________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- Ter diabetes significa que há muito açúcar (glicose) em seu sangue. Com o tempo, o alto teor de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos.
- Quando os vasos sanguíneos são danificados, não flui sangue suficiente para os órgãos e eles deixam de funcionar bem. Você pode ter problemas de visão ou cegueira, ataque cardíaco, insuficiência renal, perda de sensibilidade nas pernas e pés, derrame ou outros problemas.
- Os problemas causados pela diabetes podem ser retardados ou evitados se você cuidar bem de si próprio fazendo verificações frequentes da glicose no sangue, tendo boa nutrição e planejamento de refeições, praticando atividades físicas e usando corretamente os medicamentos.
________________________________________________________________________
O que é diabetes?
Ter diabetes significa que há muito açúcar (glicose) em seu sangue.
Seu corpo transforma alguns dos alimentos que você come em glicose. O seu sangue carrega a glicose para as células do seu corpo. Você precisa da glicose em suas células para obter energia, porém muita glicose no sangue não faz bem para sua saúde.
Qual é a causa?
A diabetes é um problema com a maneira como seu corpo produz ou usa a insulina. A insulina é produzida pelo pâncreas, que é um órgão localizado na parte superior do abdômen. O seu corpo usa a insulina para ajudar a mover a glicose do sangue para as células. Quando o corpo não tem insulina suficiente ou tem problemas para usar a insulina produzida pelo corpo, a glicose não pode entrar nas células e se acumula no seu sangue.
Existem três tipos principais de diabetes:
- A diabetes do tipo 1 ocorre quando seu pâncreas para de produzir insulina. Isso normalmente acontece antes dos 35 anos, mas pode acontecer depois. A causa exata não é conhecida.
- A diabetes do tipo 2 ocorre quando seu pâncreas não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la bem. Esse tipo de diabetes normalmente começa na idade adulta, mas também acontece na infância. Seu risco de ter diabetes do tipo 2 é maior se você descende de nativos do Alaska, índios americanos, afroamericanos, hispânicos/latinos, asiáticos ou nativos das ilhas do Pacífico. Seu risco também é maior se você tem um histórico familiar de diabetes do tipo 2, não faz atividades físicas suficientes ou está acima do peso.
- A diabetes gestacional pode ocorrer durante a gravidez em mulheres que nunca tiveram diabetes. Os hormônios existentes durante a gravidez podem interferir com a capacidade de corpo de usar a insulina. A diabetes gestacional normalmente desaparece depois do nascimento do bebê, porém a mãe pode apresentar maior risco de ter diabetes do tipo 2 futuramente.
Quais são os sintomas?
A diabetes pode ser silenciosa e pode não apresentar nenhum sintoma por meses ou mesmo anos. Essa é a razão pela qual é tão importante verificar o teor de glicose no seu sangue com a frequência recomendada pelo seu profissional da área de saúde. Os sintomas mais comuns da diabetes incluem:
- Urinação frequente
- Aumento da sede
- Aumento da fome
Outros sintomas podem incluir:
- Vista embaçada
- Boca seca
- Cansaço
- Ganho ou perda de peso de forma inesperada
- Infecções frequentes — por exemplo, da pele, gengivas, bexiga ou vagina
- Hálito com odor de fruta
- Infecções que demoram para sarar
Com o tempo, o alto teor de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos. As partes mais frequentemente afetadas são os olhos, o coração, os rins e os vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Os vasos sanguíneos cerebrais também podem ser danificados. Quando os vasos sanguíneos são danificados, não flui sangue suficiente para os órgãos e eles deixam de funcionar bem. Depois que isso acontece, você pode ter problemas de visão ou cegueira, ataque cardíaco, insuficiência renal, perda de sensibilidade nas pernas e pés, um derrame ou outros problemas.
Como é feito o diagnóstico?
Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre os seus sintomas e o examinará. Seu profissional da área de saúde também perguntará sobre seu histórico médico pessoal e familiar. Seu profissional da área de saúde testará o nível de açúcar em seu sangue. Os exames podem incluir:
- Exame de glicemia de jejum (GJ, FBG). Nesse exame, o teor de glicose do seu sangue é testado pela manhã, antes que você coma qualquer coisa. Dois exames de GJ podem ser necessários para um diagnóstico.
- Um teste oral de tolerância à glicose (OGTT) de 2 horas. A glicose no seu sangue é verificada em jejum. Em seguida, você toma uma bebida açucarada especial e seu sangue é testado novamente duas horas depois para ver quão bem seu organismo processou o açúcar.
- Hemoglobina A1C. O A1C é um exame de sangue que pode ser usado para verificar a média de glicose no seu sangue durante os últimos dois ou três meses. A hemoglobina A1C é conhecida como HbA1C e A1C.
Qual é o tratamento?
Os problemas causados pela diabetes podem ser retardados ou evitados se você cuidar bem de si próprio. A meta do tratamento é manter o nível de glicose em uma faixa normal. Isso é feito com:
- Verificações frequentes da glicose no seu sangue
- Boa nutrição e planejamento alimentar
- Atividade física
- Mantendo um peso saudável
- Medicamentos, incluindo comprimidos ou insulina, dependendo do tipo de diabetes que você tem e como você cuida de si mesmo.
Como posso ajudar a cuidar de mim mesmo?
Se você tem diabetes, estas são algumas coisas que você pode fazer para permanecer saudável:
- Adote uma dieta saudável e inclua uma variedade de alimentos
- Faça algum tipo de atividade física regularmente.
- Mantenha um peso saudável.
- Acompanhe o comportamento da glicose no seu sangue e mantenha-o no nível recomendado pelo seu profissional da área de saúde.
- Siga as orientações do profissional da área de saúde para tomar seus medicamentos.
- Mantenha a pressão arterial e o colesterol normais.
- Verifique seus pés todos os dias e faça exames em seus pés sempre que consultar o seu profissional da área de saúde.
- Evite infecções, especialmente nos pés.
- Faça exames nos olhos anualmente.
- Cuide de seus dentes e gengivas fazendo check-ups odontológicos regulares.
- Não fume.
- Aprenda maneiras de administrar o estresse.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
- Como e quando você receberá os resultados de seus exames
- Como se cuidar em casa
- Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer check-ups.
Você pode obter mais informações sobre diabetes de:
Como posso ajudar a evitar a diabetes?
A diabetes tipo 1 não pode ser evitado.
Pré-diabetes é um termo usado quando o nível de glicose no seu sangue está acima do normal, porém ainda não é alto o suficiente para ser chamado de diabetes. Se você tem pré-diabetes, você está em risco de ter diabetes do tipo 2. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar essa doença:
- Adote uma dieta saudável e inclua uma variedade de alimentos
- Faça algum tipo de atividade física regularmente.
- Perca peso se você estiver acima do peso.
- Verifique o teor de glicose no seu sangue com a frequência recomendada pelo seu profissional da área de saúde.
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.