________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
Glaucoma é uma doença ocular que danifica o nervo que transporta as mensagens visuais para o cérebro (nervo óptico). Isso é normalmente causado por pressão alta dentro do olho. O dano ao nervo óptico pode causar uma perda permanente de visão. O glaucoma precisa ser diagnosticado e tratado no início a fim de impedir a cegueira.
Normalmente, o fluido na parte frontal do olho flui constantemente do local onde é formado (o corpo ciliar) até a parte frontal do olho. O fluído nutre seu olho e ajuda a manter sua forma. A área entre a íris (parte colorida do olho) e a córnea (a camada externa clara na parte frontal do olho) é chamada de ângulo. O fluído é drenado pelo ângulo, nos canais de drenagem e é reabsorvido pelo corpo. Quando o fluído se movimenta com muita lentidão, a pressão no olho acumula.
Há dois tipos principais de glaucoma.
No glaucoma de ângulo aberto, o fluído é drenado lentamente, causando o aumento da pressão no olho. Isso ocorre apesar de o canal de drenagem do fluido parecer estar aberto. Um tipo de glaucoma de ângulo aberto é causado por lesões no olho. Na maioria dos casos de glaucoma de ângulo aberto, não se sabe o que causa a drenagem lenta do fluido.
No glaucoma de ângulo fechado, o ângulo entre a íris e a córnea é bloqueado ou fica estreito. Quando isso acontece, o fluído não pode ser drenado do olho. Isso pode causar um acúmulo da pressão. Isso pode acontecer se a pupila for muito dilatada, fazendo com que a íris "se agrupe", ou se a lente "bloqueia" a íris, fazendo com que ela dobre para frente e feche o ângulo. Quando esse tipo de glaucoma ocorre repentinamente, é chamado de glaucoma agudo de ângulo fechado e é uma emergência médica.
O glaucoma tende a ser genético e é mais comum em pessoas com mais de 60 anos.
Geralmente, o glaucoma de ângulo aberto e outras formas da doença ocorrem gradualmente e não apresentam sintomas nos estágios iniciais. Em estágios mais avançados, você começará a perceber uma perda de visão, começando com sua visão lateral.
Os sintomas do glaucoma agudo de ângulo fechado podem incluir:
Seu profissional da área de saúde ocular pode:
A meta do tratamento é reduzir a pressão em seus olhos e diminuir os danos ao nervo óptico. Isso pode ser feito com colírios, pílulas, cirurgia a laser ou outros tipos de cirurgia. Alguns desses tratamentos reduzem a quantidade de fluido produzido por seu olho. Outros tratamentos melhoram a drenagem de fluido do olho.
Se seu profissional da área de saúde prescrever um medicamento para controlar a pressão, talvez seja necessário tomá-lo para o resto de sua vida.
Fumar maconha NÃO é um tratamento efetivo para glaucoma.
Não é possível impedir o glaucoma. No entanto, a cegueira pode ser prevenida se o glaucoma for tratado antes da pressão no olho prejudicar demais o nervo óptico. Conheça seu histórico familiar. O glaucoma crônico de ângulo aberto normalmente é genético.
Talvez seja possível impedir que o glaucoma se torne grave se você fizer exames no olho com a frequência que seu profissional da área da saúde do olho recomenda. Os exames devem incluir a medição da pressão ocular e o exame de seu nervo óptico e campo visual.