Page header image

Transtorno Obsessivo Compulsivo

(Obsessive-Compulsive Disorder or OCD)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC, OCD) é uma condição na qual você pensa constantemente em algo (obsessões) que causa ansiedade. Você pode fazer certas ações repetidamente (compulsões) para ajudar a controlar a ansiedade.
  • O tratamento pode incluir exposição e terapia de prevenção de resposta, medicamentos e aprendizagem de formas para relaxar.

________________________________________________________________________

O que é transtorno obsessivo compulsivo (TOC)?

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma condição que afeta seus pensamentos e ações. Se você tem o TOC, você tem pensamentos indesejados inconstantes sobre algo que causa ansiedade. Você pode fazer certas ações repetidamente para ajudar a controlar a ansiedade. Por exemplo, você pode lavar as mãos de hora em hora por que está constantemente preocupado com germes ou ficar doente. Esses pensamentos constantes são chamados de obsessões. Já as ações são chamadas de compulsões. Você pode gastar várias horas do dia fazendo determinadas ações repetidamente. Isso é chamado de ritual. Você pode apresentar apenas obsessões, apenas compulsões, ou ambos.

Já as ações são chamadas de compulsões. Você pode gastar várias horas do dia fazendo determinadas ações repetidamente. Isso é chamado de ritual.

Essa pode ser uma condição sempre presente na sua vida, porém o tratamento pode ajudá-lo a reconhecer e gerenciar os sintomas. Em certas pessoas, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ocorre em episódios, com anos livres de sintomas antes de uma recaída. Os avanços em terapia e os novos medicamentos estão ajudando muitas pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Qual é a causa?

A causa exata desse distúrbio é desconhecida. Sabe-se que:

  • O cérebro produz substâncias que afetam nossos pensamentos, emoções e ações. Sem o equilíbrio adequado dessas substâncias, podem ocorrer problemas no modo como você pensa, sente ou age. Pessoas com esse distúrbio podem ter excesso ou falta dessas substâncias.
  • O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) tende a ocorrer dentro da mesma família.
  • Pessoas com esse distúrbio podem apresentar diferenças em certas partes do cérebro. Essas diferenças podem significar que algumas partes do cérebro são mais ativas ou menos ativas do que em outras pessoas.
  • O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) pode se desenvolver ou piorar após uma infecção estreptocócica.
  • O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ocorre com transtornos do humor, como transtornos de ansiedade, depressão e transtorno bipolar.
  • Crianças diagnosticadas com a síndrome de Tourette têm mais chances de desenvolver o TOC. Crianças com a síndrome de Tourette podem apresentar movimentos rápidos, repetitivos e incontroláveis no rosto, mãos e pernas que não podem controlar. Elas também podem dizer palavras e fazer outros sons que não podem controlar.

Homens com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) normalmente começam a apresentar sintomas entre os 6 e 15 anos de idade. Mulheres normalmente apresentam os primeiros sintomas aos vinte e poucos anos.

Quais são os sintomas?

Se você tem o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), você geralmente sabe que suas obsessões e compulsões interferem na sua vida cotidiana. Você pode saber que seus pensamentos e ações não são normais, mas é muito difícil controlá-los.

Exemplos de obsessão que podem ser observados no TOC incluem:

  • Você pode ter medo de germes ou de doenças.
  • Você pode ter medo de derrubar o seu bebê acidentalmente ou de começar um incêndio ao deixar o fogo aceso.
  • Você pode ter pensamentos indesejados de empurrar membros familiares escada abaixo ou de fazer algo prejudicial mesmo que não queira ou fique assustado com esse tipo de pensamento.
  • Você pode ficar ansioso se as coisas estiverem fora do lugar ou fora da ordem que parece correta a você.

Exemplos de compulsões de TOC incluem:

  • Limpeza: com medo de germes, você pode tomar banho diversas vezes por dia ou lavar as mãos até que sua pele fique rachada e dolorida.
  • Repetição: você pode repetir um nome ou frase diversas vezes. Você pode repetidamente pedir para que alguém te tranquilize de que algo vai ou não acontecer.
  • Perfeccionismo: você pode fazer as coisas em uma sequência exata e repetir cada etapa até que tudo seja feito perfeitamente.
  • Verificação: se você sentir medo de ferir a você mesmo ou outros ao esquecer-se de trancar a porta ou tirar a torradeira da tomada, você verificará constantemente se fez isso.

Junto ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC), você pode ter outros problemas como:

  • Ansiedade geral a maior parte do tempo
  • Depressão
  • Transtornos alimentares
  • Transtorno de estresse pós-traumático
  • Abuso de maconha, álcool ou sedativos para tentar controlar os sintomas

Os sintomas do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) frequentemente criam problemas em relacionamentos e na vida cotidiana. Por exemplo, pessoas com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) podem insistir que suas roupas sejam lavadas diversas vezes, verificar constantemente seu trabalho ou ficar irritadas se os objetos domésticos estiverem fora de ordem. O TOC pode fazer com que seja difícil ir para a escola ou trabalho e, quando no local, pode fazer com que seja difícil se concentrar ou ter um bom desempenho.

Como é feito o diagnóstico?

Seu profissional da área de saúde ou terapeuta fará perguntas sobre os seus sintomas. Ele se certificará de que você não tem uma doença clínica ou um problema com drogas ou álcool que possa causar os sintomas.

Qual é o tratamento?

Medicamentos

Diversos tipos de medicamentos podem ajudar a tratar o TOC. Seu profissional da área de saúde trabalhará com você para selecionar o medicamento ideal. Talvez você precise tomar mais de um tipo de medicamento.

Terapia

A terapia comportamental é útil para tratar o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). O tipo de terapia comportamental usado com mais frequência para tratar o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é chamado de exposição e prevenção de resposta. Consiste em fazer com que você enfrente seus medos gradualmente aumentando sua exposição a eles. Se, por exemplo, você lava suas mãos constantemente devido ao medo de que fiquem sujas, o seu profissional da área de saúde pode ficar perto da pia com você e impedir que você lave as mãos até que a ansiedade passe. Esse processo também envolve o aprendizado de maneiras de relaxar, como exercícios respiratórios. Com a ajuda do seu terapeuta, você aprende a superar a ansiedade.

Outros tratamentos

Acetilcisteína pode ser útil como um tratamento de suplemento para o TOC. Existem afirmações de que determinados produtos à base de ervas e dietéticos ajudam a controlar os sintomas do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Os suplementos não são testados ou padronizados e podem variar na intensidade e nos efeitos. Eles podem ter efeitos colaterais e nem sempre são seguros. Converse com seu profissional da área de saúde antes de usar suplementos à base de ervas e dietéticos para tratar sua condição.

Aprender maneiras de relaxar pode ajudar. Ioga e meditação também podem ser úteis. É aconselhável conversar com seu profissional da área de saúde sobre o uso desses métodos juntamente com medicamentos e psicoterapia.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

  • Obtenha ajuda. Converse com a família e os amigos. Pense na possibilidade de se associar a um grupo de apoio em sua região. Saiba que você não está sozinho e que o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) pode ser tratado. Você pode ser capaz de enfrentar situações que o deixam ansioso se alguém de confiança estiver com você. Milhões de pessoas têm o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e existem grupos nacionais voltados a ajudar essas pessoas.Lembre-se de que 90% das pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) conseguem controlá-lo com o devido tratamento.
  • Aprenda a administrar o estresse. Peça ajuda em casa e no trabalho quando a carga estiver pesada demais. Encontre maneiras de relaxar. Por exemplo: tenha um passatempo, ouça música, assista a filmes ou faça caminhadas.Tente fazer ioga, meditação ou exercitar a respiração profunda quando estiver estressado.
  • Cuide da sua saúde física. Tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites. Adote uma dieta saudável e não salte refeições. O baixo teor de glicose no sangue pode deixar você mais nervoso. Limite a ingestão de cafeína. Se você fuma, pare de fumar. Evite o álcool e as drogas. Faça exercícios de acordo com as instruções de seu profissional da área de saúde.Exercícios regulares podem ajudar a acalmá-lo e a lidar com o estresse mais facilmente.
  • Verifique seus medicamentos. Para evitar problemas, informe seu profissional da área de saúde e seu farmacêutico sobre todos os medicamentos, remédios naturais, vitaminas e outros suplementos que esteja usando.
  • Conheça a sua condição. Saber como o TOC o afeta faz com que você entenda melhor como tratamentos, medicamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudar.Saiba por quais sintomas você deve ligar para o seu profissional de saúde ou terapeuta.
  • Entre em contato com seu profissional da área de saúde ou terapeuta se tiver dúvidas ou se os seus sintomas parecerem piorar.

Para mais informações, entre em contato com:

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2016-10-18
Última revisão: 2016-02-15
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image