Page header image

Gripe (Influenza)

(Flu (Influenza))

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A gripe é causada por um vírus e pode ser transmitida pela tosse ou espirro, ou por tocar em algo que contenha o vírus.
  • A vacina contra a gripe é a melhor maneira de ajudar a evitar a gripe. Também é importante lavar as mãos com frequência. A gripe pode ser tratada com descanso, com a ingestão de muito líquido e, às vezes, com medicamento.
  • Se você tiver algum problema de saúde e pegar gripe, é melhor marcar uma consulta com seu profissional da área de saúde.

________________________________________________________________________

O que é gripe?

A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção causada por um vírus. A gripe afeta o corpo todo, principalmente as vias respiratórias, e causa sintomas parecidos com os do resfriado. Os sintomas da gripe tendem a ser piores do que os sintomas do resfriado e, muitas vezes, pode ser difícil de dizer a diferença entre gripe e resfriado, a menos que você faça um exame.

A infecção pelo vírus da gripe algumas vezes conduz a outras infecções – por exemplo, dos ouvidos, das cavidades nasais e do tórax. A pneumonia também pode ocorrer como resultado da gripe. Ela pode ser causada pelo próprio vírus da gripe ou por bactérias que infectam os tecidos pulmonares danificados pelo vírus. Adultos mais velhos, pessoas cujos sistemas imunológicos estão fracos e pessoas com problemas médicos crônicos, como doenças cardíacas ou pulmonares ou diabetes, estão sujeitas ao risco de apresentar sintomas ou problemas mais graves. Por isso, é importante tentar evitar a gripe tomando a vacina todos os anos.

Qual é a causa?

A gripe é causada por um vírus. Quando você tem gripe, o vírus está no muco e na saliva e pode se espalhar para os outros quando você tosse ou espirra. As pessoas também podem contrair gripe quando tocam alguma coisa que contenha o vírus da gripe (como copos, maçanetas e mãos) e, em seguida, tocam sua boca, seu nariz ou seus olhos.

Surtos de gripe ocorrem todos os anos, geralmente no final do outono e no inverno.

Quais são os sintomas?

A gripe tende a começar repentinamente. Você pode se sentir bem uma hora e doente na hora seguinte. Os sintomas da gripe podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Calafrios, suor e febre
  • Tosse
  • Nariz escorrendo ou constipado
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e corporais
  • Inflamação na garganta
  • Cansaço

A gripe normalmente dura de 3 a 7 dias. A pessoa afetada começa a se sentir melhor depois de aproximadamente 2 dias.

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre os seus sintomas e poderá examiná-lo. O diagnóstico geralmente é baseado nos sintomas. Existem testes de laboratório para a gripe, mas na maioria dos casos eles são desnecessários, especialmente se muitas outras pessoas na sua comunidade estiverem gripadas.

Qual é o tratamento?

Geralmente é possível tratar os sintomas em casa.

  • Descanse bastante.
  • Beba bastante líquido. Água, caldo de galinha, suco, soluções eletrolíticas e bebidas sem cafeína são as melhores opções. Quando você tem febre alta, seu corpo necessita de mais líquido porque você perde mais água pela respiração e pela pele. O consumo de líquidos em quantidade suficiente também ajuda o muco nas cavidades nasais e nos pulmões a permanecer fino, facilitando sua eliminação do organismo. Quando o muco é fino, é menor a probabilidade de que ele provoque uma infecção nas cavidades nasais ou no peito.
  • Considere a possibilidade de tomar acetaminofeno ou ibuprofeno para aliviar as dores de cabeça e dores musculares e baixar a febre. Leia o rótulo e siga as indicações de uso. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, você não deve tomar esses medicamentos por mais de 10 dias.
    • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade.
    • O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, não tome mais de 3000 miligramas (mg) no período de 24 horas. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que você toma também contêm acetaminofeno. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando estes medicamentos.
  • Se o seu nariz ou as cavidades nasais ficarem congestionados, um medicamento descongestionante pode ajudá-lo a se sentir melhor. Tomar um descongestionante pode ajudar a evitar infecções nos ouvidos ou nas cavidades nasais.
  • Medicamentos ou pastilhas para tosse podem ajudar a controlar temporariamente a tosse.

Medicamentos antivirais são aqueles que seu profissional da área de saúde pode prescrever para atenuar os sintomas da gripe. Eles também podem ajudá-lo a se sentir melhor um pouco mais rápido. Alguns exemplos desse tipo de medicamento são zanamivir (Relenza) e oseltamivir (Tamiflu). O medicamento pode ser administrado na forma de comprimidos ou de spray nasal. Ele só é útil se começar a ser administrado nos dois primeiros dias da doença. Geralmente ele é administrado apelas por alguns dias. Mesmo que você esteja tomando medicamentos antivirais, poderá transmitir o vírus da gripe para outras pessoas. Continua a ser importante lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz quando você tossir ou espirrar.

Seu profissional da área de saúde poderá prescrever medicamentos antivirais se você ainda não estiver doente, mas tiver sido exposto à gripe e não tiver tomado a vacina contra gripe.

Fale com seu profissional da área de saúde se você tiver sintomas de gripe e:

  • Tiver doença cardíaca, asma, bronquite crônica, doença renal, diabetes ou outro problema médico crônico.
  • Seu sistema imunológico não funcionar normalmente (por exemplo, porque você está tomando um medicamento esteroide para um problema médico).
  • Seus sintomas ficarem mais severos, você tiver uma tosse dolorosa, estiver expelindo muco na tosse ou estiver sentindo dificuldade para respirar. Esses sintomas podem ser indicativos de pneumonia.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar dessa doença
  • Quais atividades você deve evitar e quando poderá retornar às atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up.

Como posso ajudar a evitar a gripe?

A vacina contra a gripe é a melhor maneira de ajudar a evitar a gripe. Se você tiver gripe, a vacina pode ajudar a evitar que você fique realmente doente. A vacina contra a gripe é recomendada para adultos e crianças com 6 meses ou mais de idade. É especialmente importante para aqueles com uma doença crônica.

A vacina contra a gripe pode ser aplicada na forma de injeção ou spray nasal.

  • A vacina contém vírus mortos e é segura para qualquer pessoa acima de 6 meses de idade.
  • O spray nasal contém um vírus vivo enfraquecido e pode ser administrado somente em crianças saudáveis acima de 2 anos de idade e em adultos saudáveis com menos de 50 anos, exceto gestantes. Mulheres grávidas, crianças com menos de 2 anos, pessoas com 50 anos ou mais ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido, asma ou algumas outras condições médicas não podem receber o spray nasal. Se estiver pensando em receber o spray nasal, pergunte ao seu profissional da área de saúde se ele é recomendado para você.

Você deve tomar uma nova dose da vacina contra gripe a cada ano, porque ela perde o efeito com o tempo e é alterada anualmente para oferecer proteção contra as cepas de gripe mais prováveis no ano em curso. É melhor tomar a nova vacina o mais breve possível, antes que a temporada de gripe comece. Entretanto, se a vacina ainda estiver disponível, pode ser útil tomá-la a qualquer momento durante a temporada de gripe. A temporada de gripe normalmente começa em outubro e pode durar até maio.

As temporadas de gripe podem variar de uma região para outra. Se você corre alto risco de infecção e pretende viajar para uma área onde pode estar exposto à gripe, não se esqueça de tomar uma vacina contra gripe atualizada antes de viajar.

Outras coisas que podem ajudá-lo a evitar a gripe são:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Lave por 20 segundos (tempo suficiente para cantar “Parabéns a você”) ou use um gel à base de álcool para limpeza das mãos.
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca quando estiver em locais públicos.
  • Se possível, mantenha uma distância mínima de 6 pés de pessoas que estejam doentes.
  • Tente cuidar bem de si próprio: Durma bastante, permaneça fisicamente ativo, administre seu estresse, beba muito líquido e mantenha uma alimentação saudável. Pare de fumar.
  • Mantenha as superfícies limpas — especialmente criados mudos, superfícies do banheiro e brinquedos infantis. Alguns vírus e bactérias podem sobreviver duas horas ou mais em superfícies como mesas de cafeteria, maçanetas e mesas. Limpe-as com um desinfetante doméstico de acordo com as instruções no rótulo.

Se você estiver doente, poderá ajudar a proteger os outros se:

  • Não for para o trabalho ou para a escola. Evitar contato com outras pessoas, exceto para obter cuidados médicos.
  • Cobrir seu nariz e sua boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Jogar o lenço no lixo depois de usá-lo e, em seguida, lavar as mãos. Se não tiver um lenço, tussa ou espirre na manga da camisa em vez de usar as mãos.
  • Lave as mãos com frequência com água e sabão ou com um gel limpador à base de álcool, especialmente depois de usar lenços ou cobrir a tosse ou espirro com as mãos.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2016-08-30
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image