________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
Os tendões são fortes cordões de tecido, que prendem os músculos aos ossos. Os tendões podem ser lesionados subitamente ou lentamente ao longo do tempo. Você pode ter lesões pequenas ou parciais no tendão. Uma lesão grave ou completa do tendão é chamada de ruptura. Outras lesões no tendão são chamadas de distensão, tendinose ou tendinite.
A causa mais comum de uma lesão no tendão é o aumento muito rápido do tempo ou intensidade de um programa de exercícios ou atividades. Lesões no tendão do joelho, pé e panturrilha são comuns em atletas que praticam esportes que envolvem corridas e saltos. Lesões nos tendões dos joelhos também pode ocorrer em pessoas que praticam ciclismo. Atividades como natação, usar um taco de golfe ou arremessar uma bola podem causar lesões nos tendões dos ombros. Usar sapatos desgastados ou estar fora de forma são outras possíveis causas.
Problemas na estrutura do corpo, como pernas tortas, uma perna mais curta do que a outra ou pés chatos também podem causar lesões nos tendões. Lesões nos tendões também podem ocorrer como decorrência de movimentos repetitivos, como ao usar um teclado ou um martelo.
Os sintomas podem incluir:
O seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre sintomas, atividades e seu histórico médico, e o examinará. Pode ser necessário fazer exame de raio-X ou outros exames.
As lesões no tendão podem variar de leves a graves. As dores de lesões leves geralmente desaparecem depois de algumas semanas se você tomar os devidos cuidados. Porém se você ignorar o problema, pode começar a ter sintomas mais graves. As dores ocasionais se tornarão dores constantes e rigidez dos músculos durante e após os exercícios. O tendão também irá doer quando a área em torno dele for tocada.
Consulte o seu profissional da área de saúde se o problema não desaparecer depois de algumas semanas. O seu profissional da área de saúde poderá recomendar exercícios para você fazer em casa, prescrever fisioterapia ou medicamentos, ou fornecer uma tala para que a área lesionada descanse e fique protegida. Se você continuar com dor, o profissional da área de saúde pode aplicar uma injeção com um medicamento esteróide.
Tendões irritados podem se romper se não forem tratados. Se isso acontecer, você pode precisar fazer uma cirurgia.
Se você estiver com dores:
Você pode continuar a fazer atividades que não estressam ou causam dores no local lesionado. Certifique-se de fazer alongamentos antes de qualquer atividade. Além disso, talvez você tenha que fazer um treinos alternados. Isto é, em vez de praticar somente um esporte, faça diferentes atividades para evitar o uso excessivo de qualquer parte do corpo.
Exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades podem ajudar a evitar lesões. Fazer alongamentos após as atividades também pode ajudar. Se você tem dores após os exercícios, colocar gelo sobre o local lesionado pode ajudar a prevenir lesões.
Siga orientações de segurança e use os equipamentos de proteção adequados para seu trabalho ou esporte. Por exemplo, ao se exercitar, use sapatos do tamanho correto e feitos exclusivamente para a atividade.
Mantenha forma e postura adequadas durante as atividades, tanto durante atividades de trabalho quanto em atividades esportivas. Por exemplo, se você joga tênis, certifique-se de executar as raquetadas de forma correta e de que o cabo da raquete seja do tamanho adequado.