O que é um derrame cerebral?
Um derrame cerebral ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro diminui ou cessa repentinamente. A parte do cérebro que perde seu suprimento de sangue para de funcionar. Talvez você tenha dificuldade para usar a parte do corpo controlada pela parte do cérebro que foi danificada.
Um pequeno derrame pode causar poucos danos. Às vezes podem surgir problemas logo depois do derrame, mas eles tendem a desaparecer completamente em menos de um dia. Esses tipos de pequenos derrames são chamados de acidentes isquêmicos transitórios ou TIAs. Derrames maiores podem causar danos para toda a vida. Às vezes eles são fatais.
A recuperação de um derrame cerebral depende do quanto o cérebro foi afetado. Algumas pessoas se recuperam totalmente de um derrame cerebral. Outras continuam tendo problemas, como fraqueza em um dos braços ou pernas, dificuldade de fala ou paralisia. A recuperação completa de um derrame cerebral é mais provável quando o atendimento médico é imediato.
Um derrame cerebral também é chamado de acidente vascular cerebral ou AVC.
Qual é a causa?
Um derrame cerebral pode ser causado por qualquer coisa que interrompa ou diminua o fluxo de sangue para uma parte do cérebro. O sangue pode ser impedido de chegar ao tecido cerebral quando um vaso sanguíneo é bloqueado (derrame cerebral isquêmico) ou se rompe (derrame cerebral hemorrágico).
- O derrame cerebral isquêmico é o tipo mais comum de derrame. Um vaso sanguíneo no cérebro pode ser obstruído de diferentes maneiras.
- Depósitos de gordura, chamados de placa, podem se acumular nos vasos que levam sangue ao cérebro. A placa estreita os vasos sanguíneos. O estreitamento diminui o volume do fluxo sanguíneo para o cérebro. Pequenos pedaços de placa podem se desprender da parede de um vaso sanguíneo, bloqueando completamente um vaso sanguíneo menor.
- Coágulos sanguíneos ou placas de gordura de outras partes do corpo podem se deslocar até o cérebro ou o pescoço e obstruir um vaso sanguíneo no cérebro.
- Um derrame cerebral hemorrágico ocorre quando uma artéria se rompe no cérebro e causa sangramento no seu interior. A hemorragia geralmente ocorre sem aviso. A pressão arterial alta pode causar derrames cerebrais hemorrágicos. Às vezes um defeito presente em um vaso sanguíneo desde o nascimento pode causar esse tipo de derrame.
O risco de derrame cerebral é maior se você:
- Tiver mais de 55 anos de idade
- Tiver um membro da família que já sofreu derrame cerebral
- For afrodescendente
- For do sexo masculino
- Tiver sofrido anteriormente um derrame cerebral, um acidente isquêmico transitório (TIA) ou um ataque cardíaco
Sua probabilidade de ter um derrame cerebral é maior se você tiver alguma condição médica que sobrecarregue seu coração e seus vasos sanguíneos, como:
- Hipertensão
- Diabetes ou síndrome metabólica
- Colesterol alto
- Doença vascular
- Arritmia ou problemas na válvula cardíaca
- Anemia falciforme
- Apneia noturna
Alguns hábitos pouco saudáveis podem aumentar o risco de um derrame cerebral. Você tem maior probabilidade de sofrer um derrame cerebral se:
- Fumar
- Não tiver uma dieta saudável
- Estiver com sobrepeso
- Não se exercitar o suficiente.
- Consumir drogas ilícitas ou muito álcool
Quais são os sintomas?
Para se lembrar dos sintomas do derrame cerebral e o que deve ser feito, você pode se lembrar da palavra inglesa FAST (Face [rosto], Arm [braço], Speech [Fala] e Time [tempo]), que significa rápido. Os sintomas do derrame cerebral aparecem FAST (Rápido) e podem incluir:
- Face/Head (Rosto/Cabeça)
- Fraqueza, dormência, queda ou formigamento no rosto (pode ocorrer somente em um dos lados)
- Dificuldade para enxergar com um ou com ambos os olhos
- Dor de cabeça forte
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade de engolir
- Tontura e um ou mais dos sintomas listados acima
- Arm/Leg (Braço/Perna)
- Fraqueza, dormência ou formigamento do braço ou perna (pode ocorrer somente em um dos lados do corpo)
- Problemas para andar ou ao mover seu braço ou perna
- Speech (Fala)
- Dificuldade para falar ou compreender
- Time (Tempo)
- Ligue para 911 e solicite ajuda de emergência imediatamente se você tiver sintomas de um derrame.
Como é feito o diagnóstico?
Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico e o examinará. Os exames podem incluir:
- Ressonância magnética que usa um forte campo magnético e ondas de rádio para mostrar imagens detalhadas do cérebro e dos vasos sanguíneos
- Tomografia computadorizada, que usa raios X e um computador para mostrar imagens detalhadas do cérebro e dos vasos sanguíneos
- Ultrassom, que usa ondas sonoras para mostrar imagens dos vasos sanguíneos no pescoço e no cérebro
- Angiograma cerebral, que usa líquido de contraste e raios-X para observar como o sangue flui pelo cérebro
- Um eletrocardiograma (ECG ou EKG), que mede e registra seus batimentos cardíacos
- Ecocardiograma, que usa ondas sonoras (ultrassom) para mostrar imagens do interior do coração
O profissional da área de saúde só saberá com certeza o tipo de derrame cerebral ocorrido depois de uma tomografia ou ressonância magnética. Se qualquer dos testes mostrar sangramento no cérebro, o derrame cerebral foi hemorrágico. Se os exames mostrarem danos sem muito sangramento, o derrame cerebral será considerado isquêmico. Como o tratamento desses dois tipos de derrame cerebral é diferente, é importante que os exames sejam realizados com a maior rapidez possível para que o tratamento correto seja iniciado.
Qual é o tratamento?
Caso acredite que você ou alguém próximo a você está tendo um derrame cerebral, ligue para 911 imediatamente. Não faça nada antes de ligar para 911.
Não tome aspirina se achar que está tendo um derrame cerebral, a menos que um profissional da área de saúde lhe diga para fazer isso. A aspirina pode piorar um derrame cerebral hemorrágico.
Derrames cerebrais são tratados em um hospital. O tratamento depende do tipo de derrame cerebral.
- Um derrame cerebral causado por coágulos sanguíneos pode ser tratado com medicamentos antitrobolíticos.
- Quando o derrame cerebral é causado por sangramento no cérebro, o profissional da área de saúde tenta parar o sangramento e restaurar o vaso sanguíneo rompido que causou o problema.
Pode haver necessidade de cirurgia para reparar o vaso sanguíneo, corrigir problemas de fluxo do sangue ou remover um coágulo.
Que cuidados devo ter comigo mesmo?
Siga o plano de tratamento recomendado por seu profissional da área de saúde.
Após um derrame, você pode precisar começar um programa de reabilitação para ajudá-lo na recuperação e adaptação a problemas causados pelo derrame. Dependendo de como o derrame o afetou, isso pode incluir fisioterapia, terapia ocupacional ou fonoterapia.
- A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos novamente. Você aprenderá maneiras de se mover com segurança com músculos fracos ou paralisados.
- A terapia ocupacional pode ser útil se você tiver dificuldades para fazer coisas como comer ou se vestir.
- A fonoterapia pode ser útil se você tiver dificuldades para engolir, falar ou compreender palavras.
Você também aprenderá sobre dietas, exercícios físicos e outras maneiras de melhorar sua saúde e ajudar a evitar outro derrame.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
- Como e quando você será informado sobre os resultados de seus exames
- Quais atividades você deve evitar e quando poderá retornar às atividades normais
- Como se cuidar em casa
- Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up.
Como posso ajudar a evitar um derrame cerebral?
Alguns dos riscos de derrame não podem ser evitados, como idade, raça e histórico familiar. Outros riscos, como hipertensão, colesterol alto, diabetes e doenças cardíacas podem ser controlados com ajuda do seu profissional da área de saúde. Mudanças no estilo de vida também podem ajudar a evitar um derrame:
- Não fume.
- Perca peso, caso necessário, e mantenha um peso saudável.
- Pratique exercícios físicos.
- Adote uma dieta saudável.
- Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Você pode obter mais informações em:
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.