________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A incontinência urinária de esforço é a perda de urina durante as atividades físicas. Por exemplo, pode vazar urina quando você se exercitar, tossir, espirrar, rir, levantar pesos, ou ter relações sexuais. É um problema comum nas mulheres.
Os músculos do assoalho pélvico, normalmente se ajustam sem folga em torno do colo da bexiga. Eles formam um anel de músculo que impede que a urina escape através da uretra. A uretra é o canal que transporta a urina para fora da bexiga. Os músculos do assoalho pélvico podem enfraquecer ou se romper durante a gestação. Além disso, após a menopausa, a falta de estrogênio causa um afinamento dos tecidos. Isso pode causar perda do tônus muscular. Uma pressão súbita sobre a bexiga (por exemplo, causada por tosse ou espirros) pode sobrecarregar os músculos enfraquecidos e possibilitar que um pouco de urina escape.
Uma causa menos comum é a cirurgia pélvica, que pode enfraquecer os músculos pélvicos ou danificar os nervos pélvicos.
Os sintomas podem incluir vazamento de urina durante o levantamento de peso ou outras atividades físicas, rir, tossir ou espirrar.
Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico e o examinará. Serão realizados exames de sangue e urina. Você pode ser encaminhada para um especialista, como um urologista ou ginecologista, para posterior investigação e tratamento. (Um urologista é um profissional da área de saúde especializado em doenças do trato urinário masculino e feminino e no aparelho reprodutivo masculino. Um ginecologista se especializa na saúde da mulher e principalmente nos problemas do aparelho reprodutivo feminino.)
Os músculos enfraquecidos do assoalho pélvico podem, muitas vezes, ser fortalecidos por exercícios de Kegel. Você pode sentir os músculos que precisam ser exercitados ao contrair os músculos existentes em sua área genital. Você pode achar útil fingir que está contraindo os músculos pélvicos para interromper o fluxo de urina ou impedir a passagem de gases. Para fazer os exercícios:
Você pode fazer os exercícios de Kegel em qualquer lugar: sentada à mesa, esperando o ônibus, lavando a louça, dirigindo, esperando na fila, ou assistindo à televisão. Ninguém irá saber que você está fazendo os exercícios.
Você poderá notar uma mudança para melhor depois de fazer os exercícios de Kegel por algumas poucas semanas. No entanto, é possível que você não perceba grandes mudanças até que faça de 3 a 6 meses de exercícios diários. Você deve continuar fazendo os exercícios de Kegel todos os dias para manter os músculos pélvicos fortes.
Você pode perguntar ao seu profissional da área de saúde sobre cones que podem ser usados para ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Os cones vêm em diferentes tamanhos. Você pode começar com um cone grande. Você coloca o cone em sua vagina e tenta mantê-lo no lugar por 15 minutos, duas vezes por dia, contraindo os músculos pélvicos ou vaginais. Quando isso ficar fácil de fazer, você pode tentar segurar um cone menor no lugar. Seu profissional da área de saúde pode fazer o pedido dos cones de uma empresa que fornece materiais cirúrgicos.
Pode ser difícil para você encontrar os músculos corretos a serem contraídos durante os exercícios de Kegel. Se você estiver enfrentando problemas para fazer os exercícios de Kegel, você pode obter a ajuda através da técnica de biofeedback ou um fisioterapeuta com especialização em exercícios do assoalho pélvico.
Alguns medicamentos podem ajudar fortalecer o anel de músculos que controla a liberação da urina.
Quando os sintomas são graves e as tentativas para fortalecer esses tecidos com exercícios ou outros tratamentos médicos não surtirem efeito, uma cirurgia pode ser feita para fornecer suporte à bexiga e aos músculos pélvicos.