Náusea e Vômito
O que são náusea e vômito?
A náusea é uma sensação de mal-estar estomacal e, muitas vezes, é a sensação que temos antes de vomitar. O vômito é a expulsão de alimentos e líquidos do estômago através da boca. Às vezes você pode sentir náusea e não apresentar vômito. O vômito pode proteger o corpo através da expulsão de substâncias nocivas.
Quais são as causas da náusea e do vômito?
A náusea e o vômito são sintomas que podem ser causados por diversas coisas, como:
- Gastroenterite viral, que é uma infecção causada por um vírus
- Enjoo causado por movimento (como sentir-se enjoado ao andar de barco ou em um automóvel)
- Intoxicação alimentar ou outras infecções
- Uso de álcool
- Sentir o cheiro ou ver coisas desagradáveis
- Gravidez
- Ferimento na cabeça
- Estresse e ansiedade
- Problemas no ouvido interno
- Tratamento de câncer
- Ataque cardíaco
Também podem acontecer como um efeito colateral de alguns medicamentos.
Qual é o tratamento?
Se você tiver vômitos graves, seu corpo pode perder muito líquido e você pode ficar desidratado. Para evitar esse problema, é preciso repor os líquidos perdidos.
- Descanse seu estômago, mas continue ingerindo líquidos. Você pode fazer isso ficando em jejum e bebendo somente líquidos leves. Se você vomitar muito, o melhor é beber apenas pequenos goles, com frequência. Beber muito de uma única vez pode causar mais vômito. Líquidos leves incluem:
- Água
- Chá fraco
- Sucos de frutas misturados meio a meio com água
- Refrigerantes de cor clara e sem cafeína (como o 7-UP) após mexer até que as bolhas desapareçam (as bolhas podem piorar o vômito)
- Bebidas esportivas ou outras bebidas isotônicas
- Evite bebidas ácidas, como suco de laranja, ou com cafeína, como o café. Caso tenha diarreia, não beba leite.
- Bebidas geladas podem ajudar. Chupe pedaços de gelo ou picolés se você se sentir muito enjoado para beber líquidos. Passe gradativamente a beber maiores quantidades de líquidos leves. Se você vomitar, espere uma hora e depois comece novamente com pequenos goles.
- Quando você ficar sem vomitar por várias horas, você pode começar a comer alimentos leves e naturais e a beber líquidos sem irritar o estômago. Boas opções são:
- Jell-O
- Bolachas salgadas
- Torradas
- Macarrão comum
- Arroz
- Cereais cozidos
- Batatas cozidas ou em forma de purê
- Ovo cozido mole
- Purê de maçã
- Bananas
- Coma devagar e evite alimentos que sejam difíceis de digerir ou podem irritar o estômago, como alimentos ácidos (como tomates ou laranjas), alimentos picantes ou gordurosos, carnes e vegetais crus. Você poderá voltar à sua dieta normal em cerca de 3 dias.
- Se você tiver cólicas ou dor de estômago, colocar uma garrafa de água quente ou uma bolsa de calor em seu estômago pode ajudar. Cubra a garrafa de água quente com uma toalha ou use a bolsa de calor em temperatura baixa, para evitar queimar sua pele.
- Descanse o máximo possível. Sente-se ou deite-se com a cabeça apoiada. Não deite na posição horizontal por pelo menos 2 horas após uma refeição.
- Não tome aspirina, ibuprofeno, ou outros anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDS) sem consultar o seu profissional da área de saúde. Os NSAIDs, como ibuprofeno, naproxeno, e aspirina podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade. Leia o rótulo e siga as indicações de como usar. A menos que recomendado por seu profissional da área de saúde, não tome esses medicamentos por mais de 10 dias.
- Entre em contato com seu profissional da área de saúde se:
- Os sintomas piorarem.
- Você continuar a ter sintomas graves por mais de 1 ou 2 dias, ou você não estiver melhorando depois de alguns dias.
- Você começar apresentar sintomas como sangue em seu vômito, diarreia sanguinolenta, ou dor de estômago severa.
Se você tiver vômitos graves, seu corpo pode perder muito líquido e você pode ficar desidratado. A desidratação pode ser muito perigosa, especialmente para crianças e idosos. É possível que você esteja perdendo também minerais que seu corpo precisa para continuar funcionando normalmente. Seu profissional da área de saúde pode recomendar uma reidratação oral, que é feita com uma bebida que repõe os líquidos e sais minerais. Caso você esteja muito desidratado, você pode precisar receber fluidos intravenosos no hospital.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por
RelayHealth.Última modificação: 2012-12-17
Última revisão: 2014-12-05
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.