Page header image

Remoção do Útero pela Vagina com Uso de Laparoscopia, Histerectomia Vaginal Assistida Por Laparoscopia

(Uterus Removal by Laparoscopically Assisted Vaginal Hysterectomy)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • Uma histerectomia vaginal com laparoscopia é uma cirurgia que usa um tubo iluminado com uma câmera, introduzido através de um pequeno corte perto do umbigo. Isso permite que o seu profissional de saúde veja seus órgãos. O útero é removido por meio de um corte na vagina. Você pode fazer essa cirurgia para tratar fibroides, câncer, dores pélvicas ou sangramento vaginal anormal.
  • Pergunte ao profissional de saúde quanto tempo levará para se recuperar e o que você deve fazer para se tratar em casa.
  • Certifique-se de conhecer os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem.

________________________________________________________________________

O que é uma histerectomia vaginal assistida por laparoscopia (LAVH)?

A histerectomia vaginal é uma cirurgia para remover o útero através da vagina. É uma maneira de retirar o útero por meio de um corte na vagina, em vez de um corte no abdômen. Os ovários e as trompas de falópio (outros órgãos femininos) também podem ser removidos durante a remoção do útero.

O útero é o órgão muscular localizado na parte superior da vagina. Os bebês crescem no útero e o sangue menstrual vem do útero. Se você costumava ter menstruação antes da cirurgia, você não as terá mais após a operação. Sem o útero não é possível engravidar.

Quando uma histerectomia vaginal é assistida com a laparoscopia, o profissional da área de saúde usa um instrumento chamado laparoscópio para ajudar na remoção. O laparoscópio é um tubo iluminado com uma câmera, introduzido através de um pequeno corte perto do umbigo. Isso permite que o seu profissional de saúde veja seus órgãos. Quando a laparoscopia é utilizada, são feitos apenas pequenos cortes em seu abdômen. Isso significa que, provavelmente, você sentirá menos dor após essa operação, em comparação com a remoção do útero realizada através de um corte maior em seu abdômen, e a recuperação é mais rápida. Alguns profissionais da área da saúde podem usar um robô para ajudá-los nesse tipo de histerectomia.

Esse procedimento não deixa uma grande cicatriz visível. É possível que fiquem cicatrizes muito pequenas nos dois ou três pequenos cortes usados para introduzir instrumentos em seu abdômen.

Quando ela é usada?

Existem muitas razões pelas quais o profissional da área de saúde pode recomendar uma cirurgia para a remoção do útero. Alguns dos problemas que podem ser tratados com uma histerectomia são:

  • Sangramento vaginal anormal que não foi controlado com o uso de outros tratamentos
  • Tumores não cancerosos no útero, chamados miomas
  • Crescimento anormal de tecido uterino fora do útero (endometriose)
  • Um útero que caiu para dentro da vagina e está causando um problema
  • Células pré-cancerosas ou cancerosas no colo uterino (abertura para o útero) ou no útero
  • Dor pélvica não controlada com outros tratamentos

Pergunte ao seu profissional da área de saúde sobre suas opções de tratamento e os riscos envolvidos.

Como devo me preparar para esse procedimento?

  • Faça planos para que você receba cuidados e possa se recuperar depois do procedimento. Peça a alguém para levá-lo para sua casa após o procedimento. Fique em repouso e procure encontrar outras pessoas para ajudar com suas tarefas diárias durante a recuperação.
  • Siga as instruções do profissional a respeito de não fumar antes e após o procedimento. Os fumantes podem ter mais problemas respiratórios durante o procedimento e levam mais tempo para se recuperar. É melhor parar de fumar de 6 a 8 semanas antes da cirurgia.
  • Talvez você não precise tomar seus medicamentos regulares no dia do procedimento. Informe o seu profissional da área de saúde sobre todos os medicamentos e suplementos que você toma. Alguns produtos podem aumentar o risco de efeitos colaterais. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você precisa evitar tomar qualquer medicamento ou suplementos antes do procedimento.
  • Informe ao seu profissional de saúde se você tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras coisas, como látex.
  • Seu profissional da área de saúde irá lhe dizer quando parar de comer e beber antes do procedimento. Isso ajuda evitar a possibilidade de vômito durante o procedimento.
  • O profissional da área de saúde poderá pedir para que você use um enema ou medicamento para limpar seu intestino antes do procedimento.
  • Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.
  • Faça todas as perguntas que tiver antes do procedimento. Você deve entender o que o seu profissional da área de saúde irá fazer. Você tem o direito de tomar decisões relacionadas à sua saúde e de fornecer sua permissão para exames ou procedimentos.

O que acontece durante o procedimento?

O processo é geralmente realizado no hospital.

Você receberá um anestésico local ou geral para que não sinta dor. A anestesia local paralisa a parte inferior do seu corpo e você fica acordada. A anestesia geral relaxa seus músculos e você dormirá profundamente.

Seu profissional da área de saúde irá fazer um pequeno corte perto do seu umbigo. Seu abdômen será inflado com gás de dióxido de carbono. Isso ajuda o profissional a enxergar melhor os seus órgãos. O profissional da área de saúde irá introduzir um laparoscópio através do corte. A câmera é usada para ver o útero e orientar outros instrumentos através de outros pequenos cortes em seu abdômen. O profissional irá fazer um corte na vagina e remover o útero através dela. Os ovários e as trompas de falópio (outros órgãos femininos) também podem ser removidos. O laparoscópio e outros instrumentos são então removidos e os cortes no abdômen são fechados.

Se ligamentos e outros tecidos ao redor da vagina estiverem estendidos devido ao envelhecimento ou gravidez, o profissional poderá também reparar as paredes da vagina. A parte superior da vagina é costurada e, em seguida, fechada.

O que acontece depois do procedimento?

Em alguns casos é possível ir para casa no mesmo dia da cirurgia, ou pode ser necessário ficar de 1 a 3 dias no hospital.

Pode ser preciso ir para casa com uma sonda em sua bexiga até que ela esteja funcionando normalmente. Seu profissional da área de saúde irá decidir quando a sonda poderá ser removida durante uma consulta de acompanhamento.

Você pode sentir um pouco de dor, náuseas ou vômitos logo após o procedimento. Seu profissional da área de saúde poderá prescrever medicamentos para ajudar com esses problemas.

Às vezes, o gás utilizado para inflar seu abdômen causa dor em seu ombro direito. Geralmente essa dor desaparece depois de um ou dois dias de repouso.

Comer frutas e legumes e beber mais líquidos podem ajudar a evitar a constipação. A constipação é comum após a cirurgia, devido a alguns medicamentos e à inatividade. Se a dieta e líquidos adicionais não forem suficientes para evitar a constipação, o profissional poderá recomendar um laxante. Consulte o seu profissional da área de saúde se a constipação continuar sendo um problema.

Se os ovários forem removidos, a menopausa começará imediatamente, caso você ainda não esteja na menopausa. O seu profissional da área de saúde poderá prescrever medicamentos, como a terapia hormonal, para ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menopausa. Antes da cirurgia, converse sobre todas as suas preocupações a respeito desses efeitos e tratamentos com o profissional.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Se há atividades que devem ser evitadas, incluindo quanto peso você pode levantar e quando poderá retornar às suas atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.

Quais são os riscos desse procedimento?

Todo procedimento ou tratamento apresenta riscos. Alguns dos possíveis riscos desse procedimento incluem:

  • Você pode ter problemas com a anestesia.
  • Você pode ter hemorragia, infecção, ou coágulos sanguíneos.
  • Outras partes do seu corpo podem ser prejudicadas durante o procedimento.

É preciso perguntar ao profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam à paciente. Certifique-se de discutir quaisquer outras dúvidas ou preocupações que você tenha.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2016-06-14
Última revisão: 2016-03-21
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image