Page header image

Depressão Devida a uma Condição Médica

(Depression Due to a Medical Condition)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Certas doenças podem fisicamente causar depressão e fazer você se sentir triste, sem esperança e desinteressado pela vida cotidiana.
  • A depressão pode ser tratada com sucesso com terapia, medicamentos ou ambos. Às vezes, tratar os problemas médicos ajuda no tratamento da depressão.
  • Se você está deprimido e sente que pode machucar a si mesmo ou a alguém, ligue para seu profissional da área de saúde ou terapeuta imediatamente.

________________________________________________________________________

O que é depressão devida a uma condição médica?

Depressão é uma condição em que você se sente triste, desesperado e desinteressado da vida cotidiana. Muitos problemas clínicos podem produzir alterações em seu corpo que causam depressão. Alguns exemplos são doença cardíaca, um acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, problemas hormonais e câncer. Conforme sua condição física melhorar, normalmente, a depressão também melhorará. No entanto, se a sua saúde não melhorar, a depressão poderá continuar.

Qual é a causa?

O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com depressão podem ter excesso ou falta dessas substâncias. Muitos problemas médicos alteram o equilíbrio das substâncias químicas no corpo, tais como:

  • Derrames cerebrais ou doenças cardíacas
  • Problemas cerebrais, como doença de Parkinson, doença de Huntington ou lesão cerebral traumática
  • Problemas hormonais como problemas de tireoide ou alterações na glândula suprarrenal
  • Infecções como mononucleose, hepatite ou pneumonia
  • Câncer

Certos medicamentos também podem causar ou agravar a depressão.

Além de condições médicas que causam fisicamente a depressão, também é possível entrar em depressão por estar doente. A doença pode reduzir a sua energia, fazer você se sentir sozinho e mudar a maneira como você se vê.

Quais são os sintomas?

Além da sensação de tristeza e desinteresse nas coisas, os sintomas podem incluir:

  • Irritação
  • Acordar muito cedo, dormir mais do que o normal ou problemas para dormir
  • Perceber alterações em seu apetite e peso, tanto para mais como para menos
  • Sentir-se muito cansado ou com pouca energia
  • Baixo desejo sexual
  • Sensação de inutilidade e culpa
  • Incapacidade de se concentrar ou lembrar coisas
  • Sensação de desespero ou simplesmente não se importar com nada
  • Preocupação de que você jamais irá melhorar

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas. Você pode ter que fazer alguns exames de laboratório para verificar se não existem outros problemas médicos.

Qual é o tratamento?

A depressão pode ser tratada com sucesso com terapia, medicamento ou ambos. Às vezes, tratar os problemas médicos ajuda no tratamento da depressão. Por exemplo, tratar a doença da tireoide pode ajudar a tratar os sintomas da depressão. Porém, em certos casos, a depressão continua mesmo depois do tratamento da doença. Às vezes, tratar a depressão ajuda a tratar os sintomas médicos. Por exemplo, alguns medicamentos usados para tratar a depressão ajudam a tratar enxaquecas. Tratar a depressão pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente de acidentes vasculares cerebrais ou doenças cardíacas.

Medicamentos

Diversos tipos de medicamentos podem ajudar. Seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento ideal. Antes de tomar qualquer medicamento para depressão, consulte o seu profissional da área de saúde para garantir que esse medicamento não irá interagir com os medicamentos que você está tomando para tratar o seu problema médico.

Terapia

Consultar um terapeuta de saúde mental pode ajudar. A terapia cognitivo-comportamental (TCC, CBT) é uma forma de terapia que o ajuda a identificar e mudar a sua forma de pensar e a aprender maneiras de lidar melhor com o estresse. Aprender maneiras de substituir pensamentos negativos por pensamentos mais positivos pode ajudá-lo a combater a depressão.

Outros tratamentos

Aprender maneiras de relaxar pode ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e terapia.

Há quem afirme que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas da depressão Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar quanto à intensidade e aos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Antes de tomar qualquer suplemento, certifique-se de que ele não agravará o seu problema médico e não irá interagir com outros medicamentos que você está tomando. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usar qualquer um desses produtos.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região.
  • Siga todo o tratamento prescrito pelos seus profissionais da área de saúde. É importante trabalhar com sua equipe médica. Eles podem ajudá-lo a lidar com os efeitos físicos e emocionais da sua doença e do tratamento. Se você quiser parar com um medicamento ou outra parte do seu tratamento, em primeiro lugar fale sobre isso com um de seus profissionais da área de saúde.
  • Pratique exercícios. Faça coisas que você pode desfrutar, mesmo quando não sentir vontade.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar, como ter um hobby, ouvir música, assistir filmes ou caminhar. Tente exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, tente parar. Evite álcool e drogas, pois eles podem agravar os seus sintomas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
  • Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que esteja usando.
  • Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.

Procure atendimento de emergência se você ou alguém de quem você goste estiver pensando seriamente em suicídio ou em ferir outras pessoas.

Para mais informações, entre em contato com:

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2016-08-05
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image