Page header image

Lesão da Cabeça

(Head Injury)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Uma lesão da cabeça é qualquer lesão que causa ferimentos ao couro cabeludo, ao crânio ou ao cérebro. Algumas lesões podem causar uma dor branda, mas não resultam em problemas prolongados. Outras lesões podem danificar o cérebro e causar deficiência permanente ou morte.
  • Os sintomas de uma lesão da cabeça podem não aparecer por até 2 ou 3 dias. Se você está preocupado com a possibilidade de ter sofrido um traumatismo craniano grave ou uma concussão, entre em contato com seu profissional da área de saúde ou vá até o pronto-socorro mais próximo para ser examinado.
  • Pergunte para o profissional de saúde se há alguma atividade que você deve evitar e quando poderá voltar às suas atividades normais. Certifique-se de conhecer os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem.

________________________________________________________________________

O que é uma lesão da cabeça?

Uma lesão da cabeça é qualquer lesão que causa ferimentos ao couro cabeludo, ao crânio ou ao cérebro. Algumas lesões podem causar uma dor branda, mas não resultam em problemas prolongados. Outras lesões podem ser extremamente graves. Algumas lesões da cabeça podem causar uma concussão, que é uma lesão cerebral. As lesões podem variar de leves a graves. Lesões graves da cabeça podem causar incapacitação permanente ou morte.

Qual é a causa?

Uma lesão da cabeça pode ocorrer de diferentes maneiras:

  • Quando você cai e bate a cabeça
  • Quando você bate a cabeça em alguma coisa, como a porta de um armário ou o para-brisa em um acidente de carro
  • Quando um objeto atinge sua cabeça, como uma pedra ou uma bola
  • Quando sua cabeça é batida de um lado para outro e seu cérebro é severamente sacudido, como em um acidente de carro

As causas comuns de lesões da cabeça são acidentes de carro e de motocicleta, acidentes de bicicleta, atividades esportivas e quedas.

Quais são os sintomas?

Mesmo uma lesão leve da cabeça pode ser bastante dolorosa. A cabeça recebe um grande suprimento de sangue. Pequenos cortes na face ou no couro cabeludo podem sangrar muito. Pode haver uma grande área inchada onde o sangue se acumula sob a pele. A área pode ficar com hematomas e mudar de cor durante uma ou duas semanas.

Além da dor, os sintomas podem incluir:

  • Perda de consciência
  • Confusão e dificuldade de concentração
  • Sonolência
  • Tontura, fraqueza ou perda de equilíbrio
  • Vista embaçada ou sensibilidade à luz
  • Náuseas e vômitos
  • Convulsões

Os sintomas de uma lesão da cabeça podem não aparecer por até 2 ou 3 dias. Se você está preocupado com a possibilidade de ter sofrido um traumatismo craniano grave ou uma concussão, entre em contato com seu profissional da área de saúde ou vá até o pronto-socorro mais próximo para ser examinado.

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde perguntará como você feriu sua cabeça e o examinará. Seu profissional da área de saúde fará vários tipos de exames. Um desses exames testará sua capacidade de pensar e falar claramente e de seguir instruções. Outro exame testará seu equilíbrio, força e reflexos.

Algumas pessoas que sofreram lesão da cabeça precisam de:

  • Uma tomografia computadorizada, que é uma série de raios X tirados de diferentes ângulos e organizados por um computador para mostrar cortes transversais do cérebro.
  • Uma ressonância magnética, que usa um forte campo magnético e ondas de rádio para capturar imagens de diferentes ângulos e mostrar cortes transversais do cérebro.

Qual é o tratamento?

Nenhuma pessoa que possa ter sofrido uma lesão grave da cabeça ou do pescoço deve ser movida. Uma ambulância deve ser chamada imediatamente. Se seu pescoço doer após uma lesão da cabeça, tente não movê-lo até que você possa ser examinado por um profissional da área de saúde.

Se você tiver um corte profundo ou longo na cabeça, poderá precisar de pontos. Talvez você também precise de uma vacina antitetânica, dependendo de como você se feriu e de quando você tomou a vacina pela última vez.

No caso de uma lesão leve da cabeça, você pode tomar acetaminofeno para a dor, caso não tenha nenhuma restrição médica à ingestão desse medicamento. Não tome aspirina ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, pois esses medicamentos podem agravar qualquer sangramento. O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. Leia o rótulo atentamente e siga as indicações de uso. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, não tome mais de 3000 miligramas (mg) no período de 24 horas nem por mais de 10 dias. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que você toma também contêm acetaminofeno. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando estes medicamentos.

Não beba álcool nem tome nenhum medicamento que possa deixá-lo sonolento ou confuso (como narcóticos ou sedativos), a menos que esteja tomando esses medicamentos regularmente para outro problema médico. Os efeitos dessas drogas podem ser confundidos com os sinais de uma concussão.

Se a lesão tiver ocorrido durante a prática de algum esporte, não volte a praticá-lo no mesmo dia. Pergunte ao seu profissional da área de saúde quando você poderá voltar a praticar esportes.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar dessa lesão
  • Se há atividades que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.

Como posso ajudar a evitar uma lesão da cabeça?

  • Use um capacete ou acessórios de proteção e siga as normas de segurança sempre que praticar esportes ou realizar atividades de alto risco, como alpinismo, esqui, ciclismo e snowboard.
  • Sempre use o cinto de segurança quando andar de carro.
  • Seja extremamente cauteloso ao caminhar sobre superfícies irregulares ou escorregadias.
  • Siga as práticas de segurança no local de trabalho e em casa – por exemplo, ao subir em uma escada.
  • Torne as áreas da casa seguras. Por exemplo, remova tapetes soltos, instale corrimãos nas escadas e use iluminação apropriada em toda a casa.
  • Não dirija nem opere máquinas depois de consumir álcool ou drogas.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2015-03-09
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image