Page header image

Medicamentos: Usando-os Com Segurança

(Medicines: Using Them Safely)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Usar medicamentos de forma errada pode ser perigoso. Alguns medicamentos podem interferir em outros medicamentos ou ter efeitos secundários. Medicamentos podem ser úteis para um problema de saúde, mas agravar outro.
  • Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que aquela que você deva tomar. Não compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
  • Verifique se você sabe armazenar o medicamento e jogue fora os que estão vencidos ou que você não precisa mais.
  • Se você tiver alguma dúvida, peça mais informações ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico.

________________________________________________________________________

Por que é importante usar os medicamentos de forma segura?

Quando usados corretamente, os medicamentos podem ser úteis ou até mesmo salvar vidas. Usá-los de maneira inadequada, no entanto, pode ser perigoso. Siga as instruções e tome os medicamentos de forma segura.

Alguns medicamentos:

  • Podem interferir na forma como outros medicamentos funcionam
  • Podem causar efeitos colaterais nocivos quando combinados com outros medicamentos
  • Podem ser úteis para um problema de saúde, mas agravar outros problemas

Como usar os medicamentos de forma segura?

Se você toma diversos medicamentos diferentes, pode ser difícil manter o controle de quando tomar cada um e qual dose tomar. Para tomar os medicamentos de forma segura, siga estas orientações:

  • Siga as instruções que acompanham o seu medicamento, incluindo informações sobre usá-lo com alimentos ou bebidas alcoólicas. Saiba como e quando tomar o seu medicamento. Não tome uma quantidade maior ou menor do que a prescrita. Se esquecer de tomar uma dose do medicamento, tome-a assim que você se lembrar. Se o horário da dose seguinte estiver próximo, não tome as duas doses sem falar primeiro com um profissional da área de saúde. Não pare de tomar o medicamento sem conversar primeiro com um profissional da área de saúde.
  • Tente obter todas suas prescrições no mesmo lugar. O farmacêutico pode ajudar a verificar se todos os seus medicamentos podem ser tomados juntos com segurança.
  • Leve sempre uma lista dos seus medicamentos com você. Liste todos os medicamentos vendidos com receita médica, os medicamentos vendidos sem receita médica, suplementos, remédios naturais e vitaminas que você toma. Avise todos os profissionais da área da saúde com os quais você se tratar sobre todos os produtos que você estiver tomando.
  • Muitos medicamentos têm efeitos colaterais. Um efeito colateral é um sintoma ou um problema causado pelo medicamento. Pergunte ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico quais efeitos colaterais o medicamento pode causar e o que você deve fazer se você sentir esses efeitos colaterais.
  • Use um porta-comprimidos (também conhecido como lembrete de doses) se você tiver dificuldades para se lembrar de tomar seus medicamentos de acordo com a prescrição. Esses porta-comprimidos podem ajudá-lo a ver rapidamente se você tomou os medicamentos do dia. Tome a quantidade certa de medicamentos, na hora certa. Não tome medicamentos de embalagens sem rótulos.
  • Armazene os medicamentos de acordo com as instruções do rótulo. Mantenha-os em suas embalagens originais, a menos que você use um "porta-comprimidos” com lembrete de doses. Não tome medicamentos de embalagens sem rótulos.
  • Mantenha os medicamentos de emergência em um lugar seguro, onde você possa encontrá-los facilmente.
  • Não guarde medicamentos em uma mesa de cabeceira (exceto medicamentos de emergência, como nitroglicerina). Você pode acabar tomando o medicamento errado ou a dose errada quando você não estiver completamente acordado ou alerta. Não tome medicamentos no escuro.
  • Mantenha os medicamentos tomados por via oral separados de outros medicamentos. Alguns medicamentos usados sobre a pele, por exemplo, podem ser venenosos se engolidos.
  • Mantenha todos os medicamentos fora do alcance das crianças.
  • A não ser que você tenha que tomar o medicamento somente quando for necessário, não guarde os medicamentos vendidos com receita médica para uso posterior. A maioria dos medicamentos, como os antibióticos, devem ser tomados até acabar; isso pode acontecer muito tempo depois de você melhorar.
  • Não use medicamentos com a data de validade no rótulo vencida. Se o medicamento não tem data de vencimento, anote a data em que você o comprou. Verifique com um farmacêutico antes de usar o medicamento, caso ele tenha mais de 1 ano. Pergunte ao farmacêutico sobre a melhor forma de descartar medicamentos vencidos e medicamentos que não são mais necessários.
  • Nunca tome medicamentos receitados para outra pessoa e não compartilhe medicamentos que necessitam de receita médica com outras pessoas, mesmo quando elas parecem ter os mesmos sintomas. O que pode ser bom para você pode ser prejudicial para os outros.
  • Avise a todos os seus profissionais da área da saúde sobre quaisquer alergias a medicamentos ou alimentos que você tenha.
  • Ao aviar novamente uma receita médica, verifique com o seu farmacêutico se o medicamento tem diferenças na cor, tamanho ou formato em comparação à sua receita anterior. Como os medicamentos podem ser produzidos por diferentes fabricantes, os comprimidos podem ter aparência diferente entre vezes diferentes que a receita for aviada. No entanto, você não deve supor que essa é a razão para o medicamento apresentar diferenças na aparência, caso seja novamente aviado. Sempre pergunte.

Se você tiver alguma dúvida, peça mais informações ao seu profissional da área de saúde ou farmacêutico. Vá a todas as consulta de rotina ou para a realização de exames com o profissional.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-12-28
Última revisão: 2015-06-30
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image