Page header image

Lesão no Tendão

(Tendon Injury)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A lesão no tendão é o alongamento ou rasgamento de um forte cordão de tecidos que liga o osso ao músculo.
  • Altere a maneira ou pare de fazer atividades que causam dor até que a lesão esteja curada.
  • A lesão do tendão pode ser tratada com exercícios, gelo e, algumas vezes, com medicamentos ou cirurgia.

________________________________________________________________________

O que é uma lesão no tendão?

Os tendões são fortes cordões de tecido, que prendem os músculos aos ossos. Os tendões podem ser lesionados subitamente ou lentamente ao longo do tempo. Você pode ter lesões pequenas ou parciais no tendão. Uma lesão grave ou completa do tendão é chamada de ruptura. Outras lesões no tendão são chamadas de distensão, tendinose ou tendinite.

Qual é a causa?

A causa mais comum de uma lesão no tendão é o aumento muito rápido do tempo ou intensidade de um programa de exercícios ou atividades. Lesões no tendão do joelho, pé e panturrilha são comuns em atletas que praticam esportes que envolvem corridas e saltos. Lesões nos tendões dos joelhos também pode ocorrer em pessoas que praticam ciclismo. Atividades como natação, usar um taco de golfe ou arremessar uma bola podem causar lesões nos tendões dos ombros. Usar sapatos desgastados ou estar fora de forma são outras possíveis causas.

Problemas na estrutura do corpo, como pernas tortas, uma perna mais curta do que a outra ou pés chatos também podem causar lesões nos tendões. Lesões nos tendões também podem ocorrer como decorrência de movimentos repetitivos, como ao usar um teclado ou um martelo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem incluir:

  • Dores e desconforto
  • Redução do movimento
  • Fraqueza
  • Inchaço

Como é feito o diagnóstico?

O seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre sintomas, atividades e seu histórico médico, e o examinará. Pode ser necessário fazer exame de raio-X ou outros exames.

Qual é o tratamento?

As lesões no tendão podem variar de leves a graves. As dores de lesões leves geralmente desaparecem depois de algumas semanas se você tomar os devidos cuidados. Porém se você ignorar o problema, pode começar a ter sintomas mais graves. As dores ocasionais se tornarão dores constantes e rigidez dos músculos durante e após os exercícios. O tendão também irá doer quando a área em torno dele for tocada.

Consulte o seu profissional da área de saúde se o problema não desaparecer depois de algumas semanas. O seu profissional da área de saúde poderá recomendar exercícios para você fazer em casa, prescrever fisioterapia ou medicamentos, ou fornecer uma tala para que a área lesionada descanse e fique protegida. Se você continuar com dor, o profissional da área de saúde pode aplicar uma injeção com um medicamento esteróide.

Tendões irritados podem se romper se não forem tratados. Se isso acontecer, você pode precisar fazer uma cirurgia.

Que cuidados devo ter comigo mesmo?

Se você estiver com dores:

  • Interrompa as atividades que estão causando o problema até que a dor desapareça.
  • Use gelo nas articulações rígidas ou inflamadas após os exercícios ou trabalho. Aplique uma compressa de gelo, bolsa de gelo ou um pacote de alimentos congelados envolvido em um pano à área lesionada durante 20 minutos a cada 3 ou 4 horas.
  • Faça massagem com gelo. Para fazer isso, congele a água em um copo de isopor e, em seguida, retire a parte superior do copo para expor o gelo. Segure a parte inferior do copo e esfregue o gelo sobre a área dolorida por 5 a 10 minutos. Faça isso várias vezes por dia enquanto sentir dores.
  • Mantenha o local lesionado sobre travesseiros enquanto estiver sentado ou deitado.
  • Tome um medicamento contra a dor sem prescrição médica, como acetaminofeno, ibuprofeno ou naproxeno. Leia o rótulo e siga as indicações de uso. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, você não deve tomar esses medicamentos por mais de 10 dias.
    • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade.
    • O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, não tome mais de 3000 miligramas (mg) no período de 24 horas. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que você toma também contêm acetaminofeno. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando estes medicamentos.
  • Aplique calor úmido sobre a área dolorida por 10 a 15 minutos antes de realizar exercícios de aquecimento e alongamento. O calor úmido pode ajudar a relaxar os músculos. O calor úmido inclui bandagens quentes ou almofadas de aquecimento úmido, que podem ser adquiridas na maioria das farmácias, um pano úmido e quente ou um banho quente. Para evitar queimadura, siga as instruções nas embalagens e não deite sobre qualquer tipo de almofada quente. Não aplique calor se a área estiver inchada.

Você pode continuar a fazer atividades que não estressam ou causam dores no local lesionado. Certifique-se de fazer alongamentos antes de qualquer atividade. Além disso, talvez você tenha que fazer um treinos alternados. Isto é, em vez de praticar somente um esporte, faça diferentes atividades para evitar o uso excessivo de qualquer parte do corpo.

Como posso ajudar a prevenir lesões nos tendões?

Exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades podem ajudar a evitar lesões. Fazer alongamentos após as atividades também pode ajudar. Se você tem dores após os exercícios, colocar gelo sobre o local lesionado pode ajudar a prevenir lesões.

Siga orientações de segurança e use os equipamentos de proteção adequados para seu trabalho ou esporte. Por exemplo, ao se exercitar, use sapatos do tamanho correto e feitos exclusivamente para a atividade.

Mantenha forma e postura adequadas durante as atividades, tanto durante atividades de trabalho quanto em atividades esportivas. Por exemplo, se você joga tênis, certifique-se de executar as raquetadas de forma correta e de que o cabo da raquete seja do tamanho adequado.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2016-10-24
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image