Page header image

Depressão Maior

(Major Depression)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A depressão maior é uma depressão profunda que dura mais de duas semanas. Depressão é uma condição em que você se sente triste, desesperado e desinteressado da vida cotidiana.
  • O tratamento pode incluir medicamentos, terapia e aprendizagem de formas de controlar o estresse. Em casos graves, talvez você tenha que ser tratado no hospital.
  • Se você está deprimido e sente que pode machucar a si mesmo ou a alguém, ligue para seu profissional da área de saúde ou terapeuta imediatamente.

________________________________________________________________________

O que é a depressão maior?

A depressão maior é uma depressão profunda que dura mais de duas semanas. Depressão é uma condição em que você se sente triste, desesperado e desinteressado da vida cotidiana. A depressão pode impedir a realização das atividades cotidianas. A depressão maior pode ocorrer apenas uma vez ou várias vezes em sua vida.

Qual é a causa?

A causa exata da depressão não é conhecida. Algumas das possíveis causas incluem:

  • O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com esse distúrbio podem ter excesso ou falta dessas substâncias.
  • A depressão é mais comum se você tiver um parente direto que tem depressão. A depressão maior pode ser causada por genes passados de pai para filho.
  • Abuso infantil, negligência ou pobreza podem aumentar o risco de desenvolver depressão durante a infância ou muitos anos mais tarde. Eventos estressantes e outros problemas que causam o estresse também podem desempenhar um papel.
  • As pessoas que têm baixa autoestima ou uma atitude negativa sobre a vida têm maior risco de ter depressão.
  • Alguns medicamentos podem causar depressão ou piorá-la. Isso inclui alguns medicamentos para pressão arterial, comprimidos para insônia, anticonvulsivos e esteroides como a prednisona.
  • Problemas médicos graves, como doenças do coração, câncer ou dores crônicas, aumentam os riscos de depressão.
  • Outros problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático ou transtornos alimentares, aumentam o risco de depressão.
  • Álcool ou abuso de drogas aumentam o seu risco.

A depressão é mais comum em mulheres do que em homens. Ela pode começar em qualquer idade.

Quais são os sintomas?

Além da sensação de profunda tristeza e desinteresse em coisas normalmente apreciadas, os sintomas podem incluir:

  • Irritação
  • Acordar muito cedo, dormir mais do que o normal ou problemas para dormir
  • Perceber alterações em seu apetite e peso, tanto para mais como para menos
  • Sentir-se muito cansado ou com pouca energia
  • Baixo desejo sexual
  • Sensação de inutilidade e culpa
  • Incapacidade de se concentrar ou lembrar coisas
  • Sensação de desespero ou simplesmente não se importar com nada
  • Sintomas físicos como dores de cabeça ou nas articulações
  • Pensar com frequência em morte ou suicídio

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas. Você pode passar por exames para procurar outras possíveis causas dos seus sintomas.

Qual é o tratamento?

A depressão pode ser tratada com sucesso com terapia, medicamentos ou ambos.

Medicamentos

Diversos tipos de medicamentos podem ajudar. Seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento ideal. Talvez você precise tomar mais de um tipo de medicamento.

Terapia

Consultar um terapeuta de saúde mental pode ajudar. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de terapia que o ajuda a identificar e mudar a sua forma de pensar e a aprender maneiras de lidar melhor com o estresse. Aprender maneiras de substituir pensamentos negativos por pensamentos mais positivos pode ajudá-lo a combater a depressão.

A terapia interpessoal pode ajudá-lo a lidar com uma ou duas áreas problemáticas, como os relacionamentos com amigos e familiares.

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr, rTMS) pode ser outra opção. Ela usa impulsos magnéticos para estimular as células nervosas do cérebro e aliviar os sintomas da depressão.

Se você tem depressão grave que não melhora o suficiente com medicamentos e terapia, a eletroconvulsoterapia (ECT) pode ser muito útil. Na ECT, uma corrente elétrica controlada passa pelo cérebro, produzindo uma convulsão muito breve. Isso pode diminuir os sintomas que afetam seus pensamentos, emoções e ações.

Outros tratamentos

Recomenda-se adotar uma dieta rica em frutas e vegetais. Um suplemento multivitamínico e mineral também pode ser recomendado. Aprender maneiras de relaxar pode ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e terapia.

Há quem afirme que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas da depressão Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir os sintomas da depressão. A erva de São João pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. No entanto, ela não ajudará casos graves de depressão. Não está provado que o uso de suplementos à base de ervas ou dietéticos proporcionem um alívio consistente ou eliminem completamente os sintomas da depressão. Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar quanto à intensidade e aos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usar qualquer um desses produtos.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

  • Tome seus medicamentos todos os dias, mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar o seu medicamento sem que o profissional de saúde concorde com isso.
  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.
  • Pratique exercícios. Faça coisas que você pode desfrutar, mesmo quando não sentir vontade.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, tente parar. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
  • Evite álcool e drogas, pois eles podem agravar os seus sintomas.
  • Verifique seus medicamentos. Certos medicamentos podem aumentar os sintomas da depressão. Se você já teve depressão, informe todos os profissionais da área de saúde com os quais você se tratar sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo medicamentos naturais e sem prescrição médica.
  • Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.

Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas.

Para mais informações, entre em contato com:

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2016-08-05
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image