________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- O câncer de pâncreas é caracterizado pelo crescimento anormal de células que formam tumores no pâncreas.
- O tratamento pode incluir cirurgia para retirar parte do pâncreas, a vesícula biliar e parte do intestino delgado, quimioterapia ou radioterapia. Muitas vezes, mais do que um tratamento é utilizado.
- Após o tratamento, você deverá manter consultas de acompanhamento regulares com o seu profissional da área de saúde.
________________________________________________________________________
O que é o câncer de pâncreas?
O câncer de pâncreas é caracterizado pelo crescimento anormal de células que formam tumores no pâncreas. O pâncreas fica localizado atrás do estômago. Produz substâncias químicas conhecidas como enzimas, que ajudam a digerir os alimentos para que os nutrientes possam ser usados pelo organismo. O pâncreas também é responsável por secretar hormônios, como a insulina. Os hormônios ajudam o corpo a usar e armazenar a energia que recebe dos alimentos. O câncer geralmente começa nos tubos que transportam os sucos pancreáticos.
O câncer de pâncreas pode ser fatal. Quanto mais cedo o câncer for detectado e tratado, melhores serão suas chances de recuperação. No entanto, mesmo o câncer avançado geralmente pode ser tratado. O tratamento pode retardar ou interromper o crescimento do câncer e aliviar os sintomas por algum tempo. Pergunte ao seu profissional da área de saúde o que você pode esperar em relação ao tipo de câncer que você tem.
Qual é a causa?
A causa exata do câncer de pâncreas não é conhecida. A maioria dos casos de câncer de pâncreas acontece em adultos com idade mais avançada. Alguns fatores que podem aumentar o risco dessa doença são:
- Tabagismo
- Diabetes
- Irritação crônica do pâncreas, geralmente causada por abuso de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Alto teor de gordura em uma dieta que inclua uma grande quantidade de carne vermelha
Embora seja raro, algumas famílias apresentam doenças hereditárias que aumentam o risco de desenvolver o câncer de pâncreas.
Quais são os sintomas?
O câncer de pâncreas é conhecido como uma doença silenciosa, pois geralmente não causa sintomas nos estágios iniciais. Quando os sintomas aparecem, eles podem ser tão vagos que acabam sendo ignorados ou confundidos com os sintomas de alguma outra doença.
Os sintomas podem incluir:
- Amarelamento da pele e dos olhos, chamado de icterícia
- Dores na parte superior ou média do abdômen e no meio das costas
- Perda de peso sem razão conhecida
- Perda de apetite
- Cansaço
Como é feito o diagnóstico?
Esse tipo de câncer geralmente não pode ser detectado precocemente, pois o pâncreas fica escondido no fundo do abdômen. Ele pode ser difícil de examinar. Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre os seus sintomas e o examinará. Seu profissional da área de saúde pode sentir um nódulo duro na parte superior de seu abdômen. Seu fígado ou vesícula biliar pode estar maior do que o normal.
É possível que você tenha que fazer testes como:
- Exames de sangue
- Tomografia computadorizada, que usa raios X e um computador para mostrar imagens detalhadas do ventre
- Ultrassonografia endoscópica, que usa ondas sonoras enviadas através de um tubo fino e flexível introduzido pela boca até o estômago para mostrar imagens do abdômen
- Biópsia do pâncreas, que pode ser realizada durante uma laparoscopia ou com uma agulha introduzida através da pele para a retirada de uma pequena amostra de tecido para a realização de exames
- Laparoscopia, que usa um tubo flexível iluminado introduzido através de um pequeno corte na barriga para que seja possível ver os órgãos e tecidos dentro do abdômen
- ERCP, que utiliza raios X e um tubo flexível e iluminado para ver o interior do estômago e da primeira parte do intestino delgado
- MRCP, que utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio para mostrar imagens detalhadas do pâncreas e vias biliares
Qual é o tratamento?
Você e seu profissional da área de saúde discutirão os possíveis tratamentos. Você também pode falar com um cirurgião e um especialista em câncer. Alguns fatos que devem ser considerados ao tomar decisões sobre o tratamento incluem:
- Sua idade
- Seu estado geral de saúde
- O estágio do câncer (quão avançado o câncer está)
- Se o câncer se espalhou para outras partes do seu corpo
Alguns tratamentos possíveis são:
- Radioterapia, que usa raios X de alta energia para matar as células cancerosas
- Quimioterapia (medicamentos anticancerígenos), que usa medicamentos para matar as células cancerosas
- Cirurgia para remover parte do pâncreas. Também pode ser necessária uma cirurgia para remover a vesícula biliar ou uma parte do intestino delgado.
O tratamento também inclui:
- Prevenção de infecções
- Controle da dor ou outros sintomas
- Controle dos efeitos colaterais dos tratamentos
- Auxílio para administrar a vida com câncer
Muitas vezes, mais do que um tratamento é utilizado. Você precisará ir a consultas de acompanhamento regulares com o seu profissional da área de saúde.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde sobre os ensaios clínicos que podem estar disponíveis para o seu caso. As pesquisas clínicas são estudos de investigação para encontrar novos tratamentos para o câncer. A decisão de participar ou não de um ensaio sempre cabe ao paciente.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
Se você foi diagnosticado com câncer de pâncreas:
- Fale sobre o seu câncer e as opções de tratamento com o seu profissional da área de saúde. Certifique-se de compreender as suas opções.
- Siga todo o tratamento prescrito pelo seu profissional da área de saúde.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
- Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
- Quanto tempo levará para se recuperar
- Se há alguma atividade que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais
- Como se cuidar em casa
- Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem
- Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Outras coisas que podem ajudar incluem:
- Siga os conselhos do seu profissional da área de saúde para sua dieta.
- Faça refeições pequenas e frequentes, em vez de grandes refeições.
- Tome comprimidos de enzimas pancreáticas se o seu profissional da área de saúde os prescrever. Essas pílulas substituem as enzimas produzidas normalmente pelo pâncreas para ajudar na digestão dos alimentos.
- Faça exercícios físicos regularmente conforme recomendado por seu profissional da área de saúde.
- Descanse bastante.
- Tentar reduzir o estresse e investir seu tempo em atividades que lhe dão prazer. Conversar com um conselheiro sobre a sua doença pode ser útil.
- Converse com sua família e seus profissionais da área de saúde a respeito de suas preocupações. Esclareça com seu profissional da área de saúde todas as dúvidas que tiver sobre a doença, tratamentos, efeitos colaterais dos tratamentos, atividade sexual, grupos de apoio e sobre tudo aquilo que o preocupa.
- Se você fuma, tente parar.
- Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode interferir com os medicamentos que você está tomando. O álcool também pode dificultar o combate às infecções pelos glóbulos brancos do sangue.
- Informe o seu profissional da área de saúde se o tratamento lhe causar desconforto. Geralmente existem maneiras de ajudá-lo a ficar mais confortável.
Como posso ajudar a impedir a disseminação ou o retorno do câncer?
- Siga totalmente os tratamentos de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia solicitados por seu profissional da área de saúde.
- Consulte seu profissional da área de saúde imediatamente se você notar a volta de quaisquer sintomas prévios, ou caso desenvolva novos sintomas.
Para mais informações, entre em contato com:
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.