Drogas, álcool e tabaco podem prejudicar o corpo e o cérebro. Se você está grávida, essas substâncias podem passar de você para o bebê. Elas podem causar problemas para o bebê antes, durante a após o nascimento. Se você abusar de drogas ou álcool, ou se fumar durante a gravidez, existirão riscos de:
Drogas ilegais são prejudiciais a você e ao seu bebê. Mesmo que você use drogas somente de vez em quando, você está colocando em risco a sua saúde e a saúde do bebê. Você pode ter um ataque cardíaco, convulsões ou um derrame cerebral. O bebê também pode ter problemas de saúde como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou síndrome de morte súbita infantil.
Se você é viciado em heroína ou cocaína, o bebê pode nascer com o mesmo vício. Nesses casos, o bebê terá sintomas de abstinência após o nascimento.
Se você usar drogas ilegais, obtenha ajuda para eliminar o uso/dependência antes de ficar grávida. Se você já está grávida, obtenha ajuda imediatamente. Solicite orientação ao seu profissional da área de saúde, bem como um possível encaminhamento a um programa de tratamento.
Na primeira consulta do pré-natal, converse com seu profissional da área de saúde a respeito de medicamentos. Alguns medicamentos podem ser prejudiciais aos bebês em gestação. Consulte seu profissional da área de saúde a respeito de qualquer informação que você encontrar online. As informações na Internet nem sempre são precisas. Certifique-se de informar todos aqueles que lhe prescrevem medicamentos que você está grávida.
Alguns medicamentos sem prescrição médica não são prejudiciais. Outros podem ser prejudiciais ao bebê. Consulte o seu profissional da área de saúde antes de usar qualquer medicamento natural ou sem prescrição médica, incluindo:
Certos medicamentos que contém cafeína. A cafeína também existe no café, chá, chocolate, em alguns refrigerantes e bebidas esportivas. Muita cafeína pode aumentar a probabilidade do nascimento de um bebê com baixo peso ou morto. Há alguns relatos de que ingerir muita cafeína pode aumentar o risco de aborto. Converse com seu profissional da área de saúde a respeito disso.
Durante a gravidez, ingerir qualquer quantidade de álcool não é seguro para o bebê. Tudo aquilo que você come ou bebe é passado para o bebê. Quando mais álcool você ingere, maior o perigo para o bebê.
Se você beber enquanto está grávida, o bebê pode nascer com a síndrome do alcoolismo fetal (FAS). A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) afeta o crescimento da criança e pode causar problemas mentais e de saúde.
Para evitar quaisquer riscos de problemas com álcool, não beba durante a gravidez. O melhor momento para parar de beber é antes de você ficar grávida. Se você está grávida e continua bebendo, tente parar imediatamente. Peça ajuda a familiares, amigos ou ao seu profissional da área de saúde para parar de beber durante a gravidez.
Se você fuma ou está exposto ao fumo passivo, suas chances de ter um bebê muito pequeno são maiores. Ao fumar, a quantidade de oxigênio recebida por você e pelo bebê é menor. O bebê pode ter problemas durante o trabalho de parto. O bebê também pode ter problemas de saúde como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ou síndrome de morte súbita infantil.
Se você for fumante, tente parar imediatamente. Se você parar de fumar no início da gravidez, seus riscos serão aproximadamente os mesmos de uma pessoa que não fuma. Peça ajuda a familiares, amigos ou ao seu profissional da área de saúde para parar de fumar durante a gravidez.