Page header image

Hérnia de Disco

(Herniated Disk)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A hérnia de disco é quando a camada de tecido entre os ossos da coluna vertebral fica saliente, saindo do lugar.
  • A hérnia de disco pode ser tratada com fisioterapia, com um suporte ou, algumas vezes, com medicamentos ou cirurgia.
  • Manter os músculos fortes e a postura adequada pode ajudar a evitar problemas de hérnia de disco.

________________________________________________________________________

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é um disco que se protuberou para fora de seu lugar adequado no pescoço ou nas costas. Os discos são almofadas borrachentas entre os ossos da coluna (vértebras). Os discos funcionam como amortecedores entre cada um dos ossos da coluna vertebral. Quando um disco se protubera para fora, ele pode pressionar os nervos próximos e causar dor e outros sintomas.

Às vezes, a hérnia de disco é chamada de disco rompido.

Qual é a causa?

A hérnia de disco, na maioria das vezes, resulta do desgaste na coluna conforme você envelhece. Às vezes, ela é causada por uma lesão. Você tem mais chances de ter uma hérnia de disco se forçar constantemente o pescoço e as costas. Isso pode ocorrer, por exemplo, ao não utilizar a técnica adequada ao levantar, empurrar ou puxar algo pesado. Estar acima do peso também pode colocar estresse extra sobre suas costas. Você também pode ter um risco maior de ter hérnia de disco se:

  • Você fuma.
  • Você permanece sentado por longos períodos de tempo sem apoio da lombar.
  • Trabalhar com frequência em um laptop.
  • Você dirige muito - por exemplo, você é um motorista de caminhão.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de uma hérnia de disco podem começar lentamente ou de repente. Onde você terá os sintomas dependerá de onde a hérnia de disco está em sua coluna. Os sintomas mais comuns são dormência, formigamento, dores ou fraqueza nas nádegas, ombros, pernas ou braços.

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre seus sintomas, atividades e histórico médico. Ele examinará sua coluna vertebral. Os exames podem incluir:

  • Testes dos movimentos e reflexos de seus braços e pernas
  • Raio-X ou outros tipos de exames da coluna
  • Eletromiografia, que é um exame da atividade elétrica nos músculos

Qual é o tratamento?

O profissional da área de saúde poderá recomendar:

  • Descanso. Sempre é melhor tentar permanecer ativo. Portanto, não fique na cama por mais de um ou dois dias, ou pelo tempo recomendado por seu profissional da área de saúde.
  • Medicamentos. Vários tipos de medicamentos podem ajudar a reduzir as dores nas costas. Você pode usar medicamentos orais ou seu profissional da área de saúde pode aplicar uma injeção de esteroides na sua coluna vertebral. Tome todos os medicamentos conforme recomendado por seu profissional da área de saúde.
  • Fisioterapia. Isso pode incluir massagem, tração (força aplicada na coluna para ajudar a aliviar a pressão sobre os nervos) ou outros tratamentos. Você pode precisar fazer exercícios para fortalecer as costas, reduzindo assim as probabilidades de lesões. Você pode aprender a proteger as costas enquanto trabalha ou pratica esportes.
  • Um colar cervical ou um suporte para as costas. Usar um colar cervical por um curto período de tempo pode ajudar a manter seu pescoço na posição correta enquanto ele está em recuperação.

Com o tratamento, a dor deve melhorar dentro de algumas semanas, mas você pode continuar a ter um pouco de dor por alguns meses. Se você continuar com dor, o profissional da área de saúde pode aplicar uma injeção com um medicamento esteróide. Se os sintomas persistirem, seu profissional da área de saúde pode recomendar uma cirurgia, porém ela não costuma ser necessária.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Para ajudar a aliviar a dor:

  • Tome medicamentos contra a dor de acordo com as instruções do seu profissional da área de saúde.
  • Aplique uma compressa de gelo, bolsa de gelo ou um pacote de alimentos congelados envolvido em um pano na área lesionada durante 20 minutos a cada 3 ou 4 horas. Após alguns dias, uma almofada de aquecimento em baixa temperatura ou um bolsa de água quente também podem ajudar.

Sempre mantenha uma boa postura para não colocar pressão extra sobre a coluna.

  • Fique de pé de forma reta, com ombros para trás e barriga dentro Se você tiver que ficar de pé por um longo tempo, movimente-se com frequência e mude o peso de um pé para outro. Se possível, coloque um do pés sobre um apoio para os pés com cerca de 6 a 8 polegadas (15.2 cm - 20.3 cm) de altura. Isso mantém suas costas retas e coloca pouca pressão sobre a coluna.
  • Sente-se em cadeiras com um bom suporte para a região lombar e mantenha os pés apoiados no chão ou em cima de um apoio para os pés. Levante-se mais ou menos a cada 20 minutos e alongue-se.

Quando precisar levantar algo pesado, não se incline a partir de sua cintura. Dobre os joelhos e agache-se para erguer o que você tiver que levantar. Mantenha as costas o mais reto possível. Use os músculos da coxa em vez de suas costas para fazer o levantamento. Não se incline. Sempre mantenha os objetos perto do seu corpo ao levantá-los, abaixá-los ou carregá-los.

Ao dormir, encontre a posição mais confortável para você e que ofereça suporte para suas costas. Por exemplo:

  • Deite-se de costas sobre um colchão firme ou um colchão suportado por tábuas rígidas. Coloque um travesseiro sob os joelhos quando dormir de costas.
  • Deite-se de barriga para baixo com um travesseiro sob o peito.
  • Deite-se de lado com um travesseiro entre as pernas.
  • Se você não conseguir encontrar uma posição confortável, tente deitar-se de costas com as pernas erguidas de modo que seus joelhos fiquem dobrados formando um ângulo de 90°. Esse é o mesmo ângulo formado pelos joelhos se você estivesse sentado ereto em uma cadeira. Uma maneira de descansar nessa posição é deitar-se no chão, dobrar os joelhos e colocar as pernas no assento de uma cadeira.

Siga as orientações do seu profissional da área de saúde, incluindo quaisquer exercícios recomendados. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Se há alguma atividade que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.

Como posso evitar a hérnia de disco?

  • Mantenha seus músculos fortes para que eles possam sustentar sua coluna com mais eficiência. Caminhada e natação são exemplos de bons exercícios que fortalecem e protegem a coluna vertebral.
  • Perca peso se você estiver acima do peso.
  • Pratique a boa postura.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2016-07-15
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image