________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A histerectomia vaginal é uma cirurgia para remover o útero através da vagina. É uma maneira de retirar o útero por meio de um corte na vagina, em vez de um corte no abdômen. Os ovários e as trompas de falópio (outros órgãos femininos) também podem ser removidos durante a remoção do útero.
O útero é o órgão muscular localizado na parte superior da vagina. Os bebês crescem no útero e o sangue menstrual vem do útero. Se você costumava ter menstruação antes da cirurgia, você não as terá mais após a operação. Sem o útero não é possível engravidar.
Quando uma histerectomia vaginal é assistida com a laparoscopia, o profissional da área de saúde usa um instrumento chamado laparoscópio para ajudar na remoção. O laparoscópio é um tubo iluminado com uma câmera, introduzido através de um pequeno corte perto do umbigo. Isso permite que o seu profissional de saúde veja seus órgãos. Quando a laparoscopia é utilizada, são feitos apenas pequenos cortes em seu abdômen. Isso significa que, provavelmente, você sentirá menos dor após essa operação, em comparação com a remoção do útero realizada através de um corte maior em seu abdômen, e a recuperação é mais rápida. Alguns profissionais da área da saúde podem usar um robô para ajudá-los nesse tipo de histerectomia.
Esse procedimento não deixa uma grande cicatriz visível. É possível que fiquem cicatrizes muito pequenas nos dois ou três pequenos cortes usados para introduzir instrumentos em seu abdômen.
Existem muitas razões pelas quais o profissional da área de saúde pode recomendar uma cirurgia para a remoção do útero. Alguns dos problemas que podem ser tratados com uma histerectomia são:
Pergunte ao seu profissional da área de saúde sobre suas opções de tratamento e os riscos envolvidos.
O processo é geralmente realizado no hospital.
Você receberá um anestésico local ou geral para que não sinta dor. A anestesia local paralisa a parte inferior do seu corpo e você fica acordada. A anestesia geral relaxa seus músculos e você dormirá profundamente.
Seu profissional da área de saúde irá fazer um pequeno corte perto do seu umbigo. Seu abdômen será inflado com gás de dióxido de carbono. Isso ajuda o profissional a enxergar melhor os seus órgãos. O profissional da área de saúde irá introduzir um laparoscópio através do corte. A câmera é usada para ver o útero e orientar outros instrumentos através de outros pequenos cortes em seu abdômen. O profissional irá fazer um corte na vagina e remover o útero através dela. Os ovários e as trompas de falópio (outros órgãos femininos) também podem ser removidos. O laparoscópio e outros instrumentos são então removidos e os cortes no abdômen são fechados.
Se ligamentos e outros tecidos ao redor da vagina estiverem estendidos devido ao envelhecimento ou gravidez, o profissional poderá também reparar as paredes da vagina. A parte superior da vagina é costurada e, em seguida, fechada.
Em alguns casos é possível ir para casa no mesmo dia da cirurgia, ou pode ser necessário ficar de 1 a 3 dias no hospital.
Pode ser preciso ir para casa com uma sonda em sua bexiga até que ela esteja funcionando normalmente. Seu profissional da área de saúde irá decidir quando a sonda poderá ser removida durante uma consulta de acompanhamento.
Você pode sentir um pouco de dor, náuseas ou vômitos logo após o procedimento. Seu profissional da área de saúde poderá prescrever medicamentos para ajudar com esses problemas.
Às vezes, o gás utilizado para inflar seu abdômen causa dor em seu ombro direito. Geralmente essa dor desaparece depois de um ou dois dias de repouso.
Comer frutas e legumes e beber mais líquidos podem ajudar a evitar a constipação. A constipação é comum após a cirurgia, devido a alguns medicamentos e à inatividade. Se a dieta e líquidos adicionais não forem suficientes para evitar a constipação, o profissional poderá recomendar um laxante. Consulte o seu profissional da área de saúde se a constipação continuar sendo um problema.
Se os ovários forem removidos, a menopausa começará imediatamente, caso você ainda não esteja na menopausa. O seu profissional da área de saúde poderá prescrever medicamentos, como a terapia hormonal, para ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menopausa. Antes da cirurgia, converse sobre todas as suas preocupações a respeito desses efeitos e tratamentos com o profissional.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Todo procedimento ou tratamento apresenta riscos. Alguns dos possíveis riscos desse procedimento incluem:
É preciso perguntar ao profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam à paciente. Certifique-se de discutir quaisquer outras dúvidas ou preocupações que você tenha.