Page header image

Luto e perda

(Grief and Loss)

______________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Luto é uma reação emocional que ocorre após a perda de alguém ou alguma coisa de valor pessoal.
  • Você sentirá várias emoções intensas conforme lida com o luto e isso pode durar muitos meses.
  • É melhor adiar decisões ou mudanças significativas na vida (como vender sua casa ou mudar-se).
  • Obtenha apoio de sua família e seus amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.

______________________________________________________________________

O que é luto?

Luto é uma reação emocional que ocorre após a perda de alguém ou alguma coisa de valor pessoal. O luto é uma resposta natural à perda.

Qualquer perda pode causar luto. A morte é a causa mais comum, mas existem muitas outras. Perdas como divórcio, perda de emprego, perda de um animal de estimação ou mudança de um filho para outro lugar podem causar luto. Incêndios e catástrofes naturais também podem causar perdas terríveis. Às vezes as pessoas acham que não deveriam se sentir dessa forma quando estão sentindo luto.

Às vezes o luto pode se transformar em depressão clínica. Não tente superar a depressão clínica por conta própria. A depressão pode ser tratada eficazmente com terapia, antidepressivos ou ambos.

Quais são os sinais do luto?

Os sinais a seguir são todos comuns e normais no luto:

  • Sentir choque e descrença
  • Sentir desamparo, medo ou raiva
  • Sentir-se culpado por coisas que você fez ou não fez antes da perda
  • Sentir que você é quem deveria ter morrido
  • Achar que está vendo ou ouvindo a pessoa que morreu
  • Dormir demais ou muito pouco
  • Ter dificuldades para se concentrar nas tarefas
  • Ter sintomas físicos como dores de cabeça, náuseas ou cansaço
  • Não ter vontade de comer, se exercitar ou estar na companhia de outras pessoas

Existem quatro tarefas que a maioria das pessoas precisa cumprir quando está de luto pela morte de uma pessoa querida. São elas:

  1. Aceitar a realidade da perda. Isso significa saber que a pessoa querida não está mais viva e não poderá mais fazer parte de sua vida cotidiana.
  2. Lidar com a dor do luto. Você sentirá várias emoções intensas conforme lida com o luto. Algumas podem não ser agradáveis, mas permita-se senti-las de qualquer maneira. Tudo bem chorar e tudo bem também rir quando você lembrar dos bons tempos com a pessoa querida.
  3. Ajustar-se a uma realidade diferente. Este é o momento de lidar com as mudanças que ocorrem como resultado da morte. Talvez você tenha que assumir novas tarefas, fazer as coisas de maneira diferente ou desistir de algumas atividades. Você começa a perceber o impacto que a morte teve sobre sua vida cotidiana.
  4. A vida segue em frente. Esse é o momento de soltar as amarras que o prendem à pessoa que faleceu, colocá-las em um lugar seguro da sua memória e começar a investir seu tempo e energia em viver novamente.

Talvez essas tarefas não ocorram exatamente nesta ordem. Isso é normal. Não se condene por precisar de algum tempo antes de "continuar com a sua vida".

O luto tem seu próprio tempo. Ele pode durar somente alguns dias ou muitos meses. O luto pode voltar nos feriados ou no aniversário de vida ou de morte da pessoa querida. Tente se concentrar nos bons momentos que passaram juntos em vez de sua perda. Passar momentos com amigos ou família ajuda ao se sentir sozinho e solitário. Seja gentil consigo mesmo.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Existem maneiras de se ajudar a lidar com o luto e a perda. Elas incluem:

  • Chore. Algumas pessoas temem que, se começarem a chorar, não conseguirão parar. Isso não é verdade. A melhor maneira de lidar com o luto é chorar e falar sobre a perda.
  • Adie decisões maiores ou mudanças na vida (como vender sua casa ou mudar-se) até que seu raciocínio e sua perspectiva voltem ao normal.
  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Diga aos amigos que podem falar sobre sua perda e expressar seus sentimentos sobre ela. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região. Os grupos de apoio ao luto são muito úteis.
  • Dê valor a todos os seus sentimentos. Não diga a si mesmo, nem deixe que alguém lhe diga, como deve se sentir ou que já é hora de "seguir em frente" ou "superar isso". É normal sentir raiva, chorar e seguir em frente quando se sentir pronto.
  • Expresse seus sentimentos de forma criativa. Escreva um diário sobre sua perda ou escreva uma carta dizendo as coisas que você nunca disse. Talvez você queira criar um álbum de fotos ou recados como uma maneira de trabalhar seus sentimentos.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Evite o álcool e as drogas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
  • Prepare-se com antecedência para as coisas que podem desencadear o pesar. Feriados, aniversários e datas de momentos importantes podem trazer memórias e causar tristeza. Converse com amigos, parentes ou um terapeuta de saúde mental se ficar muito difícil. Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou terapeuta em quais sintomas ou problemas você deve prestar atenção e o que deve fazer se eles se manifestarem.

Procure atendimento de emergência se você estiver pensando seriamente em suicídio ou automutilação, violência ou em ferir outras pessoas.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2015-10-29
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image