Page header image

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior

(Posterior Cruciate Ligament Injury)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A lesão do ligamento cruzado posterior é o alongamento ou rasgamento do forte cordão de tecidos no joelho que liga o fêmur à tíbia na parte de trás do seu joelho.
  • Altere a maneira ou pare de fazer atividades que causam dor até que a lesão esteja curada.
  • A lesão do ligamento cruzado posterior pode ser tratada removendo-se os fluidos, colocando-se bandagens ou suportes, gelo, exercícios e, algumas vezes, com medicamentos ou cirurgia.

________________________________________________________________________

O que é a lesão do ligamento cruzado posterior?

A lesão do ligamento cruzado posterior é uma lesão em um dos ligamentos do joelho. Os ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos formando as articulações. O ligamento cruzado posterior conecta o fêmur à tíbia na parte de trás de seu joelho. Os ligamentos do joelho seguram os ossos da perna e o joelho quando você anda ou corre. Quando um ligamento é lesionado, ele pode ser estendido, rompido parcialmente ou completamente. Rompimentos completos tornam a articulação do joelho muito frouxa e instável.

Lesões de ligamentos também são chamadas de distensões.

Qual é a causa?

A lesão do ligamento cruzado posterior pode acontecer se a frente do seu joelho for atingida enquanto o joelho estiver dobrado e seu pé estiver plantado no chão ou seu o joelho tocar o painel do carro em um acidente. Ela também pode ser causada por atividades repentinas que torcem ou rompem um ligamento, como em quedas, quando o joelho torce e sai do lugar.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem incluir:

  • Um estalo alto e doloroso no momento da lesão
  • Inchaço, desconforto ou dores ao redor do joelho
  • Problemas parar dobrar ou endireitar o joelho
  • Sensação de frouxidão e instabilidade no joelho

Se você rompeu o ligamento cruzado posterior meses ou anos atrás e não fez uma cirurgia para corrigir o problema, você pode ter a sensação de que o joelho é fraco e não resiste ao torcê-lo ou girá-lo.

Como é feito o diagnóstico?

O seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre sintomas, atividades e seu histórico médico, e o examinará. Você pode ter de realizar um exame de raio-X ou outros exames ou procedimentos, como uma MRI, que usa um forte campo magnético e ondas de rádio para mostrar imagens detalhadas da articulação do joelho.

Qual é o tratamento?

Você terá que mudar ou parar de fazer atividades que causam dor até que o ligamento se recupere.

Se você tiver inchaço em sua articulação, o seu profissional da área de saúde pode precisar remover o fluido do seu joelho com uma agulha e seringa. Seu profissional da área de saúde pode envolver seu joelho com uma atadura elástica para impedir que o inchaço aumente.

Rompimentos completos do ligamento cruzado posterior normalmente podem precisar de cirurgia, especialmente se outros ligamentos também forem prejudicados. Pode ser necessário usar um imobilizador de joelho e usar muletas para proteger o joelho enquanto ele se recupera.

O seu profissional da área de saúde pode recomendar exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar na recuperação. Você precisará continuar a fazer exercícios de reabilitação para manter os músculos das pernas fortes se o seu ligamento estiver solto após a lesão.

As dores normalmente diminuem após algumas semanas devido à recuperação natural, porém a recuperação de certas lesões pode levar diversos meses ou mesmo mais tempo. É importante seguir todas as instruções do seu profissional da área de saúde.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Para reduzir o inchaço e ajudar a aliviar a dor nos primeiros dias após a lesão:

  • Aplique uma compressa de gelo, bolsa de gelo ou um pacote de alimentos congelados envolvido em um pano na área lesionada durante 20 minutos a cada 3 ou 4 horas.
  • Mantenha o joelho sobre um travesseiro enquanto estiver sentado ou deitado.
  • Tome um medicamento contra a dor sem prescrição médica, como acetaminofeno, ibuprofeno ou naproxeno. Leia o rótulo e siga as indicações de uso. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, você não deve tomar esses medicamentos por mais de 10 dias.
    • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade.
    • O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, não tome mais de 3000 miligramas (mg) no período de 24 horas. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que você toma também contêm acetaminofeno. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando estes medicamentos.

Siga as orientações do seu profissional da área de saúde, incluindo quaisquer exercícios recomendados. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Quais atividades você deve evitar e quando poderá retornar às atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up.

Como posso ajudar a prevenir uma lesão no ligamento cruzado posterior?

Exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades podem ajudar a evitar lesões. Por exemplo, faça exercícios que desenvolvam os músculos do tendão e da coxa e alonguem os músculos da perna.

Siga orientações de segurança e use os equipamentos de proteção adequados para seu trabalho ou esporte. Por exemplo, se você pratica esqui, certifique-se de que os fixadores das botas sejam ajustados corretamente por um profissional treinado para que não soltem caso você caia.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2016-09-12
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image