Page header image

Sigmoidoscopia

(Sigmoidoscopy)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A sigmoidoscopia usa uma sonda que é colocada no reto para examinar a parte inferior dos intestinos.
  • Pode ajudar a detectar câncer ou a localizar a causa da diarreia, do sangramento ou de outros problemas.
  • Você receberá instruções para eliminar as fezes do seu intestino. Lembre-se de seguir as instruções, inclusive os tipos de comida e bebida que são permitidos.
  • Após o exame, você terá que ficar no local até estar acordado e alerta o suficiente para ser levado para casa.

________________________________________________________________________

O que é uma sigmoidoscopia?

A sigmoidoscopia usa um tubo fino, flexível e iluminado, além de uma pequena câmera, para examinar a parte inferior do intestino, também chamada de cólon. Essa sonda é inserida na parte inferior do intestino através do reto.

Quando ela é usada?

A sigmoidoscopia é normalmente realizada por um dos seguintes motivos:

  • Prevenção e diagnóstico precoce de câncer. A sigmoidoscopia pode ajudar o seu profissional da área de saúde a encontrar massas (pólipos) que podem se tornar câncer. Os crescimentos podem então ser removidos antes de se transformarem em câncer. Ela também pode ajudar o seu profissional da área de saúde a encontrar crescimentos cancerosos cedo, quando o câncer é mais fácil de ser curado.

    Se você tem de 50 a 75 anos de idade, o seu profissional da área de saúde pode recomendar que você faça uma sigmoidoscopia pelo menos a cada 5 anos, juntamente com um exames de presença de sangue nas fezes. Se você tem um histórico pessoal ou familiar que aumente seus riscos de câncer de cólon, o seu profissional da área de saúde pode recomendar que você comece a fazer os exames antes dos 50 anos e com mais frequência. Em alguns casos, os exames podem ser recomendados para pessoas com mais de 75 anos.

  • Diagnóstico de doenças. Se você tem sintomas da doença, como diarreia, sangramento retal, perda de peso ou dores no abdômen, você pode fazer esse exame para tentar encontrar a causa dos sintomas.

Como devo me preparar para esse procedimento?

  • Planeje seus cuidados e encontre alguém para levá-lo para sua casa após o procedimento.
  • Talvez você não precise tomar seus medicamentos regulares no dia do procedimento. Informe o seu profissional da área de saúde sobre todos os medicamentos e suplementos que você toma. Alguns produtos podem aumentar o risco de efeitos colaterais. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você precisa evitar tomar qualquer medicamento ou suplementos antes do procedimento.
  • Informe ao seu profissional de saúde se você tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras coisas, como látex.
  • Você receberá instruções para eliminar as fezes do seu intestino. Certifique-se de realizar a preparação do intestino segundo as instruções, incluindo quais tipos de alimentos e bebidas podem ser ingeridos nos dias anteriores ao procedimento. O exame pode não ser realizado caso ainda existam fezes no intestino.
  • Seu profissional da área de saúde irá lhe dizer quando parar de comer e beber antes do procedimento. Isso ajuda evitar a possibilidade de vômito durante o procedimento.
  • Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.
  • Faça todas as perguntas que tiver antes do procedimento. Você deve entender o que o profissional da área de saúde irá fazer e quanto tempo levará para você se recuperar. Você tem o direito de tomar decisões relacionadas à sua saúde e de dar a sua permissão para qualquer exame ou procedimento.

O que acontece durante esse procedimento?

Este procedimento pode ser realizado no consultório do profissional da área de saúde, em um ambulatório ou em um hospital.

Você deitará de lado sobre uma mesa com os joelhos dobrados na altura do seu estômago. Essa posição faz com que seja mais fácil para o profissional da área de saúde passar a sonda pelo reto e chegar à parte inferior do intestino.

Seu profissional da área de saúde visualizará as imagens em uma tela de computador. Ar será ventilado na parte inferior do intestino grosso para que o profissional da área de saúde obtenha o máximo possível de visão do local. O ar pode fazer com que você se sinta inchado e sinta cólicas.

Se o profissional da área de saúde verificar alguma anormalidade durante o procedimento, ele poderá usar a sonda para remover pequenas amostras de tecido, que serão usadas para testes em laboratório. Esse procedimento é chamado de biópsia. Se um pólipo ou câncer for encontrado, seu profissional da área de saúde recomendará uma colonoscopia para observar todo o seu intestino grosso. A colonoscopia é geralmente feita posteriormente.

A sigmoidoscopia leva cerca de 10 a 20 minutos.

O que acontece após esse procedimento?

Após o procedimento, é normal sentir inchaço ou cólicas. Também será preciso usar gás para remover o ar ventilado no intestino durante o exame. Caminhar pode ajudar a aliviar a sensação de desconforto.

Siga as instruções de seu profissional da área de saúde. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
  • Se há alguma atividade que você deve evitar e quando pode voltar às suas atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.

Quais são os riscos desse procedimento?

Todo procedimento ou tratamento apresenta riscos. Alguns dos possíveis riscos desse procedimento incluem:

  • Você pode ter problemas com a anestesia.
  • Poderá ocorrer uma infecção ou hemorragia.
  • Outras partes do seu corpo podem ser prejudicadas durante o procedimento.

É preciso perguntar ao profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam à paciente. Certifique-se de discutir quaisquer outras dúvidas ou preocupações que você tenha.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-07-23
Última revisão: 2016-03-22
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image