Page header image

Obesidade

(Obesity)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Obesidade é ter gordura corporal em excesso.
  • A obesidade aumenta o risco de muitas doenças e problemas de saúde.
  • A obesidade pode ser tratada com dieta, exercício, aconselhamento e, algumas vezes, com medicamento.

________________________________________________________________________

O que é obesidade?

Obesidade é ter gordura corporal em excesso. Pessoas obesas pesam além do que é saudável para o próprio tipo corporal. A obesidade aumenta os riscos de problemas de saúde e doenças graves, como:

  • Artrite
  • Problemas respiratórios como a apneia (parar de respirar durante o sono)
  • Diabetes
  • Doenças na vesícula biliar
  • Gota
  • Hipertensão
  • Colesterol alto
  • Doença no fígado
  • Alguns tipos de câncer
  • Derrame cerebral (Stroke)

A obesidade também aumenta o risco de doenças cardíacas porque causa alterações na estrutura e função do coração. Quanto mais pesada a pessoa, mais sangue precisa fluir pelo corpo. Seu coração precisa fazer mais esforço para bombear mais sangue. Com o tempo, seu coração pode não ser capaz de acompanhar a carga extra. E você pode ter uma insuficiência cardíaca.

Qual é a causa?

Há várias coisas que podem causar a obesidade.

  • Comer mais do que o corpo utiliza. Você obtém energia (calorias) dos alimentos que ingere. Comer mais calorias do que seu corpo usa significa que a energia extra é armazenada como gordura.
  • Não fazer exercícios o suficiente. Assistir televisão, trabalhar ou jogar no computador por horas todos os dias e não se exercitar com regularidade contribui para o ganho de peso. Pessoas obesas podem queimar menos calorias do que pessoas não obesas, porque é mais difícil se movimentar e ser ativo fisicamente.
  • Metabolismo. Esta é a taxa à qual você usa energia, ou calorias, para os processos básicos como comer, dormir ou trabalhar. Pessoas obesas podem ter metabolismo mais lento do que as pessoas não obesas.
  • Histórico familiar. Os genes herdados de seus pais podem afetar seu peso. Os filhos de pais obesos apresentam probabilidade 10 vezes maior de se tornarem obesos do que os filhos de pais não obesos. Hábitos alimentares familiares pouco saudáveis também podem ser uma razão pela qual vários membros de uma família são obesos.
  • Emoções. Depressão, raiva, ansiedade e estresse são problemas emocionais que podem levar ao ganho de peso. Também pode ser verdade que o sobrepeso pode causar problemas emocionais.
  • Desequilíbrio hormonal. A subatividade da glândula tireoide pode provocar aumento de peso e dificultar o emagrecimento. A menopausa também pode provocar aumento do peso nas mulheres.
  • Medicamentos. Alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais ou antidepressivos, podem provocar aumento de peso.

Quais são os sintomas?

O ganho de peso é o primeiro sinal de risco de obesidade. Talvez você perceba que suas roupas estão ficando muito justas. Conforme ganha peso, você pode apresentar sintomas causados pela obesidade. Os sintomas podem incluir:

  • Falta de ar quando você está ativo
  • Dificuldade para dormir, incluindo apneia do sono. A pessoa com apneia para de respirar por um período curto durante o sono. Esses problemas podem lhe deixar cansado durante o dia, e você pode comer para ajudar a ficar acordado. A apneia do sono pode levar à morte.
  • Dores nas juntas e músculos, especialmente nas costas, joelhos e tornozelos
  • Assaduras e, algumas vezes, infecções que se desenvolvem nos pontos de fricção e acúmulo de umidade da pele, principalmente no abdômen e na virilha
  • Menstruação irregular ou amenorreia nas mulheres

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre os seus sintomas e o examinará. Ele perguntará sobre seu histórico médico, hábitos alimentares e hábitos de exercícios físicos. Talvez você precise fazer exames de sangue para averiguar possíveis problemas hormonais.

Para a maioria dos adultos, o tamanho da cintura e o índice de massa corporal (BMI) são boas maneiras de determinar se há sobrepeso.

Seu profissional da área de saúde medirá sua cintura no ponto abaixo caixa torácica mas acima do umbigo. O tamanho da sua cintura é uma medida da gordura em seu abdômen. O risco à sua saúde aumenta conforme seu índice de massa corporal (IMC) e o tamanho de sua cintura ficarem maiores. Tamanhos de cintura acima de 40 polegadas para homens e 35 polegadas para mulheres acarretam risco de diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e derrame cerebral.

O índice de massa corporal (IMC) é determinado consultando sua altura e peso em uma tabela de IMC. Um índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 25 indica sobrepeso. Um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais significa que você está obeso. É importante ressaltar que o que a pontuação do índice de massa corporal (IMC) pode não ser uma maneira precisa de medir a gordura corporal se você for atlético ou tiver uma compleição musculosa. Ele pode subestimar a gordura corporal em pessoas mais velhas e outras pessoas que perderam massa muscular. O profissional da área de saúde usa uma tabela diferente com mulheres grávidas. A tabela também pode ser usada como orientação para o ganho de peso normal durante a gravidez.

Seu profissional da área de saúde pode dizer se você corre um risco maior de ter problemas de saúde devido ao peso. Seu profissional da área de saúde também pode ajudá-lo a encontrar um programa de perda de peso que funcione para você.

Qual é o tratamento?

O tratamento da obesidade inclui alterações no estilo de vida. Nutricionistas e profissionais da área de saúde podem ajudá-lo a planejar um programa de perda de peso seguro, saudável e eficaz.

Dieta saudável

Em geral, um plano de dieta saudável para perda de peso é aquele que:

  • Inclui grande quantidade de frutas, vegetais, grãos integrais e feijões
  • Inclui produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura, incluindo leite de soja e de amêndoas
  • Inclui carnes magras, aves, peixes, ovos ou claras de ovos, nozes, sementes e alimentos à base de soja
  • É pobre em gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal e açúcares adicionados

A maioria das dietas de perda de peso sugere 1200 a 1500 calorias por dia para mulheres e 1500 a 1800 calorias por dia para homens. Entretanto, suas necessidades calóricas podem ser diferentes. Elas dependem de seu nível de atividade e do peso atual. Não jejue nem siga dietas da moda. Se você receber uma quantidade insuficiente de calorias por dia, seu corpo desacelerará seu metabolismo e fará com que você pare de perder peso. Pergunte ao seu profissional da área de saúde quantas calorias você precisa por dia.

É útil beber uma grande quantidade de água (4 a 8 copos por dia). Se você beber um copo de água antes de cada refeição, isso ajuda você a se sentir satisfeito mais rapidamente.

Sua dieta deve permitir que você perca de 1 a 2 libras por semana. Se você perder mais do que isso por semana, começará a perder músculo em vez de gordura.

Exercícios físicos

O exercício é uma parte muito importante de um programa de perda de peso bem sucedido. Depois que você conseguir diminuir o peso, os exercícios podem ajudá-lo a permanecer nesse peso.

Uma meta saudável para adultos é praticar exercícios 30 minutos por dia, 5 dias por semana (2 horas e meia por semana), além de suas atividades regulares. Não é necessário fazer 30 minutos de atividade de uma só vez. Você pode realizar isso em períodos mais curtos, de pelo menos 10 minutos de cada vez. Como porte de seu programa de perda de peso, talvez você precise praticar mais atividades físicas. Algumas pessoas precisam de até 5 horas de atividade física por semana para ajudá-las a perder peso.

Quase todas as atividades que envolvam esforço brando a moderado são boas. Você pode escolher entre caminhar, correr, nadar, pedalar ou fazer exercícios aeróbicos. Caminhar é um excelente exercício para a maioria das pessoas. O uso de um pedômetro pode ser divertido e estimulante. Um pedômetro é um dispositivo que é preso à roupa e mede quantos passos você dá em um dia. Uma boa meta é caminhar 10,000 passos por dia (5 milhas). Se seu profissional da área da saúde concordar, tente aumentar em 500 passos o número diário a cada semana até chegar a 10,000 passos por dia.

O treinamento de resistência fortalecerá seus músculos e permitirá que você se exercite durante mais tempo sem ficar cansado. O treinamento de resistência, ou treinamento de peso, consiste em fazer exercícios de fortalecimento muscular. Para ganhar músculos, você pode levantar pesos livres, usar máquinas de peso, usar tiras de resistência ou usar seu próprio peso corporal em flexões, barras fixas ou abdominais. A massa muscular queima mais calorias do que a gordura; portanto, conforme seus músculos aumentam, você queima calorias.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde quais tipos e quantidades de exercício seriam corretos para você.

Emoções

Algumas pessoas se alimentam como uma forma de lidar com problemas emocionais e estresse. Se você tiver problemas de estresse, depressão ou ansiedade, o profissional da área de saúde poderá encaminhá-lo a um orientador. Aprender a lidar com problemas emocionais pode ajudar você a ser bem-sucedido no programa de perda de peso.

Medicamentos

Se desequilíbrios hormonais estiverem contribuindo para o excesso de peso, seu profissional da área de saúde pode prescrever medicamentos para tratar do desequilíbrio.

Existem medicamentos vendidos sob prescrição médica que ajudam a perder peso. Muitas pessoas perdem de 5 a 10 libras tomando esses medicamentos. Além de tomar o medicamento, você também terá que fazer mudanças em seu estilo de vida – por exemplo, praticar exercícios e adotar uma dieta saudável. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais (por exemplo: aumentar a pressão arterial). Frequentemente, a pessoa volta a ganhar peso quando para de tomar o medicamento, a não ser que ocorram mudanças para um estilo de vida saudável.

Há quem afirme que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a perder peso. Muitas dessas afirmações não são verdadeiras. Alguns suplementos podem provocar efeitos colaterais graves. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usá-los.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Estas orientações podem ajudá-lo a cuidar de si próprio:

  • Adote uma dieta saudável e balanceada que reduza as calorias ingeridas o suficiente para que você perca de 1 a 2 libras por semana até atingir e manter um peso saudável. Se você está acostumado a comer grandes porções de alimentos, tente ingerir porções menores de alimentos altamente calóricos e acrescente legumes e frutas. Seja fiel à sua dieta e não desanime.
  • Reduza o consumo de alimentos com calorias vazias, como bebidas açucaradas e batata frita. Ou evite-os totalmente.
  • Mantenha um diário. Anote tudo o que você come e bebe. Anote as mudanças que você está fazendo na alimentação e nas atividades físicas. Você também pode anotar seu peso para ver como suas alterações ajudaram. Elas podem fazer com que você se orgulhe de ver como está mudando seus hábitos. Anotar tudo isso pode ajudá-lo a se manter na linha.
  • Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve tomar um multivitamínico. Tomar um suplemento multivitamínico e mineral pode ajudar a suprir suas necessidades nutricionais, especialmente se você estiver seguindo uma dieta com menos de 1,500 calorias.
  • Evite bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas adicionam calorias e podem aumentar a fome.
  • Faça algum tipo de treinamento de resistência, usando equipamentos de ginástica ou seu próprio peso corporal, duas ou mais vezes por semana. Mantenha um registro diário de seus exercícios. Encontre um amigo que queira praticar exercícios com você.
  • É difícil permanecer ativo quando se passa tempo demais sentado à frente de uma tela (TV, computador, DVD, videogames). Tente limitar seu tempo diário à frente de uma tela a duas horas ou menos (não incluindo atividades de trabalho ou escolares).
  • Aprenda a usar técnicas de relaxamento, como respiração profunda e ioga, para ajudá-lo a lidar com o estresse.
  • Obtenha ajuda. O apoio de outras pessoas pode ajudar a motivá-lo. Seu grupo de apoio principal pode ser sua família e seus amigos. Procure grupos de apoio para perda de peso em sua comunidade. Ou procure um parceiro de exercícios.
  • Siga estritamente as consultas com seu profissional da área de saúde, nutricionista ou terapeuta. Eles podem orientá-lo e ajudá-lo a manter-se motivado.
Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2016-07-15
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image