Page header image

Distúrbio relacionado ao uso de nicotina

(Nicotine Use Disorder)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • O distúrbio relacionado ao uso de nicotina causa graves problemas pessoais, familiares e de saúde. A nicotina é uma substância química encontrada em cigarros, fumo para cachimbos, charutos e fumo de mascar. Ela é tanto um estimulante, que aumenta a sua energia, quanto um sedativo, que o acalma.
  • O distúrbio relacionado ao uso de nicotina pode ser tratados. Você precisa parar com toda a forma de uso de tabaco, incluindo cigarros, charutos, cachimbos e fumo de mascar. O seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos para ajudá-lo a reduzir o desejo e diminuir as sensações positivas causadas pela nicotina. Participar de um programa para parar de fumar durante o uso dos medicamentos pode ajudá-lo.
  • A melhor maneira de ajudar a si mesmo é visitar seu profissional da área de saúde e fazer planos para parar de fumar.

________________________________________________________________________

O que é o distúrbio relacionado ao uso de nicotina?

A nicotina é uma substância química encontrada em cigarros, fumo para cachimbos, charutos e fumo de mascar. Ela é tanto um estimulante, que aumenta a sua energia, quanto um sedativo, que o acalma.

O distúrbio relacionado ao uso de nicotina causa graves problemas pessoais, familiares e de saúde. Quanto mais afirmações se relacionarem a você, mais grave é o seu distúrbio relacionado ao uso de nicotina.

  1. Você usa mais nicotina ou consome nicotina por mais tempo do que o esperado.
  2. Você tenta diminuir ou parar, mas não consegue.
  3. Gasta muito tempo e energia para obter, usar e se recuperar dos efeitos dela.
  4. Você deseja tanto usar nicotina que não consegue em pensar em outra coisa.
  5. Você tem problemas no trabalho ou escola ou parou de cuidar das pessoas que dependem de você.
  6. Você tem problemas de relacionamento porque não cumpre suas promessas, briga ou se torna violento com outras pessoas.
  7. Você para de fazer coisas que eram importantes para você, como esporte, lazer ou passar tempo com amigos ou família devido ao uso de nicotina.
  8. Você usa nicotina até mesmo quando é perigoso, como ao dirigir ou ao operar máquinas.
  9. Você continua usando nicotina mesmo sabendo que isso está prejudicando a sua saúde física e mental.
  10. Você precisa usar cada vez mais a droga ou usá-la mais frequentemente para obter os mesmos efeitos. Isso é chamado de tolerância.
  11. Você apresenta sintomas de abstinência quando para de usar.

Distúrbio relacionado ao uso de nicotina também pode ser chamado de abuso de drogas, abuso de substâncias, dependência ou vício. A nicotina é muito viciante e fumar cigarros é perigoso para você e para as pessoas que estão próximas a você quando você fuma. Sempre que você fuma, substâncias químicas venenosas vão para o ar. Todos os anos, muitos não fumantes morrem de câncer de pulmão porque foram fumantes passivos.

Qual é a causa?

O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. A nicotina altera o equilíbrio dessas substâncias em seu cérebro. Ao usar nicotina regularmente, o seu cérebro começa a se acostumar com ela. Como resultado, você não se sente bem a menos que a use. Ao parar repentinamente de usar a nicotina, o equilíbrio de substâncias químicas em seu cérebro é alterado, causando então os sintomas da abstinência.

Você pode desfrutar do ritual de manusear, acender e fumar os cigarros. Se tentar parar de fumar, a ausência desses rituais pode agravar ainda mais a ansiedade e os sintomas de abstinência.

Você tem uma probabilidade maior de se tornar dependente da nicotina se:

  • Tem um histórico familiar de abuso de tabaco, drogas ou álcool
  • Já abusou de tabaco, drogas ou álcool
  • Fica facilmente frustrado, tem problemas para lidar com o estresse ou não tem autoconfiança suficiente
  • Convive regularmente com pessoas que fumam, bebem ou usam drogas
  • Tem um problema de saúde mental

Quais são os sintomas?

Os sintomas do distúrbio relacionado ao uso de nicotina depende de quanto e com que frequência você usa a nicotina. Os sintomas podem variar de leves a graves, tais como:

  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Cheiro de fumo/cigarros e mau hálito
  • Dificuldade de respirar ao fazer atividades como subir escadas
  • Congestão nasal e tosse constante
  • Problemas para dormir
  • Resfriados frequentes ou outras infecções

Você também pode ter sintomas de problemas de saúde novos ou piores causados pelo uso da nicotina no longo prazo, como:

  • DPOC ou câncer de pulmão
  • Câncer de boca, garganta, bexiga, rim e estômago
  • Doenças cardíacas
  • Insuficiência renal
  • Derrame cerebral (Stroke)

Mulheres grávidas fumantes têm maior risco de sofrer aborto espontâneo, parto prematuro e ter um bebê com baixo peso no nascimento. Os sintomas da abstinência da nicotina podem variar de leves a graves. Você pode apresentar alguns desses sintomas ao parar de usar a nicotina:

  • Inquietação e irritabilidade
  • Depressão ou ansiedade
  • Dificuldade para prestar atenção
  • Problemas para dormir
  • Aumento do apetite
  • Dores de cabeça
  • Desejo pelo tabaco

Os sintomas da abstinência podem ser muito fortes, especialmente durante as primeiras 72 horas após parar de usar tabaco. Após os primeiros dois ou três dias os sintomas melhoram.

Como é feito o diagnóstico?

O seu profissional da área de saúde perguntará quanto e com que frequência você fuma. Seja honesto a respeito do seu hábito de fumar. O seu profissional da área de saúde precisa dessas informações para lhe fornecer o tratamento correto. Ele também fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico, bem como o examinará. Pode ser necessário realizar exames de urina e sangue.

Qual é o tratamento?

O distúrbio relacionado ao uso de nicotina pode ser tratado. Você precisa parar com toda a forma de uso de tabaco, incluindo cigarros, charutos, cachimbos e fumo de mascar.

O seu profissional da área de saúde pode recomendar alternativas à nicotina capazes de quase dobrar suas chances de parar de fumar para sempre. Você pode comprar chicletes, adesivos ou pastilhas de nicotina sem receita. O seu profissional da área de saúde pode receitar inaladores e sprays nasais. A terapia de substituição da nicotina o ajuda a reduzir lentamente a quantidade de nicotina no seu corpo ao longo do tempo. Usar uma alternativa à nicotina durante o processo de parar de fumar pode reduzir o desejo pela nicotina e aliviar os sintomas físicos. A dose de nicotina é reduzida lentamente ao longo de diversas semanas ou meses.

Cigarros eletrônicos, também denominados e-cigs, são dispositivos alimentados por bateria que parecem um cigarro ou charuto. Produzem um vapor sem fumaça que o usuário inala. O vapor contém diversas substâncias e, geralmente, nicotina. Os e-cigs não são uma boa maneira de parar de fumar porque:

  • Não são comprovadamente seguros. Algumas substâncias são prejudiciais. Os e-cigs afetam os pulmões e a respiração da mesma forma que os cigarros de tabaco.
  • Não há provas de que os e-cigs ajudam a parar de fumar. Os e-cigs contêm nicotina e podem dar continuidade ao vício no tabagismo e na nicotina.

O seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos que não contenham nicotina para ajudá-lo a reduzir o desejo e diminuir as sensações positivas causadas pela nicotina.

A probabilidade de você obter sucesso é maior se você se esforçar para mudar o seu comportamento e tomar os medicamentos. Talvez seja interessante participar de grupos de autoajuda como Fumantes Anônimos ou programas organizados para parar de fumar ou ainda tentar fazer terapia individual. A terapia cognitiva comportamental (TCC, CBT) ajuda você a refletir sobre os seus pensamentos, crenças e ações e a compreender quais deles estão causando problemas a você. Em seguida, você aprende a mudar modos não saudáveis de agir e pensar.

A hipnose e a acupuntura podem ajudá-lo a parar de fumar. No entanto, você ainda precisará aprender a viver sem a nicotina em sua vida cotidiana.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a si mesmo a parar de fumar:

  • Faça um plano:
    • Defina uma data para parar de fumar e informe-a a amigos e familiares. Algumas pessoas fumam cada vez menos nos dias próximos à data marcada. Outras fumam a mesma quantidade até a data marcada.
    • Mascar chiclete sem açúcar ou comer balas duras (não de mascar), tiras de carne seca ou sementes de girassol quando você sentir vontade de fumar ou mascar fumo, também pode ajudar.
    • Jogue fora todos os seus produtos que contém tabaco e quaisquer outros objetos que você use com o tabaco, como isqueiros e cinzeiros.
    • Pense em todos os motivos pelos quais você não deseja fumar. Por exemplo, você pode odiar o cheiro e o custo. Você pode anotar esses motivos e lê-los sempre que sentir vontade de fumar.
    • Faça uma lista de situações, locais ou emoções que aumentam as suas chances de fumar. Todas essas coisas são chamadas de gatilhos. Conhecer esses gatilhos pode ajudá-lo a evitá-los ou estar preparado para lidar com eles. Por exemplo, se você sempre fuma após uma discussão com seu parceiro, planeje-se para fazer uma caminhada da próxima vez que ocorrer uma discussão.
  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos.Participe de um grupo de apoio para parar de fumar.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar. Por exemplo: tenha um passatempo, ouça música, assista a filmes ou faça caminhadas. Tente fazer ioga, meditação ou exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável. Limite a ingestão de cafeína. Não use álcool ou drogas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.
  • Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que esteja usando.
  • Entre em contato com o seu profissional da área de saúde para obter a prescrição de um medicamento que pode ajudá-lo a parar de fumar. Pergunte sobre a possibilidade de usar chicletes ou adesivos de nicotina.
  • Continue tentando. Muitas pessoas tentam parar de fumar mais de vez antes de finalmente conseguirem. Não desista. Você pode parar definitivamente. Busque ajuda e tente novamente.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2016-06-15
Última revisão: 2016-03-28
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image