Page header image

Vasectomia, Esterilização Masculina

(Vasectomy, Sterilization for Men)

O que é uma vasectomia?

A vasectomia é um procedimento que os homens podem fazer para prevenir que suas parceiras fiquem grávidas ao ter relações sexuais. Ela torna o homem estéril. Quando uma vasectomia é feita, os dois tubos que transportam o esperma dos testículos para o pênis são cortados e bloqueados. (Esses tubos são chamados de canais deferentes). Cerca de 3 meses após a vasectomia, o líquido que é ejaculado durante o ato sexual (sêmen) não contém mais espermatozoides.

A vasectomia é um método muito confiável de controle de natalidade. As chances de gravidez após uma vasectomia são muito pequenas: A possibilidade de gravidez em casais usando esse método contraceptivo é de uma em mil.

A vasectomia não altera a capacidade de um homem ter relações sexuais, ejaculação ou orgasmo. A única diferença é que não haverá nenhum espermatozoide no sêmen para gerar a gravidez.

Quando ela é usada?

A vasectomia é uma das formas mais eficazes e seguras de controle de natalidade. Ela é feita somente mediante a solicitação do homem, e deve ser considerada somente quando o homem quiser ficar permanentemente estéril. A vasectomia pode, às vezes, ser revertida, mas o processo de reversão nem sempre é bem sucedido.

Outras alternativas podem incluir tentar outras formas de controle da natalidade. Pergunte ao seu profissional da área de saúde sobre suas opções e os riscos envolvidos.

Como devo me preparar para esse procedimento?

  • A preparação mais importante é pensar cuidadosamente sobre a decisão de se tornar estéril. Lembre-se de que ela deve ser considerada como uma decisão permanente. Você deve conversar com sua parceira sobre o assunto e ter absoluta certeza de que você não quer ter filhos no futuro.
  • Peça a alguém para levá-lo para sua casa após o procedimento.
  • Alguns medicamentos (como aspirina) podem aumentar o risco de sangramento durante ou após o procedimento. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você precisa evitar tomar qualquer medicamento ou suplementos antes do procedimento.
  • Pode ser solicitado que você depile a área em torno de seu escroto na noite anterior ao procedimento.
  • O profissional poderá prescrever um medicamento para ser tomado antes do procedimento para ajudá-lo a relaxar. Pergunte a ele sobre isso.
  • Siga todas as outras instruções fornecidas pelo profissional da área de saúde.
  • Faça todas as perguntas que tiver antes do procedimento. Você deve entender o que o profissional da área de saúde irá fazer.

O que acontece durante o procedimento?

O procedimento é feito no consultório de um profissional da área de saúde ou em um ambulatório.

Primeiro, o profissional anestesia cada lado do escroto com um anestésico local para que você não sinta dor.

O procedimento pode ser realizado de algumas maneiras diferentes.

  • Uma maneira envolve a realização de um ou dois cortes (incisões) pequenos na pele do escroto. O profissional irá puxar cada canal deferente através da abertura e irá cortá-los. Ele poderá remover uma pequena seção de cada canal. Em seguida, as duas extremidades de cada canal serão obstruídas com pontos cirúrgicos, cauterização (queima com um arame quente ou corrente elétrica), ou um clipe de metal. O profissional, então, colocará os canais de volta na bolsa escrotal e fechará os cortes no escroto com pontos.
  • Outra maneira de fazer uma vasectomia é chamada de vasectomia sem bisturi. O profissional sente cada canal deferente debaixo da pele do escroto e os segura no lugar com um grampo pequeno. Em seguida, o profissional utiliza um instrumento especial para fazer um pequeno furo na pele e estica a abertura de modo que os canais possam ser cortados e ligados. Essa abordagem provoca muito pouco sangramento. Os furos cicatrizam rapidamente por conta própria, de modo que não há a necessidade de pontos cirúrgicos.

O procedimento leva cerca de 30 minutos.

O que acontece depois do procedimento?

Você pode ir para casa após a realização do procedimento. Ao chegar em casa, fique de repouso, coloque gelo em sua área escrotal, e mantenha as pernas apoiadas para cima.

Nos primeiros 2 a 4 meses, use métodos contraceptivos até que seu exame de espermograma mostre que não há espermatozoides. São necessárias, em média, 15 ejaculações para que todos os espermatozoides sejam eliminados dos canais deferentes.

Pergunte ao seu profissional da área de saúde:

  • Quanto tempo levará para se recuperar
  • Quais as atividades que você deverá evitar, inclusive quando poderá voltar a ter relações sexuais, quanto peso poderá levantar e quando você poderá retornar às suas atividades normais
  • Como se cuidar em casa
  • Quais são os sintomas ou problemas que você deve observar e o que fazer se eles aparecerem

Você deve saber quando deve voltar para um fazer um check-up e exame de espermograma.

Quais são os riscos desse procedimento?

Seu profissional da área de saúde irá explicar o procedimento e os riscos envolvidos. Alguns riscos possíveis incluem:

  • A anestesia tem alguns riscos. Discuta esses riscos com seu profissional da área de saúde.
  • Poderá ocorrer uma infecção ou hemorragia.
  • Em casos raros, você poderá sentir uma dor constante em um ou ambos os testículos.
  • Há uma chance de que, meses ou anos após a operação, os espermatozoides voltem a aparecer no sêmen e, possivelmente, possam engravidar uma mulher.

Todos os tratamentos ou procedimentos apresentam riscos. Pergunte ao seu profissional da área de saúde como esses riscos se aplicam a você. E também deve-se discutir qualquer outra pergunta ou preocupação que o paciente possa ter.

Developed by RelayHealth.
Adult Advisor 2016.4 publicado por RelayHealth.
Última modificação: 2012-12-17
Última revisão: 2016-07-25
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.
Page footer image