Page header image

Depressão

(Depression)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Depressão é uma condição em que você se sente triste, desesperado e desinteressado da vida cotidiana.
  • A depressão pode ser tratada com sucesso com terapia, medicamentos ou ambos.
  • Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas.

________________________________________________________________________

O que é depressão?

Depressão é uma condição em que você se sente triste, desesperado e desinteressado da vida cotidiana. A depressão pode impedir a realização das atividades cotidianas. A depressão pode ser leve ou profunda. Sua duração pode ser curta ou longa.

Existem vários tipos de depressão. Os tipos mais comuns são:

  • Transtorno de Adaptação com Humor Depressivo (ADDM). Você fica deprimido porque alguma coisa importante aconteceu com você. Alguns exemplos são eventos como o término de um relacionamento, uma perda financeira significativa, mudança de casa ou demissão do emprego. O transtorno de adaptação com humor depressivo (TAHD) geralmente dura de algumas semanas a alguns meses.
  • Depressão Maior. A depressão profunda que dura mais de duas semanas e não é causada por um evento específico é chamada de depressão maior. A depressão maior pode ocorrer apenas uma vez ou várias vezes em sua vida.
  • Transtorno Depressivo Persistente. Se você tem depressão leve quase todos os dias, por dois ou mais anos, isso é chamado de transtorno depressivo persistente. Se você tem esse transtorno, talvez também tenha uma depressão maior em determinados períodos de sua vida.
  • Transtorno Bipolar. Esse transtorno causa alterações extremas no humor, raciocínio e comportamento. Geralmente existem duas "fases de humor": uma fase maníaca e uma fase de depressão. Na fase maníaca, você se sente altamente energizado e muito ativo. Na fase depressiva, você fica muito triste, desesperado e simplesmente não se importa com nada.
  • Transtorno Ciclotímico. Nesse tipo de depressão, você oscila entre mania leve e depressão leve. Durante qualquer período de dois anos, você passa quase constantemente por episódios de mania ou depressão leve.
  • Depressão Devido a uma Condição Médica Geral. Muitos problemas clínicos podem produzir alterações em seu corpo que causam depressão. Alguns exemplos são um derrame cerebral, doença de Parkinson, problemas hormonais e determinados tipos de câncer. Não é a mesma coisa que ficar deprimido por causa da sua doença.
  • Transtorno Disfórico Pré-menstrual. Muitas mulheres ficam muito mal-humoradas, irritadas e deprimidas pouco antes de seu período menstrual. Esses sintomas desaparecem depois que a menstruação começa, mas podem retornar todos os meses.
  • Depressão Pós-Parto. Muitas mulheres têm depressão leve a profunda depois do nascimento de seus filhos. Esse tipo de depressão pode durar de algumas semanas a alguns meses.
  • Transtorno Afetivo Sazonal. Algumas pessoas são sensíveis à redução na quantidade de luz solar. Em climas mais frios, essas pessoas podem ficar deprimidas quando os dias se tornam mais curtos no inverno e melhorarem à medida que os dias ficam mais longos. Ocasionalmente, essa forma de depressão pode ser profunda.
  • Transtorno de Humor Induzido por Substância. Drogas como álcool, cocaína, sedativos e anfetaminas podem levar à depressão. Interromper o uso de drogas por algumas semanas geralmente melhora o humor e a capacidade de levar uma vida normal. Isso depende do tempo e da quantidade em que a droga foi usada.

Diferentes tipos de depressão têm duração diferente. Com frequência, a depressão dura algumas semanas e nunca mais volta. Ela também pode durar alguns meses ou anos. Algumas pessoas têm fases depressivas repetidamente no decorrer de suas vidas.

Qual é a causa?

A causa exata da depressão não é conhecida.

  • O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com esse distúrbio podem ter excesso ou falta dessas substâncias.
  • Os transtornos depressivos costumam ocorrer dentro da mesma família. Não se sabe se é causada por genes passados de pai para filho. Também pode ser que os pais tenham uma atitude negativa e as crianças aprendam esse comportamento com seus pais. O estresse também tem parte nisso.
  • Abuso, negligência, pobreza ou falta de uma moradia também aumentam o risco de depressão.
  • Alguns medicamentos podem causar depressão ou piorá-la. Isso inclui alguns medicamentos para pressão arterial, comprimidos para insônia, anticonvulsivos e esteroides como a prednisona.

A depressão é mais comum em mulheres do que em homens.

Quais são os sintomas?

A depressão pode começar em qualquer idade. Geralmente ela começa nos primeiros anos da vida adulta, a menos que seja causada por problemas médicos ou de abuso de substâncias. Ela pode surgir lentamente durante semanas ou meses, mas também pode se manifestar repentinamente.

Além do sentimento de tristeza e desinteresse nas coisas que você normalmente aprecia, você também pode:

  • Ficar irritável
  • Ter dificuldade para dormir, acordar muito cedo ou dormir demais
  • Perceber alterações em seu apetite e peso, tanto para mais como para menos
  • Perceber alterações em seu nível de energia, que geralmente é baixo, mas às vezes muda para uma excitação excessiva
  • Perder o desejo sexual
  • Sentir-se inútil e culpado
  • Ser incapaz de se concentrar ou lembrar coisas e ter problemas para tomar decisões
  • Sentir-se desesperado ou simplesmente não se importar com nada
  • Ter sintomas físicos, como dores de cabeça e dores nas juntas
  • Pensar com frequência em morte ou suicídio

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende da causa. A depressão pode ser tratada com sucesso com terapia, medicamentos ou ambos. Discuta isso com seu profissional da área de saúde ou terapeuta.

Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas.

Para mais informações, entre em contato com:

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2016-08-05
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image