O que é o abuso de substâncias?
O abuso de substâncias ocorre quando a criança continua usando uma droga mesmo quando ela causa problemas como:
- Chegar atrasado ou não ir ao trabalho ou à escola e não se importar com coisas com que ela considerava importante antes
- Quebrar regras ou infringir leis
- Não cumprir promessas, discutir ou mesmo agir com violência contra outras pessoas
- Fazer coisas perigosas, como dirigir sob influência das drogas
O abuso de substâncias coloca as crianças em maior risco de acidentes, violência, sexo não planejado e inseguro, e suicídio. Se a criança continuar a abusar das drogas, ele pode se tornar dependente. Quando a criança se torna depende, ela:
- Pode precisar usar cada vez mais a droga ou usá-la mais frequentemente para obter os mesmos efeitos
- Perde o controle, o que significa que ela continua usando as drogas mesmo sabendo que isso é prejudicial para ela e para os outros, ou ela não consegue parar de usar as drogas mesmo tentando
- Deseja tanto usar as drogas que gasta muito tempo e energia para obter, usar e se recuperar dos efeitos delas
- Pode ter sintomas de abstinência quando parar de usar as drogas
A dependência também é chamada de vício.
Existem muitos tipos de drogas, tanto legais quanto ilegais, que podem ser usadas como abuso:
- Álcool
- Maconha, heroína e cocaína
- Inalantes, que são gases/vapores de cola, tíner ou fluido de isqueiro
- Drogas fabricadas como metanfetamina, ecstasy ou LSD
- Nicotina
- Medicamentos sem prescrição médica para tosse, resfriados, sono e para dietas
- Medicamentos com prescrição médica como esteroides, estimulantes, medicamentos para dormir, analgésicos narcóticos para tratar ansiedade
Quais são os sinais de abuso de álcool ou drogas?
Se o seu filho estiver abusando de álcool ou drogas, ele poderá:
- Ficar desajeitado e sofrer muitos acidentes
- Não ser capaz de prestar atenção
- Ficar mal-humorado, irritado ou preocupado o tempo todo
- Ter dores de cabeça, dor de estômago, tremores, tosse, fala confusa, cambalear ou ter corrimento nasal constante
- Ter mudanças bruscas na aparência como olhos vermelhos ou inchados, ou mudanças rápidas de peso
- Ter problemas para dormir ou acordar e sempre parecer cansado
- Perder o interesse em atividades que costumavam ser prazerosas como passatempos ou esportes
- Parar de demonstrar interesse na escola, ter uma queda nas notas ou parar de ir à escola
- Parar de passar tempo com amigos e começar a andar com outras crianças que usam drogas
Alguns desses sinais de alerta de abuso de drogas ou álcool também podem ser sinais de outros problemas. O profissional da área de saúde examinará seu filho e fará perguntas sobre os sintomas para descobrir se há uma causa física para esses sintomas. O seu filho pode receber tratamento para problemas físicos ou ser encaminhado a um especialista em saúde mental.
Alguns desses sintomas são normais em adolescentes. Se você está preocupado que seu filho está usando drogas, converse com ele.
Como posso ajudar meu filho?
- Ensine o seu filho a fazer boas escolhas sobre o álcool e as drogas. Ensine de uma maneira adequada à idade e à capacidade de compreensão do seu filho.
- Se você estiver assistindo TV com seu filho de 6 anos de idade e a cocaína for mencionada em um programa, você pode dizer: “Você sabe o que é a cocaína? É uma droga ruim, que pode prejudicar o seu corpo”. Se o seu filho tiver mais perguntas, responda-as. Se não, não é preciso conversar mais com ele sobre isso. Comentários curtos e simples, repetidos frequentemente, são suficientes para passar a mensagem.
- Para o seu filho de 12 anos de idade, você pode explicar qual é a aparência da cocaína e do craque, os diferentes nomes da cocaína, e como usar a cocaína provocará alterações no corpo e no cérebro. Repita a mensagem. Converse com o seu filho sobre drogas sempre que possível.
- Dê atenção às preocupações e sentimentos do seu filho para que ele se sinta confortável ao conversar com você.
- Deixe clara a posição da sua família em relação às drogas. Por exemplo, “Na nossa família, nós não usamos drogas e crianças não podem beber álcool”. Dê um bom exemplo. Seu filho tem muito mais chances de fumar, beber ou usar drogas se você fumar, beber ou usar drogas, mesmo que você fale que ele não deve fazer isso.
- Converse sobre o que é um bom amigo. A pressão dos amigos é um dos principais fatores que levam ao envolvimento de crianças com drogas e álcool. Ajude seu filho a entender que amigos que fazem pressão para que ele beba ou use drogas na realidade não são amigos. Encene maneiras para seu filho dizer não às drogas, por exemplo:
- Dizer, “não, obrigado” e ir embora.
- Sugerir outra coisa para fazer, como jogar videogame.
- Usar humor, como “Não, obrigado. Não quero fritar meu cérebro”.
- Desenvolva a autoestima. Crianças que se sentem bem consigo mesmas têm bem menos chances de usarem drogas. Faça muitos elogios por um trabalho bem feito. Se você precisar criticar ou disciplinar o seu filho, falar sobre a ação, e não sobre a criança. Por exemplo, em vez de dizer “você deveria saber”, tente dizer “o que você está fazendo não é seguro”. Todos os dias, separe um tempo para conversar, jogar um jogo ou dar um passeio com cada um de seus filhos.
Pessoas e recursos em sua comunidade que podem ajudá-lo incluem seus profissionais da área de saúde, terapeutas, grupos de apoio, centros de saúde mental e programas de tratamento de abuso de álcool ou substâncias. Recomendamos que você entre em contato com:
- Conselho Nacional sobre dependência de Drogas e Álcool (National Council on Alcoholism and Drug Dependence)
800-622-2255
https://www.ncadd.org/
Developed by RelayHealth.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
Copyright © 2016 RelayHealth, a division of McKesson Technologies Inc. All rights reserved.