________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- A terapia hormonal da menopausa é um tratamento para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.
- Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se você sentir esses efeitos colaterais.
________________________________________________________________________
Qual o objetivo da terapia hormonal da menopausa?
Terapia hormonal da menopausa (MHT) é um medicamento hormonal usado para tratar os sintomas da menopausa, se os sintomas forem incômodos e outros tratamentos não estiverem ajudando.
A menopausa é normalmente parte do processo de envelhecimento. À medida que você envelhece, seu corpo produz menos hormônios femininos, estrogênio e progesterona. Os períodos menstruais se tornam irregulares e eventualmente você para de menstruar.
A diminuição dos hormônios femininos, particularmente do estrogênio, pode causar sintomas leves a graves. Os sintomas podem ir e vir. Talvez você os tenha por algumas semanas, alguns meses ou vários anos.
A THM pode ajudar a aliviar sintomas como:
- Sensações de calor
- Suores noturnos
- Vagina seca, que pode causar desconforto ou dor durante o sexo
- Problemas para dormir
- Perda de libido
- Mudanças de humor
- Depressão (Depression)
- Perda de memória
- Dores de cabeça
Além do tratamento dos sintomas da menopausa, a THM pode ajudar a impedir a osteoporose. Osteoporose é um enfraquecimento dos ossos que começa em torno dos 35 anos. Ossos fracos têm mais probabilidade de quebrar. No entanto, mudanças no estilo de vida e outros medicamentos prescritos também podem ajudar a impedir a osteoporose.
É possível tomar medicamentos hormonais como pastilhas; emplastros; loção, pastilhas vaginais, creme ou anel; pastilhas colocadas sob a pele; ou injeções.
Como funciona?
As formas de estrogênio e progesterona criadas pelo homem substituem alguns dos hormônios naturais que seu corpo deixa de criar após a menopausa.
O que mais preciso saber sobre este medicamento?
- A terapia hormonal pode aumentar o risco de doença cardíaca. Também pode aumentar o risco de enfartes, câncer de mama, coágulos sanguíneos, alguns problemas com vesícula biliar e possível demência. Além disso, estrogênio tomado sem progesterona aumenta o risco de câncer no útero, caso seu útero não tenha sido removido. Você e seu profissional da área de saúde devem discutir os riscos e benefícios da THM para você.
- O risco de efeitos colaterais graves, como ataque cardíaco, enfarte e coágulos sanguíneos durante a administração desse medicamento são muito maiores se você fuma.
- Siga as instruções que acompanham o seu medicamento, incluindo informações sobre alimentação ou ingestão de bebidas alcoólicas. Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar.
- Muitos medicamentos têm efeitos colaterais. Um efeito colateral é um sintoma ou um problema causado pelo medicamento. Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se você sentir esses efeitos colaterais.
- Tente obter todas suas prescrições no mesmo lugar. O farmacêutico pode ajudar a verificar se todos os seus medicamentos podem ser tomados juntos com segurança.
- Leve sempre uma lista dos seus medicamentos com você. Liste todos os medicamentos vendidos com receita médica, os medicamentos vendidos sem receita médica, suplementos, remédios naturais e vitaminas que você toma. Avise todos os profissionais da área da saúde com os quais você se tratar sobre todos os produtos que você estiver tomando.
Se você tiver alguma dúvida, peça mais informações ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico. Vá a todas as consulta de rotina ou para a realização de exames com o profissional.
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.