Page header image

Crescimento normal de um bebê durante a gravidez

(Normal Growth of a Baby during Pregnancy)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Uma gravidez normal dura aproximadamente 40 semanas e é dividida em três trimestres.
  • Ao final do primeiro trimestre, seu bebê está completamente formado.
  • Ao final do segundo trimestre, ou sexto mês, seu bebê tem aproximadamente 12 polegadas (30 centímetros) e pesa aproximadamente 1 a 1 libra e meia (450 a 680 gramas).
  • Você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento entre a 37ª e 42ª semanas de gravidez, durante o terceiro trimestre.

________________________________________________________________________

Uma gravidez normal dura aproximadamente 40 semanas. Você começa a contar essas semanas de gravidez a partir do primeiro dia de seu último período menstrual.

Os primeiros três meses de gravidez são chamados de primeiro trimestre, os próximos três meses são chamados de segundo trimestre e os últimos três meses são chamados de terceiro trimestre.

Um bebê cresce e muda bastante durante esse período. Pode ser útil saber como seu bebê muda de mês a mês.

Primeiro mês

Aproximadamente 5 a 7 dias após o nascimento de seu filho (quando o esperma fertiliza o óvulo), o óvulo fertilizado se prende à parede do útero. Isso é chamado de implantação. Em seguida, o óvulo começa a crescer no útero. Nesse período, o bebê é chamado de embrião.

Logo após a implantação do óvulo no útero, a placenta e o cordão umbilical começam a se formar. A placenta e o cordão umbilical trazem alimento e oxigênio ao seu bebê e levam embora os dejetos do bebê.

Em mais uma semana, o bebê tem uma medula e começa a desenvolver os ossos da coluna. O coração também é formado e começa a bater na 5ª ou 6ª semana. Ao final das seis primeiras semanas de gravidez, a cabeça e a parte inferior do corpo de seu bebê são formadas. Os olhos, cérebro, boca, ouvidos internos e sistema digestivo estão começando a se formar, e seu bebê tem pequenos brotos que se transformarão nos braços e pernas. Seu bebê está dentro de uma bolsa de fluído chamada bolsa amniótica. Essa bolsa protege o bebê de solavancos e pressão.

Ao final das seis semanas, seu bebê tem aproximadamente meia polegada (1 centímetro) e pesa menos do que uma onça (algumas gramas).

Segundo mês

O segundo mês é especialmente importante no desenvolvimento de seu bebê. A exposição a drogas, vírus ou produtos químicos venenosos (como pesticidas) pode afetar o desenvolvimento do bebê e causar defeitos de nascimento.

O desenvolvimento de seu bebê é muito rápido durante esse período. Ao final do segundo mês, todos os principais órgãos de seu bebê, incluindo os pulmões, fígado e estômago, começaram a se desenvolver. As pálpebras se formam e crescem, mas permanecem fechadas, e as orelhas são formadas. Tornozelos, dedos, punhos, dedos e órgãos sexuais se desenvolvem.

Ao final do segundo mês, o bebê está com um pouco mais de 1 polegada (3 centímetros) e ainda pesa menos de 1 onça (28 gramas). A cabeça do bebê tem aproximadamente o tamanho do restante do corpo.

Terceiro mês

Durante o terceiro mês, os dedos do bebê apresentam unhas macias, e brotos de dentes se formam sob a gengiva. É possível que comece a aparecer cabelo na cabeça. Há um pedaço de nariz e os lábios estão se formando. Os rins se desenvolvem e começam a drenar urina para a bexiga.

O bebê pode abrir e fechar sua boca e começa a mover suas mãos, pernas e cabeça. No entanto, ainda é muito cedo para sentir esse movimento.

Ao final do terceiro mês, seu bebê está completamente formado. Seu bebê tem 4 polegadas (10 centímetros) e pesa apenas um pouco mais de 1 onça (mais de 28 gramas).

Esse é o final do primeiro trimestre da gravidez. Agora, o bebê é chamado de feto.

Quarto mês

No quarto mês, as sobrancelhas e cílios começam a aparecer. O restante do corpo do bebê é coberto por um fino cabelo chamado de lanugo. O bebê está armazenando gordura sob a pele, e os ossos estão produzindo células de sangue. É possível diferenciar os órgãos sexuais externos masculinos e femininos. Seu bebê tem cordas vocais, papilas gustativas e um batimento cardíaco forte.

O bebê se move, chuta, dorme e acorda. Talvez você comece a sentir de leve o movimento do bebê em seu baixo ventre. Pode parecer bolhas ou uma tremulação.

Ao final do quarto mês, seu bebê tem de 6 a 7 polegadas (16 a 18 centímetros) e pesa aproximadamente 6 onças (170 gramas).

Quinto mês

Durante o quinto mês, os órgãos internos estão mais formados e as unhas cresceram até as pontas dos dedos. Seu bebê tem muito mais células cerebrais. Um dejeto sólido, chamado de mecônio, começa a se formar no intestino. O bebê pode chupar seu polegar. O bebê está muito mais ativo, virando de um lado para o outro e de cabeça para baixo. O bebê engole fluído, e urina na bolsa amniótica.

Se você realizar um ultrassom, que usa ondas sonoras para mostrar imagens do bebê, poderá saber o sexo do bebê.

Agora, seu bebê tem aproximadamente 10 polegadas (25 centímetros) e pesa aproximadamente 12 onças (340 gramas).

Sexto mês

A partir de agora, seu bebê aumentará de tamanho e força com rapidez até o nascimento. A pele é enrugada e vermelha e coberta por uma substância de óleo e células chamada vernix. O bebê pode abrir e fechar seus olhos e ouvir sons. As impressões digitais do bebê estão formadas.

Ao final deste mês, as células dentro dos pulmões do bebê começam a produzir uma substância gordurosa chamada de surfactante. Essa substância ajuda o bebê a respirar após o nascimento.

Como os bebês ainda são muito pequenos e os pulmões não estão totalmente desenvolvidos neste estágio, eles normalmente não podem viver fora do útero sem muitos cuidados especiais.

Ao final do sexto mês, seu bebê tem aproximadamente 12 polegadas (30 centímetros) e pesa aproximadamente 1 a 1 libra e meia (450 a 680 gramas). O sexto mês é o último mês do segundo trimestre.

Sétimo mês

Durante o sétimo mês, o bebê se exercita chutando e se esticando. Os ossos estão cada vez mais duros. O lanugo começa a cair do rosto e o bebê pode ter mais cabelo na cabeça. O bebê pode fazer movimentos de preensão com suas mãos.

Ao final do sétimo mês, seu bebê tem aproximadamente 15 polegadas (38 centímetros) e pesa de 2 a 3 libras (900 a 1350 gramas). Agora, o bebê tem mais chance de sobreviver caso nasça prematuro.

Oitavo mês

Seu bebê está ficando muito grande para se movimentar, mas seus chutes estão mais fortes. Você pode ver o contorno de um pequeno tornozelo ou cotovelo pressionando sua barriga. O bebê está recebendo anticorpos da mãe que ajudarão a protegê-lo de doenças nos primeiros meses após o nascimento. Às vezes, o bebê pode ter soluços.

Agora, seu bebê tem de 16 a 18 polegadas (40 a 46 centímetros) e pesa de 4 a 5 libras (1800 a 2270 gramas).

Nono mês

Seu bebê fica rechonchudo e ganha aproximadamente 1/2 libra (225 gramas) por semana. O bebê está se preparando para o nascimento. Órgãos como o coração, pulmões e rins poderão funcionar por conta própria após o nascimento. O lanugo já saiu quase completamente. O bebê normalmente fica em uma posição com sua cabeça para baixo no canal do parto e os joelhos contra seu nariz, no que é chamado de posição fetal. Às vezes, o bebê ficará sobre suas nádegas no canal do parto, em uma posição chamada de pélvica.

Você pode sentir o bebê cada vez mais embaixo na pélvis durante as últimas 2 a 3 semanas, próximo da data do nascimento. Ou, você pode sentir seu bebê descer só antes ou mesmo após o início do trabalho de parto. Apesar de a maioria dos ossos do bebê estar dura, os ossos da cabeça permanecem macios e flexíveis para o nascimento pelo canal do parto.

Seu bebê tem aproximadamente 20 polegadas (50 centímetros) e pesa de 6 a 9 libras (2700 a 4000 gramas).

Ninguém sabe o que faz o trabalho de parto começar. Você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento entre a 37ª e 42ª semanas de gravidez.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2015-10-20
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image