenhum sintoma. Quando existem sintomas, o mais comum é a dor no peito, chamada de angina. Você pode sentir:
- Uma sensação de aperto ou peso no peito
- Aperto, pressão ou queimação no peito
Os sintomas de angina normalmente:
- Duram 5 minutos ou menos e desaparecem com descanso ou medicamentos como a nitroglicerina.
- Ocorrem quando o coração precisa fazer mais esforço, como depois de uma refeição pesada ou durante a atividade física ou o estresse emocional.
A angina também pode ocorrer durante o repouso.
Ligue para 911 e solicite ajuda de emergência imediatamente se tiver sintomas de ataque cardíaco. Os sintomas mais comuns incluem:
- Dor ou pressão no peito, aperto ou sensação de peito cheio no centro do tórax que dura mais do que alguns minutos ou que vai e vem (pode parecer uma indigestão ou azia)
- Dor e desconforto em um ou em ambos os braços ou ombros, ou nas costas, pescoço, maxilar ou estômago
- Dificuldade respiratória
- Suor frio sem razão conhecida
- Se seu profissional da área de saúde prescreveu nitroglicerina para angina, a dor não passa depois que você toma nitroglicerina conforme orientado
Juntamente com esses sintomas, você também pode se sentir muito cansado e ter desmaios ou indisposição estomacal.
Como é feito o diagnóstico?
Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico e o examinará. Os exames podem incluir:
- Exames de sangue
- Um ECG (também conhecido como EKG ou eletrocardiograma), que mede e registra seus batimentos cardíacos
- Um teste ergométrico em esteira para saber como seu coração funciona durante o exercício
- Um ecocardiograma, que usa ondas sonoras (ultrassom) para verificar se o coração está bombeando bem
- O angiograma, que é uma série de radiografias que são tiradas depois que o profissional da área de saúde injeta um contraste especial nos seus vasos sanguíneos para mostrar as paredes das artérias e qualquer bloqueio
- Tomografia computadorizada, que usa raios X e um computador para mostrar imagens detalhadas das artérias
Qual é o tratamento?
O tratamento depende de muitos fatores, como a idade, o funcionamento do músculo cardíaco e outros problemas de saúde. Inicialmente, o tratamento pode incluir alterações na dieta e um programa de exercícios. Seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos.
- Muitas pessoas precisam tomar dois ou mais medicamentos para ajudar a evitar um ataque cardíaco ou um derrame cerebral. Podem ser necessárias semanas ou meses para encontrar o melhor tratamento.
- Seu profissional da área de saúde também pode prescrever outros tipos de medicamentos para baixar a pressão arterial, ajudar a parar a dor no peito, controlar os batimentos irregulares, ajudar a evitar coágulos sanguíneos ou diminuir a gordura no sangue (colesterol).
Seu profissional da área de saúde pode recomendar uma pequena dose diária de aspirina. Tomar uma aspirina diariamente pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral. Nem todas as pessoas devem tomar aspirina. O uso diário de aspirina pode causar problemas, como irritação estomacal, hemorragias e perda de audição. Pergunte a seu profissional da área de saúde se você deve tomar aspirina e, em caso positivo, quanto você deve tomar.
Se suas artérias coronárias estiverem muito bloqueadas, talvez você precise de uma angioplastia com balão ou uma cirurgia de ponte de safena.
- Uma angioplastia com balão abre os vasos sanguíneos bloqueados e melhora o fluxo sanguíneo. Um dispositivo de malha metálica conhecido como "stent" geralmente é deixado nos vasos sanguíneos para ajudar a mantê-los abertos.
- A cirurgia de revascularização usa vasos sanguíneos de outras partes do corpo ou materiais fabricados com essa finalidade para abrir um novo caminho em torno da área bloqueada.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
Se você tem doença arterial coronariana, há coisas que pode fazer para se cuidar agora a fim de evitar problemas futuros.
- Siga os conselhos de seu profissional da área de saúde no que se refere a atividade, exercício, medicamentos e consultas de acompanhamento.
- Reduza a quantidade de sal, gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol na sua dieta.
- Trabalhe com seu profissional da área de saúde para controlar o diabetes, a pressão arterial ou outros problemas de saúde que você possa ter.
- Tente manter um peso saudável. Se estiver com sobrepeso, converse com um profissional da área de saúde sobre maneiras de emagrecer.
- Se você fuma, tente parar. Converse com um profissional da área de saúde sobre maneiras de parar de fumar.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
- Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
- Quanto tempo levará para se recuperar
- Se há alguma atividade que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais
- Como se cuidar em casa
- Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem
- Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Como posso evitar a doença arterial coronariana?
Você pode evitar essa doença com um estilo de vida para um coração saudável:
- Adote uma dieta saudável e mantenha um peso saudável.
- Mantenha a forma com o tipo certo de exercício.
- Encontre formas de administrar o estresse.
- Não fume.
- Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Converse com seu profissional da área de saúde sobre seu histórico médico pessoal e familiar e seu estilo de vida. Isto o ajudará a saber o que pode fazer para reduzir o risco de doença arterial coronariana.
Se você tiver um histórico familiar com grande incidência de doença arterial coronariana (DAC), um estilo de vida saudável pode retardar o início da doença e talvez até impedir que ela se manifeste. Entretanto, você deve fazer check-ups regulares para monitorar continuamente a saúde do seu coração.
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.